Patrocinada

Workshops promovem educação das famílias com envolvimento da escola

Eventos ressaltam importância do apoio dos pais às instituições de ensino, que deixam de ser repassadoras de conteúdo e se tornam agentes da construção de pessoas completas - técnica e emocionalmente

JC360
JC360
Publicado em 03/09/2021 às 14:20
Patrocinada
Divulgação
Psicólogo, palestrante e professor Rossandro Klinjey comanda workshops nos dia 8 e 22 de setembro com temas sensíveis e importantes sobre o papel da família e das escolas na educação dos estudantes FOTO: Divulgação
Leitura:

O desenvolvimento de competências cognitivas deixou de ser o objetivo central da formação escolar e o “letramento emocional” colocou-se como parte essencial do processo educativo. Assim, as famílias passam a demandar apoio na educação dos filhos e as instituições de ensino deixam de ser repassadoras de conteúdo e se tornam agentes da construção de pessoas completas - técnica e emocionalmente.

Para pais interessados em iniciar ou aprofundar essas questões, o Colégio GGE convida para workshops da Escola de Educação Parental Educa 21, nas quartas-feiras 8 e 22 de setembro, com o psicólogo, palestrante e professor Rossandro Klinjey. Também consultor em Educação e Desenvolvimento Humano, Klinjey tem orientado a construção socioemocional que une escola e família. “Com o tempo, ficou claro que apenas desenvolver competências cognitivas não era mais suficiente. O Educa 21 surge para ajudar os pais no desenvolvimento da parentalidade”, diz.

Leia também:

>> L.E.R.: Projeto estimula leitura e escrita com resultados de longo prazo

>> Como a pandemia também interferiu na alimentação infantil?

>> Turno complementar favorece hábitos alimentares saudáveis e desintoxicação de tecnologia

>> Escolas podem participar ativamente dos projetos internacionais de seus alunos

A programação online começa às 20h com temas sensíveis e importantes. No dia 8, "Reintegração de posse afetiva" é o assunto tratado com a proposta de preparar pais para assumir o controle da relação com seus filhos. Na quarta 22, "Pais possíveis, pais imperfeitos" vai mostrar, através da orientação de especialistas parentais, "porque você é a melhor mãe ou pai para seus filhos". Todo conteúdo fica disponível online para pais e responsáveis de estudantes do GGE, com acesso pelo www.gge.com.br/educa21.

Emoções

Klinjey diz que esse trabalho de educação socioemocional muda também o ambiente escolar, ensinando respeito e convivência com as diferenças. “A escola é um local de relacionamento e essa nova escola precisa ser integral, precisa ver essas pessoas como um todo e melhorar ano a ano”, comenta Rossandro Klinjey, reafirmando que reconhecer as emoções como algo que precisa ser aprendido é essencial. “Quando a escola vê desse modo, o ambiente todo sai ganhando”, ensina.

Leia também:

>> Estratégia que une aprendizado, diversão e metas: conheça o Dream Game

>> Cultura maker do início ao fim da vida escolar

>> GGE lança material didático voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental

Escolas como o GGE já têm a premissa de unir saberes, apoiar o desenvolvimento emocional e orientar um projeto de vida. No GGE, esses fundamentos são norteados pelo Trilha Socioemocional, programa de educação socioemocional que promove autoconhecimento, despertar de competências e habilidades que conduzem a objetivos de vida de longo prazo.

Klinjey ressalta que o trabalho é, necessariamente, conjunto. “Hoje, a família quer que a escola participe, que se coloque como segundo lar. Mas a família também precisa ser a primeira escola, compreender que filhos não estão prontos nunca, são sempre um ‘vir a ser’”.

Comentários

Mais lidas