Estelar

Horóscopo de novembro. Carpe Diem!

Publicado em 03/11/2017, às 17h37 | Atualizado em 03/11/2017, às 18h02

Por Carol Leão

Mês atual marca a conjunção do Sol e de Júpiter em escorpião / Foto: Pixabay

Mês atual marca a conjunção do Sol e de Júpiter em escorpião Foto: Pixabay

Chegamos em novembro após a belíssima conjunção de sol e júpiter em escorpião, signo onde o grande benéfico estará até final de 2019. Esse trânsito dá um impulso extra aos escorpianos e os signos de terra também se beneficiam da conjunção, cujo principal significado gira em torno dos limites da nossa consciência e propósito de vida. Os signos fixos, touro, leão e aquário, seja sol e lua, precisam ficar um pouco mais atentos ao ingresso de júpiter em escorpião durante esse ano. É um aspecto que aumenta a teimosia e termina dando uma certa insatisfação, sobretudo no âmbito familiar – se você tem lua em leão, touro ou aquário.

Marte continua praticamente todo mês em libra, exigindo mais jogo de cintura de áries, câncer, capricórnio, que têm um dinâmica de ação bem diferente da libriana, sempre buscando ponderar e equilibrar as tantas medidas que a vida traz. Gêmeos e aquário, além dos ígneos leão e sagitário, passam praticamente todo o mês de novembro contemplados com o marte libriano.

O astral de novembro é naturalmente escorpiano. Além de sol e júpiter, vênus ingressa em escorpião no dia 07, quando mercúrio começar a passear pelo signo do centauro, onde tem detrimento. Vênus em escorpião favorece os signos de terra mas exige fôlego de leão, touro e aquário. Como sempre, o assunto dos fixos é a teimosia, a irredutibilidade. Manter-se firme numa ação ou situação quando tudo parece te apontar um caminho diferente. E melhor. Avalie se está perdendo oportunidades por conta da inflexibilidade. Acontece. E a vida é videogame: tentativa e erro e tentativa.

Mercúrio em sagitário antecipa o tom da comunicação em dezembro, testando os limites de nossa linguagem. É... prepara! Temos mais uma quinzena de mercúrio retrógrado em dezembro. Antecipe compras de eletrônicos, assinaturas de contrato, presentes, cartões para esse mês. E reveja os e-mails e mensagens impulsivas antes de enviar. Conte com um amigo nessas horas. Não brinque com mercúrio retrógrado, porque ele é meio saci, A lunação de libra termina no dia 18 quando sol e lua estarão juntos em escorpião. É lua nova de desapego, de praticar o perdão, de aprender a deixar fluir, a entender que a gente não tem controle de nada. Não é uma lunação fácil porque envolve a compreensão de nossas limitações emocionais e afetivas. Envolve maturidade. Temos muito o que comemorar em novembro, também. Como a última lunação que envolve saturno em sagitário.

Dia 19 saturno entra em capricórnio, onde se sente bem mais confortável do que no signo do centauro, onde mostrou a tirania implacável da lei dos mais fortes, onde nos fez chorar com tantos refugiados, onde tivemos que aprender a conter nossa fonte de renda e redobrar nossa fé. Sagitarianos, geminianos, piscianos e virginianos, de sol e lua, que chegaram até aqui uni-vos. Game over!

Horóscopo: previsão por signo



A saída de júpiter em libra que se opunha ao seu sol vai lhe dar um pouco mais de descanso na vida afetiva, meu bem. Mas ainda há muito o que ser trabalhado nessa área. A lunação do dia 18 pode lhe indicar com mais precisão os temas que vão te acompanhar durante a passagem de júpiter por escorpião. Portanto, exercite um pouco mais a reflexão entre os dias 18 e 25 e fique atento aos acontecimentos dessa semana. Júpiter em escorpião até final de 2018 transita por um setor que envolve uma necessidade maior de desapego. Você não faz muito a linha de controle compulsivo. Sim, você é territorialista mas tem autonomia e independência suficiente para saber quando deve sair fora.

Pode ser que um certo autoritarismo, se não for bem trabalhado, lhe dê dificuldades com as perdas e o seu instinto competitivo o mantenha focado numa luta que já está perdida. Portanto, essa é a hora de trabalhar esse padrão. Júpiter estará por um ano no setor das dívidas, perdas, mortes simbólicas, desapego. Já adianto: com júpiter nesse setor, sobretudo se você tiver planetas em touro, segure mais a impulsividade na hora de gastar. Alguém pode precisar da sua ajuda ou mesmo você precise desembolsar alguma quantia a mais do que havia planejado.

Durante a maior parte de novembro, marte, seu regente, continua em libra te exigindo mais atenção ao seu oposto complementar: a empatia. Ainda há muito o que resolver na vida afetiva e nada do que for feito terá um bom resultado sem um bom filtro na comunicação e na forma como você age com quem ama. Mercúrio em sagitário, a partir do dia 06, ocupa seu setor da fé, da crença, da autoconfiança. Mas no dia 19, mercúrio estará em conjunção com saturno. Cobrando limites na comunicação diária.

