Persona

Persona do seu produto: 7 passos para construir uma persona e direcionar o seu time de desenvolvimento

Construir uma persona é essencial para o desenvolvimento do seu produto. Nesse artigo irei listar 7 passos que vai ajudar você na construção da persona do seu negócio.

Moisés Falcão
Moisés Falcão
Publicado em 22/08/2023 às 11:14 | Atualizado em 22/08/2023 às 12:28
Artigo
Thiago Lucas/ Design SJCC
Como construir uma persona: 7 erros que você deve evitar ao elaborar a persona do seu produto FOTO: Thiago Lucas/ Design SJCC

Ter uma persona do seu negócio definida é um bom indicador que o seu negócio está no caminho certo. Siga o nosso passo a passo e aumente as chance de construir uma persona mais aderente ao seu produto.

Você sabe o que é uma persona?

Persona é uma pessoa fictícia que representa um cliente ideal do público alvo do seu negócio.

A persona deve construída a partir de dados relevantes do seu segmento de mercado. É um resumo com um desenho de uma pessoa fictícia que conta também com várias informações como perfil psicológico, hábitos do cotidiano, principais angústias, esperanças, sonhos e dificuldades que essa pessoa possui.

Por que é importante construir uma persona?

Para quem trabalha com marketing digital ou publicidade precisa saber qual é o público alvo do negócio. Compreender quem é o seu cliente é importante para a construção do produto e também para a criação de conteúdos que irão impactar e converter novos clientes.

Na elaboração de conteúdos para um blogs ou redes sociais, a persona irá facilitar no processo de criação, pois, representa um cliente típico, com todas as principais características dos clientes.

7 passos para criar uma persona:

Neste artigo iremos falar um pouco mais detalhadamente sobre os sete passos abaixo:

  1. Diferenciar Persona de público alvo
  2. Realizar pesquisas
  3. Elaborar personas que tem aderência com seu público alvo
  4. Levar em consideração aspectos psicográficos
  5. Focar em poucas personas 
  6. Compartilhar a persona com os times envolvidos
  7. Sempre considerar a persona criada no lançamento e evolução do produto

Passo 1: Diferenciar Persona de Público alvo


A definição do público alvo do seu negócio é crucial para o seu negócio. Porém, muitas pessoas confundem público alvo com Persona. 

O público alvo é um recorte do público em geral onde são listadas principais características do seu possível cliente.

Exemplo de público alvo:

Mulheres, entre 20 e 40 anos, da classe C, com ensino médio completo, interessadas em ingressar ou migrar para a área de tecnologia.

Já a Persona é um personagem fictício que faz parte do público-alvo.

Exemplo de persona:

Fabiana tem 30 anos, não quer ter filhos. Atualmente trabalha como atendente em um consultório, mas está insatisfeita com o seu salário. Além de uma rotina cansativa, o fato de ganhar pouco deixa ela frustrada pois sabe que será difícil realizar a viagem dos sonhos

Passo 2: Realizar pesquisas

O público-alvo e a persona são essenciais. E por isso é importante que sejam feitas pesquisas e acompanhamento e análise de dados. As informações estatísticas precisam ser compiladas de maneira a trazer insights para o seu negócio.

O monitoramento de dados precisa estar presente na cultura da empresa, não só para tomada de decisões, mas também no dia a dia, para que cada passo, seja ele operacional, tático ou estratégico, seja feito a partir de dados em tempo real.

Passo 3: Elaborar personas que tem aderência com o público alvo do seu produto

A persona é um artefato que vai ajudar os times a realizar ações que levam em consideração a Persona desenvolvida.

Por exemplo, você pode criar uma Persona que tenha 12 anos, mas todos os seus dados e pesquisas apontam que a maior parte do seu público está entre 19 e 31 anos.

Se o seu público alvo consiste em mulheres com idade entre 20 e 40 anos, a idade da sua persona deve ser entre essa faixa. Exemplo: Amanda, 23 anos. 

Respeitar as informações do público alvo é sempre um bom caminho para criar uma persona mais poderosa para o seu time de desenvolvimento.

Passo 4: Levar em consideração aspectos psicográficos

As pesquisas com dados mais qualitativos dos seus clientes vão ajudar a entender melhor a sua persona. Saber as prioridades, o estilo de vida, os hábitos de consumo, angústias, sonhos e esperanças  irão facilitar a percepção dos problemas que essa Persona tem dificuldades em resolver no seu cotidiano.

Essas informações mais qualitativas ajudarão a responder perguntas sobre como o seu produto pode resolver problemas reais do seu público alvo.

Passo 5: Focar em poucas personas

Não ter uma Persona é um problema. Porém, alguns times caem no erro de criar muitas Personas com a ideia que isso irá ajudar a encontrar muitas oportunidades nos seus produtos.

A menos que seu negócio tenha mais de uma linha de produtos, é importante criar essas Personas diferentes. Ainda mais se esses produtos são direcionadas para públicos alvo diferentes.

Mas, se existem linhas de produtos que foram desenvolvidas para um mesmo público alvo, uma persona é o suficiente, isso irá facilitar o entendimento dos times responsáveis pelo desenvolvimento do seu produto.

Passo 6: Compartilhar a persona com os times envolvidos

A criação da persona às vezes é feito em um ambiente isolado. Algumas vezes pelo time do marketing, outras por alguém na área de produto.

É importante que a transparência no desenvolvimento do produto seja feita desde o início. E a persona criada não deve ser um segredo entre as áreas.

Profissionais responsáveis por essa construção devem encontrar maneiras de incluir essa divulgação e talvez precise de outras áreas para apoiá-los nessa divulgação, como o RH.

Se essa persona for compartilhada entre vários times da empresa, diferentes aspectos serão levados em consideração. Funcionários do setor jurídico, de marketing, design e tecnologia estarão na mesma direção para resolver a vida dessa persona.

Passo 7: Considerar a persona desenvolvida

Muitas vezes as dinâmicas de construção de personas são encaradas como momentos para descontrair ou simplesmente exercitar a criatividade.

A persona deve fazer parte de uma estrutura de inovação do seu produto. Cada decisão sobre a evolução do seu negócio deve levar pessoa fictícia em consideração.

Inovação estruturada, aliás, é importante para o seu negócio. Seja através de um profissional especialista em inovação ou contratando uma empresa consultora, essa estrutura vai garantir que a inclusão da persona nos processos que direcionam a evolução do produto seja garantida.

Para realizar o lançamento de um produto novo, definir preços de produtos ou serviços, escolher os principais canais de comunicação ou realizar um evento institucional, é importante que a Persona esteja sempre disponível para que todos os times envolvidos criem suas iniciativas de maneira mais assertiva.