Workshops promovem educação das famílias com envolvimento da escola

Psicólogo, palestrante e professor Rossandro Klinjey comanda workshops nos dia 8 e 22 de setembro com temas sensíveis e importantes sobre o papel da família e das escolas na educação dos estudantes Foto: Divulgação

Você atingiu o limite de conteúdos que pode acessar.

Workshops promovem educação das famílias com envolvimento da escola

Eventos ressaltam importância do apoio dos pais às instituições de ensino, que deixam de ser repassadoras de conteúdo e se tornam agentes da construção de pessoas completas - técnica e emocionalmente
JC360
Publicado em 03/09/2021 às 14:20
Psicólogo, palestrante e professor Rossandro Klinjey comanda workshops nos dia 8 e 22 de setembro com temas sensíveis e importantes sobre o papel da família e das escolas na educação dos estudantes Foto: Divulgação


O desenvolvimento de competências cognitivas deixou de ser o objetivo central da formação escolar e o “letramento emocional” colocou-se como parte essencial do processo educativo. Assim, as famílias passam a demandar apoio na educação dos filhos e as instituições de ensino deixam de ser repassadoras de conteúdo e se tornam agentes da construção de pessoas completas - técnica e emocionalmente.

Para pais interessados em iniciar ou aprofundar essas questões, o Colégio GGE convida para workshops da Escola de Educação Parental Educa 21, nas quartas-feiras 8 e 22 de setembro, com o psicólogo, palestrante e professor Rossandro Klinjey. Também consultor em Educação e Desenvolvimento Humano, Klinjey tem orientado a construção socioemocional que une escola e família. “Com o tempo, ficou claro que apenas desenvolver competências cognitivas não era mais suficiente. O Educa 21 surge para ajudar os pais no desenvolvimento da parentalidade”, diz.

Leia também:

>> L.E.R.: Projeto estimula leitura e escrita com resultados de longo prazo

>> Como a pandemia também interferiu na alimentação infantil?

>> Turno complementar favorece hábitos alimentares saudáveis e desintoxicação de tecnologia

>> Escolas podem participar ativamente dos projetos internacionais de seus alunos

A programação online começa às 20h com temas sensíveis e importantes. No dia 8, "Reintegração de posse afetiva" é o assunto tratado com a proposta de preparar pais para assumir o controle da relação com seus filhos. Na quarta 22, "Pais possíveis, pais imperfeitos" vai mostrar, através da orientação de especialistas parentais, "porque você é a melhor mãe ou pai para seus filhos". Todo conteúdo fica disponível online para pais e responsáveis de estudantes do GGE, com acesso pelo www.gge.com.br/educa21.

Emoções

Klinjey diz que esse trabalho de educação socioemocional muda também o ambiente escolar, ensinando respeito e convivência com as diferenças. “A escola é um local de relacionamento e essa nova escola precisa ser integral, precisa ver essas pessoas como um todo e melhorar ano a ano”, comenta Rossandro Klinjey, reafirmando que reconhecer as emoções como algo que precisa ser aprendido é essencial. “Quando a escola vê desse modo, o ambiente todo sai ganhando”, ensina.

Leia também:

>> Estratégia que une aprendizado, diversão e metas: conheça o Dream Game

>> Cultura maker do início ao fim da vida escolar

>> GGE lança material didático voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental

Escolas como o GGE já têm a premissa de unir saberes, apoiar o desenvolvimento emocional e orientar um projeto de vida. No GGE, esses fundamentos são norteados pelo Trilha Socioemocional, programa de educação socioemocional que promove autoconhecimento, despertar de competências e habilidades que conduzem a objetivos de vida de longo prazo.

Klinjey ressalta que o trabalho é, necessariamente, conjunto. “Hoje, a família quer que a escola participe, que se coloque como segundo lar. Mas a família também precisa ser a primeira escola, compreender que filhos não estão prontos nunca, são sempre um ‘vir a ser’”.

últimas
Mais Lidas