Esse mercúrio pode ser um barril de pólvora pra você, já que transita por um campo onde os debates são calorosos do jeito que você gosta. Tenha cuidado com e-mails ou mensagens. Na primeira semana de dezembro, mercúrio fica retrógrado em sagitário numa área que envolve também estudos e viagens. Se puder antecipar as viagens, melhor. Compras também devem ser feitas antes do dia 05.

Sol, vênus e júpiter em escorpião estão naquele setor que falei acima. Com essa concentração planetária, pergunte-se o que precisa deixar pra trás para que amadureça. Alguma coisa precisa passar por uma análise mais profunda e você deve encarar as mudanças com o otimismo que sempre mantém nas situações mais difíceis. Áries é um signo de ação, impulso e produção. Demora para amadurecer suas ideias mas não é de fugir dos problemas.

Como signo de fogo, encara bem os desafios e tem determinação para se adaptar às mudanças. A lunação em escorpião, no dia 18, também reforça a necessidade de aprender a não controlar tudo. A lua nova acontece no signo que tem o seu mesmo regente, marte. Há uma luta pelo controle, por vencer a qualquer preço. As perdas são necessárias para que, repito, você amadureça. Essa lunação é especialmente sobre transição e amadurecimento de desejos, vontades e ideias. Saturno já está saindo do seu setor da fé e autoconfiança. Em dezembro, ele entra no seu setor da carreira ao ingressar no signo de capricórnio onde tem domicílio e se sente mais confortável.



Sol, júpiter e vênus em escorpião estão no setor oposto ao seu sol neste mês. Em dezembro, a sobrecarga emocional diminui mas durante 2018 júpiter em escorpião te estimula a compreender melhor a importância das pessoas a sua volta e em sua vida. A lunação do dia 18 pode te orientar a entender mais sobre o que precisa ser ajustado ou mudado ou mesmo analisado com mais profundidade sobre as suas relações afetivas. Os taurinxs se sentem mais seguros e confortáveis quando estão em relacionamentos mais sérios. A famosa possessividade, no entanto, deve passar por uma boa revisão nesse período. O aprendizado em torno de júpiter em escorpião gira em torno de mudanças, adaptações, desapegos e conhecimento dos seus limites emocionais. É o planeta da expansão no seu signo oposto complementar. Há muito aprendizado para você com esse trânsito. Não resista ao que precisa ser transformado.

Marte ainda se encontra em libra e só no final do mês segue para escorpião, onde já tem essa concentração de planetas na vida afetiva. Marte em libra ainda está, porém, no setor da rotina, saúde e trabalho, cobrando mais atenção à alimentação, horários e limites do corpo físico. Pode haver uma certa exaustão e cansaço e fica difícil desacelerar com esse trânsito. Há muito o que fazer e a organização precisa ser colocada em primeiro plano para evitar desgastes físicos e mentais. Período bom, repito, para se impor limites.

Mercúrio em sagitário te desafia também a entender os limites da sua comunicação. Esse trânsito acontecerá num setor que envolve perdas, desapegos, mortes simbólicas. Mercúrio por esse setor, no seu caso, te cobra a encarar o que foi varrido pra debaixo do tapete. Você tem uma dificuldade maior para colocar seus sentimentos e esse trânsito ajuda a uma autoanálise mais apurada. Só tenha atenção a partir do dia 18, quando mercúrio faz conjunção com saturno, disciplinando mais a comunicação. Esse período de certa forma é uma preparação. Isso mesmo.

No dia 05 de dezembro, mercúrio fica retrógrado em sagitário. Além de estar em detrimento nesse signo, o que indica o perigo de uma comunicação mais dogmática, mercúrio retrógrado é sempre sinônimo de atrasos e mal entendido. Por isso, compras de eletrônicos, assinaturas de contratos e decisões mais radicais devem ser tomadas até meados de novembro. Com mercúrio retrógrado é sempre bom manter cautela pois o risco de confusão é grande e pode ser minimizado, evitando, inclusive, entrar em atritos.

A lunação de escorpião acontece no dia 18. Lua nova em escorpião mostrando com mais clareza esse processo de compreensão do afeto em seus relacionamentos mais sérios. Sobretudo para quem está casado é um momento oportuno para tentar trabalhar a possessividade ou algum padrão de controle que esteja enfraquecendo a relação. Para os solteiros, a lua nova também será determinante para rever se o envolvimento te levará ao caminho que você quer realmente. A lua nova em escorpião está em queda e não será uma lunação fácil, pois essa lua representa toda a força oculta, escondida e reprimida que nos impede de alcançar um equilíbrio maior em nossa mente.



Dinâmicos e versáteis, os geminis não sabem quando parar. Há energia mental e física de sobra. Com júpiter no setor da saúde, trabalho e limites está na hora de começar uma agenda de organização, rotinas de alimentação e horários. Até novembro de 2018, júpiter, que ingressou em escorpião em outubro, ficará nesse setor, onde ocorre, no dia 18 desse mês, a lunação de escorpião.

Esse setor também é conhecido por ser uma área em que se estimula o cuidado com os outros e o sentido de utilidade. Por isso, animais de estimação são boas aquisições, além de ações de voluntariado que ajudem a compartilhar bem estar com quem realmente precisa. Isso terá um efeito positivo na sua vida, já que sua tendência a problematizar demais te deixa esgotado com tanta mentalização.

Ocupar seu tempo certamente te deixará fluir com mais facilidade, sem tanta necessidade crises e contratempos. No entanto, o voluntariado deve ser feito compartilhando seu dom e habilidade. Algo que você tem e considera especial e pode ser usado sem esperar nada em troca, sobretudo dinheiro. Se estiver preocupado com trabalho, tenha paciência. Esse trânsito também facilita oportunidades nessa área. Sol e vênus também estão nesse setor, otimizando os cuidados com a saúde e o corpo bem como lhe alertando para a necessidade de criar essas rotinas que falei acima.

Marte ainda está em libra a maior parte do mês. E transitando por seu setor dos romances. Quem está solteiro, hora de socializar mais, encontrar os amigos, sair um pouco do trivial e se permitir um pouco mais de prazer. Eu seu, eu sei. Os 3 últimos anos foram difíceis para a vida afetiva com saturno parado no seu setor dos relacionamentos. Não superdimensione as derrotas. Saturno já está saindo de sagitário e outras experiências te farão você virar a página dessa temporada. Para quem tem filhos, o período pode exigir um pouco mais de paciência com as crianças mais novas. Dialogue.

Mercúrio em sagitário se opõe ao seu sol e traz outro alerta nesse final de ano. Cuidado com a comunicação, com a forma como se comunicar e com sua impulsividade. Evite o efeito sanfona na vida afetiva. Mercúrio em sagitário está detrimento, atuando de forma dogmática e autoritária. Você não é o rei da diplomacia, mas como signo mental prefere dialogar porque entende que tudo pode ser resolvido com uma boa conversa. O problema é que sua impulsividade e impaciência acabam botando muita coisa a perder. Então, foque em exercícios que minimizem sua irritação e impaciência.

Com mercúrio conjunto a saturno no dia 18, começa o período de preparação para uma nova quinzena de mercúrio retrógrado. Em agosto, mercúrio ficou retrógrado no seu setor da carreira. Dessa vez, é o setor dos relacionamentos, do entendimento entre os casais. Compras de eletrônicos, decisões e mudanças mais radicais ou assinaturas devem ser adiadas para novembro ou espere janeiro chegar. Se puder comprar os presentes de fim de ano agora, se antecipe. Nunca brinque com mercúrio, seu regente, em movimento retrógrado, ainda mais no signo de seu detrimento.



Os signos de água são favorecidos na passagem de júpiter por escorpião, que começou em outubro e segue até novembro de 2018. O grande benéfico, júpiter, transita por uma área que envolve romances, diversão, lazer, filhos e criatividade. Após um período de muita ênfase na vida familiar, câncer passa por uma temporada que lhe estimula a entrar em contato com um lado mais leve da vida. Tudo bem, júpiter em escorpião não é um dos melhores posicionamentos para o planeta da expansão. Em escorpião, júpiter está no território de marte, onde amplia a vontade de se aprofundar no que é desconhecido e oculto, trazendo à tona algumas resistências para o canceriano. Mas não podemos simplesmente focar no lado mais crítico desse trânsito. Júpiter no seu setor dos romances pode te trazer mudanças ou adaptações com as quais você venha amadurecer e criar.

Sol e vênus em escorpião em novembro estimulam ainda mais essa busca por algo que te dê mais prazer. Há uma tendência de você perceber a vida por um lado mais nostálgico ou sensível. Essa sensibilidade pode te desencorajar para alguns desafios. Então, esse júpiter te traz uma experiência de enfrentamento e esse enfrentamento se dá pela via do autoconhecimento. O aprendizado, porém, está conectado com a sua capacidade de amar, dar e sentir prazer com sua vida e com quem faz parte dela. Os filhos, os romances, a arte, as pessoas com as quais você convive diariamente. Então se pergunte se tem reservado espaço para estar com essas pessoas. Se tem espaço também para você sentir amado e amar. Qual espaço para a sua criatividade e comunicação, ainda. Tem coisa pra mudar sim. Mas também tem o que ser renovado. Um trânsito de júpiter por um setor te coloca em sintonia com a energia que o representa e essa energia é o amor.

Marte continua a maior parte do mês em libra, ainda no seu setor da família, que há meses vem cobrando uma atenção maior da sua parte. Esse marte em libra te exige negociações, ponderações e equilíbrio na vida doméstica. Viagens também podem ser adiadas ou vivenciadas de forma mais tensa porque a sua energia está concentrada nos problemas familiares. Marte na porta de casa não é muito bom. Paciência. Está acabando.

Mercúrio em sagitário ingressa no setor da saúde, trabalho e te impõe limites na comunicação. Você não faz muito o tipo de uma pessoa impulsiva que vá passar muito aperto com esse mercúrio. Mas é reativo. Portanto, aprenda a reconhecer seus limites e evite se desgastar com problemas pequenos que podem viram uma bola de neve com sua sensibilidade. Mercúrio está debilitado em sagitário, aponta para atitudes dogmáticas e autoritárias. Esse mercúrio antecipa o astral dominante em dezembro, quando o planeta da comunicação ficará retrógrado. Adiante o que pode ser feito agora.

Faça um check up se sentir mais exausto. Evite comprar eletrônicos ou mudanças radicais a partir de 5 de dezembro. Mercúrio estará retrógrado num setor de crises cotidianas, que pedem um pouco de desaceleração mental. A lunação de escorpião, no dia 18, acontece no setor dos prazeres que falei acima. Inaugura uma temporada de intensidade na doação e recepção do amor.



Após um ano no seu setor da comunicação, que te garantiu uma desenvoltura maior na arte que você já domina, o contato com o público, é a vez da família ocupar posição de destaque na sua vida. O ingresso de júpiter em escorpião em outubro lhe põe em contato, até novembro de 2018, com os assuntos ligados à vida doméstica, pais e tradições. Pode ser que você encontre dificuldade para viajar durante esse período. O planeta da expansão está num setor que representa a terra natal, fincando suas raízes no lugar que você nasceu, seja sua própria família, cidade ou país.

Sol e vênus já estão nesse setor, que não combina muito com sua energia. É uma área de mais recolhimento, de vontade de ficar com os seus entes queridos ou se aconchegar dentro de casa e encarar maratonas de séries. Talvez você precise mesmo de uma parada ou recolhimento para repor suas energias, já que ano que vem é a vez de júpiter ingressar em sagitário, onde transitará por um setor que te exige mais dedicação à sua criatividade.

Se acontecer essa necessidade de recolhimento, encare sem muito drama. Agregue os amigos às suas atividades domésticas ou procure entrar em contato com quem não via há muito tempo. O padrão aqui é de ligação com assuntos passados. O que não está bem resolvido pode encontrar uma boa solução aqui. Júpiter nesse setor tende a reaproxima-lo de temas e pessoas que estão na sua vida há um bom tempo. Pergunte-se o que você tem feito por elas. Desfoque de você próprio.

A lunação de escorpião, no dia 18, é um momento oportuno para se certificar do que precisa ser revisto, reencontrado. A lua nova em escorpião acontece exatamente nesse setor que será delicado para você durante o próximo ano. Uma lua nova em escorpião não é uma das experiências mais tranquilas. Em escorpião, a lua está em queda e em quadratura com seu sol aponta realmente para resoluções que precisam ser tomadas para que o passado seja bem 'ressignificado'.

Mercúrio em sagitário lhe exige mais cuidado com a comunicação. Em sagitário, mercúrio está em detrimento, enfraquecido, pois no signo do centauro perde um pouco a versatilidade e torna-se muitas vezes autoritário e dogmático. Você também tem uma tendência ao dogmatismo e centralização das discussões. Portanto, evite se desgastar com situações mais provocantes. É um baita exercício de resiliência que você precisa aprender. Mas você também tem um barril de pólvora com esse mercúrio aliado ao seu sol, caloroso e expansivo.

De certa forma, esse mercúrio já antecipa o astral dominante na primeira quinzena de dezembro. A partir do dia 05, mercúrio ficará em movimento retrógrado. A última vez que isso aconteceu ele transitou pelo seu setor do trabalho. Agora, ele passa pelo setor dos romances, da criatividade, que tem uma ligação forte com o planeta da comunicação. Mercúrio retrógrado é conhecido pelos imprevistos e mal entendidos que provoca. Se puder antecipar suas compras de eletrônicos, faça. Não tome decisões radicais ou faça mudanças durante esse período. O teste começa a partir do dia 18, quando mercúrio fica conjunto a saturno, exigindo limites na comunicação ou amadurecimento na forma como você lida com ela.



O último ano foi mais eficiente em matérias de ganhos. Se não entrou muito, pelo menos não perdeu tanto como muita gente. Júpiter esteve em libra no seu setor do trabalho, favorecendo oportunidades e entradas de dinheiro. Desde outubro, júpiter saiu de libra e ingressou em escorpião, onde permanece até novembro de 2018. E o setor que ele destaca para você, virgo, é o da comunicação. Mas não é a comunicação que você já conhece, com sua base prática e analítica. É a comunicação no sentido de ser mais flexível com suas ideais, com seus projetos e com quem compartilha seu cotidiano.

Júpiter nesse setor amplia seu lado mais irritadiço e pavio curto. Por outro lado, expande a convivência com irmãos, amigos e a comunicação social. Se estiver se sentindo mais caseiro, esse júpiter vai provocar uma inquietação maior por gente, espaços e pequenas viagens. Em escorpião, júpiter também representa o que precisa ser amadurecido por meio de uma análise mais profunda. Essa análise não passa pela sua crítica, mas pelo seu enfrentamento das questões através de um olhar mais generoso.

A lunação do dia 18 te traz algumas respostas sobre a curiosidade que você está sentindo agora. Da última semana de novembro até meados de dezembro, você fica em contato com essa energia de análise e aprofundamento que falei acima. Uma lua nova em escorpião não é uma das mais fáceis. Mas escorpião se afina bem como seu espírito crítico e te complementa emocionalmente. Sol e vênus nesse setor da comunicação também se referem a um controle maior do que é dito ou falado, com possibilidades de ressentimentos que devem ser, como falei, vistos de forma mais flexível.

Marte ainda se encontra no setor do trabalho a maior parte do mês. Há uma preocupação maior por conforto e garantia de segurança. E você vem trabalhando bem para isso. O problema é que marte nesse setor nunca se conforma com o que ganha e a insatisfação é comum, porque nunca é o suficiente. Por outro lado, há o risco de perdas e gastos desnecessários se você não trabalhar bem sua organização financeira.

Mercúrio em sagitário é o que vem dar mais dor de cabeça, no entanto. Ele se encontra no seu setor da família. Então, se já há algum conflito nessa área, já que saturno encontra-se aí desde janeiro de 2015, a tendência é aumentar se você não resistir à crítica e análise dos fatos de forma muito intelectual. Mercúrio em sagitário não é nada flexível e seu aprendizado a partir desse ano é exatamente tornar-se um pouco mais maleável.

Portanto, reveja seus posicionamentos e tende não entrar em provocações gratuitas. Mercúrio fica retrógrado no dia 05 de dezembro. Se puder antecipar suas compras, antecipe. Mudanças radicais ou assinaturas de contratos são mais apropriadas até 18 de novembro. A última vez que mercúrio ficou retrógrado passou por seu setor pessoal. Agora é a vez de um cuidado maior com a comunicação familiar.



Uma nova vibração para você, Libris amadx. Júpiter saiu do seu setor pessoal em outubro. Durante um ano, ele esteve junto ao seu sol lhe trazendo oportunidades de crescimento. Pode ser que você tenha engordado um pouco, é verdade. Ou ficado até mais individualista, coisa rara para você. Faça uma boa avaliação das experiências do seu último ano. Agora, júpiter ingressa no setor dos ganhos. Desde outubro, júpiter entrou no signo de escorpião, onde vai acontecer a próxima lunação, no dia 18 de novembro.

Esse aspecto traz oportunidades de trabalho e de ganhos vindos de sua dedicação ao que acredita. Em escorpião, júpiter expande um pouco o controle, o que vai ser proveitoso já que a sua tendência a gastar pode botar suas finanças abaixo. É um trânsito que desperta um senso mais maduro de administração dos ganhos obtidos, incluindo a valorização da sua autoestima. Aproveite a lua nova do dia 18 para analisar sua relação com o dinheiro. O sol já está nessa área para você e vênus logo se encontra em escorpião, favorecendo o trabalho, dando mais prazer ao que é feito ou fazendo você reencontrar o prazer perdido nos últimos anos. Fique atento, apenas, aos impulsos consumistas com esse vênus no setor dos ganhos pois ele propicia uma vontade maior de conforto – o que naturalmente aumenta os gastos com supérfluos e comidas.

Marte ainda está no seu setor pessoal, onde te impulsiona ainda mais para manter o equilíbrio que você tenta sempre chegar. No entanto, marte no setor que envolve corpo e imagem te aponta também para os cuidados com você próprio, incluindo não apenas tratamentos estéticos mas o seu senso de oportunidade e valorização do que produz. Quando marte entrar em escorpião, no final do mês, se junta à dinâmica que vai ser inaugurada na lua nova, com a renovação de desejos, prazeres, os quais precisam ser associados ao que é confortável e não caro e dispendioso. Mercúrio em sagitário se une ao trânsito de saturno pela sua casa da comunicação. Desde janeiro de 2015 saturno está lá, exigindo maturidade com o que é dito e falado.

Cuidado redobrado em novembro, um mês que vai te mostrar o que deve ser aperfeiçoado na forma como você se comunica. A tendência de mercúrio em sagitário é agir de forma mais autoritária ou dogmática. Você busca mais harmonia e pode muito bem se anular para deixar tudo tranquilo a sua volta. Mas quando você se sente passado pra trás sabe muito bem até aonde pode ir com a sua sede de justiça. Mercúrio no signo que representa as leis aponta para a necessidade de bom senso para não cair em sentimentos de injustiça.

A partir do dia 18, quando acontece a conjunção de mercúrio a saturno, esse sentimento fica mais evidente na sua vida. Em dezembro, no dia 05, mercúrio entra em movimento retrógrado e a probabilidade dessa comunicação sair enviesada é maior. Sugiro que antecipe suas compras ou só pense em decisões mais radicais em janeiro. Esse trânsito traz muitas pegadinhas e autoengano. É preciso dosar a irritação e impaciência. Acontecendo num setor ligado à linguagem e raciocínio, tão importantes para você, se destacam ainda mais na dinâmica desse mês.



Novembro começa com a sorte ao seu lado, Scorpius. Júpiter ingressou no seu setor pessoal, onde ficará até novembro de 2018. Até lá, júpiter beneficia sua saúde, autoimagem, cuidados com o corpo e refina a sua autovalorização. Isso só acontece de 12 em 12 anos. Tente lembrar o que aconteceu há 12 anos porque a vibração é a mesma. Logicamente que muita coisa mudou de lá para cá. Esses doze anos sintetizam exatamente esse processo de amadurecimento, que passa pela forma como você age socialmente e encara seus desafios. Júpiter conjunto ao seu sol lhe põe em contato com transformações e mudanças, pois escorpião, você sabe bem, é um signo que aprende por meio da intensidade com a qual se envolve em seus projetos.

O sol e vênus estarão durante praticamente todo o mês nesse setor, intensificando essa valorização, lhe dando uma oportunidade de analisar e viver com mais profundidade seus sentimentos, além do entusiasmo e coragem de júpiter. Sobretudo porque a passagem de saturno por um setor de ganhos, ceifando o dinheiro que entra, pode ter lhe tirado do eixo, já que a estabilidade financeira tem uma importância especial para você.

Os bons ventos da mudança já podem ter começado a aparecer pra você. Senão, aguarde. Júpiter conjunto ao sol é sempre um período de benefício. Para isso, é preciso encarar as mudanças ou adaptações que precisam acontecer para que a novidade chegue e se assente.

A lunação de escorpião, no dia 18 de novembro, traz as indicações para que você perceba o que precisa mudar. Até dezembro, isso ficará mais evidente. Não espere um grande acontecimento, no entanto. A mudança pode vir como uma brisa suave. Aos poucos, você vai engrenando. Deixe vir. Deixe ir. Lua nova no seu setor pessoal é época de investir em você próprio. Trabalhar o marketing pessoal e deixar-se conhecer mais.

Marte em libra continua no seu setor do recolhimento, lhe dando uma certa exaustão ou insatisfação. Você pode estar se sentindo mais isolado ou precisou se recolher um pouco mais para reabastecer as energias. Se isso aconteceu, aproveite para meditar, entrar em contato com seus sonhos, gestar novos projetos. Esse trânsito, porém, pode te deixar inquieto e o perigo de se autosabotar é grande. Só em dezembro marte sai de libra e vai para o seu setor pessoal. Tenha um pouco de paciência. Tente atividades que relaxem ou lhe deixam mais confortável. Evite locais muito barulhentos e muita gente, por enquanto.

Mercúrio em sagitário ocupa em novembro seu setor dos ganhos, aquele mesmo onde saturno está atrapalhando a entrada de dinheiro. Sua mente vai estar mais focada em estratégias para garantir o conforto e a segurança que precisa. Tente por em prática o que foi pensado. Bote a mão na massa. Mercúrio nesse setor exige corpo a corpo. Por outro lado, mercúrio em sagitário alerta para o perigo de uma comunicação mais dogmática. Esse não é o maior problema desse mercúrio. Em dezembro, no dia 05, ele entra em movimento retrógrado nessa casa dos ganhos. Antecipe compras e reduza gastos. Evite tomar decisões de trabalhos e assinar contrato entre 18 de novembro até o final do ano. Pense: está acabando. No dia 18, saturno sai da casa dos ganhos e ocupa o setor das comunicações, aliviando um pouco mais as cobranças financeiras.



Se chegou até aqui é que conseguiu sobreviver à passagem de saturno pelo seu sol, sagita. Então, alegre-se. Essa é a última lunação que envolve o planeta dos limites, o grande maléfico, que tanto dissabores traz a afim de fazer amadurecer por meio de situações tão penosas. Está acabando. Repita. Está acabando. Esse ainda não é seu grande momento. Ano que vem júpiter estará em sagitário, revertendo em conhecimento e entusiasmo a amargura dos últimos dois anos. Agora, você conta com júpiter num setor de recolhimento. Essa área não é lá uma das mais favoráveis. Mas júpiter passando por ela atua como um benfeitor, protegendo e segurando a onda nos momentos mais difíceis.

A lunação do dia 18 de novembro acontece nesse setor. A lua nova em escorpião refere- se a tentativas de controle, desejos reprimidos e vontades obsessivas que todos nós escondemos de alguma forma. Você não faz muito a linha do rancor. Mas tem um senso de justiça apurado que pode te deixar ressentido e magoado por um tempo maior. Com a lua num setor de recolhimento, há a necessidade de se pensar sobre perdão e compaixão, sobre controle e desapego. Observe esse mês que tipo de padrão você precisa deixar ir para se sentir mais leve. O que precisa ser perdoado ou esquecido. Na lua nova, se conecte ao perdão, para que possa se libertar e viver livre, como todo bom sagita gosta. Com júpiter durante todo o ano nesse setor, recomendo exercícios de meditação, retiros, pausas para contemplar o silêncio. Você costuma ser tagarela e tem energia de sobra.

Também não tem muito talento para reconhecer seus limites. Pois bem. Atue ao seu favor e dê um tempo para atividades mais introspectivas. Outros exercícios são favoráveis nessa temporada: cinema, artes visuais, pintura. Tudo que te conecte ao mundo não verbal. Procure se desfazer dos nós emocionais com autoconhecimento e leitura.

Marte continua em libra durante todo o mês, ocupando um setor de projetos, amigos, desejos compartilhados. Oportuno para mostrar seu trabalho em ambientes de compartilhamento ou mesmo agir com mais habilidade social, encontrando amigos, grupos, associações, festivais, tudo que tiver gente e informação. Quando entrar em escorpião, em dezembro, marte se une ao desejo de recolhimento do júpiter no setor 12. Portanto, aproveite esse mês para investir nessa dinâmica social. Depois pense numa pausa para retornar com mais fôlego.

Mercúrio ingressa no seu sol, te exigindo também um pouco mais de diplomacia, principalmente nos relacionamentos afetivos. Você sabe muito bem o quanto pode magoar com seu sincericídeo. Tente não cometê-lo... tanto! Ok, sabemos que você vai querer falar o que pensa, o que acha, mas nem todo mundo precisa concordar. Nem todo mundo é um inimigo potencial por conta disso não é! Atenção para o dia 18, quando mercúrio estará conjunto a saturno, já anunciando a necessidade de fechar mais o bico, pois no dia 05 de dezembro mercúrio entra em movimento retrógrado. Antecipe compras e contratos, se for possível.



Júpiter esteve o último ano num setor especial pra você, caprica. Um setor que envolve títulos, reconhecimento social, honrarias. Veja o que você conquistou nesse período e aproveite a nova temporada para compartilhar o aprendizado socialmente. É que júpiter ingressou em escorpião em outubro, onde ficará até novembro de 2018, ocupando o setor da boa sorte, da relação entre os amigos, do compartilhamento de projetos e desejos.

Se você se casou recentemente, é uma oportunidade a mais de investir na relação. Se houve alguma promoção ou conquista no trabalho, comemore. Com júpiter no setor dos projetos compartilhados, há uma necessidade maior de espalhar, expandir o conhecimento obtido. Redes sociais são excelentes para você nesse período se deseja praticar o seu marketing pessoal. Nesse setor, estão o sol e vênus te impulsionando para atividades sociais. Realmente é um período de sorte. Aproveite.

A lunação de escorpião passa também por esse setor. Ela acontece no dia 18 de novembro e dá a tônica do mês. Uma lua nova em escorpião nunca é muito fácil. Mas você se afina bem com escorpião, pois como signo de água age complementando a segurança que você precisa. Com a lua nova nesse setor, há sempre renovação, início, impulsos.

No entanto, estamos falando de uma lua em escorpião, signo que lida com o desapego, o controle, a possessividade e o poder. Temas que também fazem parte da sua estrada, já que existe uma vontade infinita de que você mantenha sobre controle o que conquistou. Essa lua nova te fala, porém, de desapegos, perdões, autoanálise, compreensão mais profunda sobre os teus próprios desejos e projetos. Observe um pouco mais e reflita sobre o que vem desejando e o que vem fazendo para manter os seus desejos – ou mesmo o que precisa ser deixado para trás para conquista-los. Marte continua em libra até dezembro, atuando no seu setor do reconhecimento social.

A energia está aplicada para se fazer notar, se destacar e conquistar mais espaço. A dica aqui é aprender um pouco a ser mais diplomático e generoso. Você é mais reservado e pode assim perder algumas oportunidades com o medo que tem da intimidade. Se a socialização não for um problema, relaxe. Aproveite o momento para continuar investindo na sua carreira. Se houver alguma dificuldade de relacionamento, sobretudo por conta da comunicação, procure exercícios que te façam reconhecer a empatia.

Mercúrio em sagitário está no seu setor do recolhimento. A comunicação anda voltada para suas próprias ideais e vontades. O compartilhamento do que foi pensado e gestado é essencial para que você se conecte à benfeitoria de júpiter. No entanto, pode haver também uma necessidade de escapismo, uma exaustão mental ou cansaço. Meditação e relaxamento com música ou pintura são mais indicados para o trabalho com a energia desse setor.

Um alerta vermelho: mercúrio estará conjunto a saturno nesse setor a partir do dia 18. Pode haver mais resistência em agir. Ou o que foi pensado fique truncado de alguma forma. Essa dinâmica é mais delicada porque mercúrio entra em movimento retrógrado no dia 05 de dezembro. Se puder adiantar suas compras de natal, melhor. Contratos e mudanças mais radicais devem esperar o retorno de mercúrio ao movimento direto para que sejam efetuados.



Assim como touro e leão, os aquarianos sofrem um pouco mais com os trânsitos escorpianos. É que os planetas se situam em angulações tensas que exigem um pouco mais de paciência para a resolução dos conflitos. O sol em escorpião ativa um pouco mais da teimosia aquariana e no setor em que se encontra demanda mais atenção para a irritação que pode provocar. Sol e vênus ocupam o setor da carreira, onde júpiter ingressou em outubro e fica por lá até novembro de 2018. É nesse setor que também acontece a próxima lunação, no dia 18. Vamos por partes.

Júpiter em um planeta benéfico. O ingresso dele em escorpião expande, porém, necessidade de controle, dominação mas também de administração e percepção mais analítica sobre a vida. Esse benéfico vai te contemplar, aquarius, no setor da carreira. Mudanças, incrementos, oportunidades. De fato, isso pode vir a acontecer e é possível colher bem os frutos desse aspecto.

O importante, porém, é aprender com a dinâmica escorpiana: analisar, aprofundar, sem cair na armadilha do autocontrole e do medo da mudança. Conseguindo equilibrar essa dinâmica, o fluxo corre com mais facilidade. Júpiter em escorpião, no entanto, também te dá umas inquietações. A maior delas é um sentimento de insatisfação ou pessimismo. Tente combatê-los.

A lua nova em escorpião, no dia 18, inaugura a lunação nesse setor e pode te apontar com mais detalhes o que você vai precisar encarar como desafios. De todo modo, é um período oportuno para quem está fazendo concursos ou tentando alguma vaga em graduação ou pós-graduação, pois esse é o setor dos títulos, das honrarias. Mercúrio em sagitário no setor dos projetos compartilhados, dos desejos e amigos indica que a mente fica mais voltada para a realização e execução do que vem planejando. É oportuno e auspicioso para você. O único cuidado é que mercúrio em sagitário tem uma dinâmica muito parecida com a sua, no quesito comunicação. Você busca falar a verdade doa a quem doer. Esse mercúrio também não é lá muito polido. Então, já viu.

Exercícios de empatia e gentileza são benvindos, principalmente após o dia 18 quando mercúrio fica em conjunção com saturno, num setor que tem te deixando sem muita esperança ou com dificuldade de terminar aquilo que planejou. Mercúrio também fica retrógrado no dia 05 de dezembro. Adiante assinatura de contratos ou compras se possível. O movimento retrógrado de mercúrio pode trazer muitos atritos e mal entendidos.

Marte em libra continua no setor da fé, da autoconfiança e do idealismo. Portanto, sua ação ainda está direcionada a conquistar o que vem empreendendo nos últimos anos. E há, ainda, uma exigência maior pela prática da empatia e da gentileza que são características de libra e te ajudam a agir com mais delicadeza.



Os pisces, a exemplo dos cancerianxs, ganham mais intensidade com o ingresso de júpiter em escorpião. O trânsito começou em outubro e segue até novembro de 2018, ocupando um setor importante: o da fé, autoconfiança e idealismo. Júpiter se afina bem com esse setor e em escorpião garante mais oportunidades para a expansão do conhecimento, viagens e estudos místicos. Sol e vênus também se encontrão em escorpião, ativando essa área que pode ser bastante proveitosa nesse final de ano, sobretudo para quem está querendo passar uma temporada fora do país ou ingressar na faculdade.

A lunação em escorpião, no dia 18, também passa por esse setor. Lua nova em escorpião não é uma das mais fáceis. Há questões que envolvem desapego, perdão, poder e controle. Essa lua nova pode ter um efeito mais tenso. Sobretudo, porque marte em libra ainda está no setor do desapego, do deixa ir, das perdas necessárias ou compulsórias. Esse é um padrão que vem há alguns meses te seguindo. Então, conclua o que precisa de fechamento.

Se houver algum relacionamento para ser analisado, marte age para mexer na ferida até sangrar. A sangria pode vir também com perdas e gastos. Piscianos costumam ser escapistas quando se sentem pressionados. Compras e atitudes impulsivas precisam passar por uma grande revisão com esse trânsito. A lua nova, porém, é sempre um momento de iniciar novidades. Fins também são começos. Mas não necessariamente você vai precisar finalizar algo de modo mais radical. Talvez colocar um ponto final nos padrões viciantes e repetitivos que te aprisionam em situações mais desgastantes. Júpiter, o grande benéfico, no setor da fé, é sempre sinal de boa sorte, de entusiasmo e coragem para encarar os desafios. Essa dinâmica te acompanhar até o ano que vem. O autoconhecimento por meio da leitura te enriquece espiritualmente. Quem trabalha com pesquisa também ganha fôlego extra para a investigação e análise mais aprofundada.

Mercúrio em sagitário passei pelo setor da carreira. O mesmo onde se encontra saturno desde janeiro de 2015. Os piscianos que perderam emprego ou estão com dificuldades de se colocar no mercado estarão mais direcionados a essa conquista. A boa notícia é que saturno só passa mais um mês nessa casa. Em 19 de dezembro, ele entra em capricórnio onde se sente mais à vontade e passa a ocupar um setor de projetos, sem os efeitos mais exaustivos do saturno em sagitário, que ficou numa angulação tensa com o seu sol.

No dia 18, porém, mercúrio se une a saturno numa conjunção que antecipa um problemão que vamos ter que enfrentar em dezembro: mercúrio retrógrado. Sim. Ele voltou! Da última vez, passou pelo setor dos relacionamentos. Agora, chega ao setor da carreira, da sua estabilidade e segurança. Com mercúrio retrógrado, a comunicação precisa ser filtrada, refinada. É comum atritos e mal entendidos. A saída é realmente evitar discussões. Há perigo de não se entender o que a outra pessoa diz, gerando mal estar. Evite prolongar discussões. Respire e continua e a conversa em outro momento.

Também é prudente antecipar compras, sobretudo de eletrônicos, porque pode haver falhar no equipamento ou entrega do produto. Contratos e assinaturas também devem ficar de molho até que mercúrio volte ao seu movimento direto. Com mercúrio retrógrado, o exercício é o da paciência e resiliência. Não adiantar forçar muito porque a comunicação pode ficar mais distorcida e causas grandes confusões.


*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do NE10

Estelar Carol Leão Carol Leão é jornalista e fez doutorado em sociologia. Estuda mitologia e literatura desde criança mas há 8 anos se dedica com exclusividade à astrologia. Ama tarô, estrelas, fotografia, arquitetura moderna e estelar. Mantém a página Nau Astrologia e Cultura no Facebook.. carolinaleaorecife@gmail.com

Continue Lendo

COMENTE ESTA MATÉRIA

Nome:
E-mail
Mensagem

O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu. O NE10 reserva-se o direito de não publicar mensagens com palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.

Vitrine NE10
Vitrine NE10
Fechar vídeo