Inovação

Guia prático: 7 passos para criar um planejamento inovador e estratégico voltado para o futuro da sua empresa

O desenvolvimento de uma empresa nunca acaba. Nesse artigo veremos sete caminhos inovadores para manter o seu negócio em evolução constante

Moisés Falcão
Moisés Falcão
Publicado em 05/07/2023 às 23:03 | Atualizado em 05/07/2023 às 23:05
Artigo
Thiago Lucas/ Design SJCC
Crescimento da empresa: Um roteiro com 7 passos inovadores FOTO: Thiago Lucas/ Design SJCC

Indo direto ao ponto, quando pensamos em inovar dentro de um negócio, precisamos ter sempre em mãos uma lista de ações pensando no futuro.

Se o seu negócio está apenas operando e não tem um plano de ação para o futuro, saiba que esse é o caminho para sua empresa ficar no passado.

Essa lista tem um nome: Roadmap. E podemos listar pelo menos três bons motivos para criar esse plano de ação e estar sempre abastecendo com novas ideias de experimentos.

Direção

As ações listadas no Roadmap são como uma bússola que indica para qual direção a empresa deve ir. Com esse futuro planejado, as equipes e partes interessadas terão clareza sobre como a empresa quer se posicionar no mercado e também como quer interagir com o público alvo.

Priorização

A partir dessa direção clara, todas as pessoas envolvidas nessas ações terão mais autonomia para priorizar iniciativas que estejam alinhadas com a visão de futuro da empresa.

Eficiência

Uma vez que temos a direção correta e as prioridades claras, os times envolvidos no desenvolvimento do negócio poderão estruturar práticas que favoreçam essas iniciativas. Adoção de cultura ágil e dinâmicas relacionadas à cultura de inovação são um bom exemplo disso.

Justificada a importância do Roadmap, veremos sete passos importantes que você deve seguir quando for desenvolver ou atualizar o Roadmap do seu negócio.

1 - Objetivos claros

Para cada item do seu Roadmap você deve definir objetivos que sejam fáceis de ser compreendidos por todas as pessoas envolvidas. Esses objetivos devem se alinhar com a cultura e visão do seu negócio, e obviamente devem, de alguma forma, buscar suprir as necessidades dos seus clientes seja o seu negócio B2B ou B2C.

2 - Foco no cliente

Entender quais são as necessidades dos clientes e suas dores é uma boa forma de explorar oportunidades. O feedback constante com seu público permitirá realizar correções de rotas de maneira mais rápida através de pequenos experimentos que podem ser melhorados se obtiveram algum sucesso ou que podem ser abandonados rapidamente caso indiquem que não cumpriram com o objetivo do teste.

3 - Divida o trabalho em pequenas partes

Apesar do Roadmap ser uma lista de ações com visão macro, é importante saber que quando uma dessas iniciativas foi priorizada e entrar em um fluxo de trabalho será preciso quebrar essa tarefa macro em pequenas atividades de maneira que seja possível distribuir o trabalho e ter um melhor controle sobre o progresso.

4 - Cultura de agilidade

Adote uma mentalidade ágil no planejamento do Roadmap. O ideal é que exista um encontro cíclico, que pode ser mensal ou semanal, onde um grupo de pessoas de diferentes áreas da empresa possam acrescentar itens nesse Roadmap e também façam alinhamento do plano de ação para viabilizar as iniciativas que já foram priorizadas.

Esse encontro cíclico permitirá que a empresa tome decisões de maneira mais rápida no sentido de estar mais aderente às necessidades dos seus clientes.

5 - Comunicação e colaboração

Essa equipe multifuncional deve ter o cuidado para que esses encontros cíclicos não sejam apenas um bate papo.

Os itens que foram levantados nessa reunião devem ser documentados e essas informações precisam ser de fácil acesso e de preferência com uma gestão visual bem fácil de ser compreendida.  Isso irá facilitar o  planejamento e também incentivar a colaboração e adesão das pessoas ao processo.

6 - Priorize com visão de negócio

Outra boa maneira de priorizar os itens deste Roadmap é fazendo 3 perguntas:

  • Essa iniciativa é possível de ser realizada dentro do nosso fluxo de desenvolvimento?
  • O público do nosso segmento de negócio terá interesse suficiente nessa ação?
  • A consequência desta iniciativa trará mais faturamento ou mais valor percebido pelo nosso público alvo?

Caso a resposta para alguma dessas 3 perguntas seja negativa é preciso repensar se realmente vale a pena o investimento de tempo e verba.

7 - Feedback contínuo e descoberta contínua

Os clientes sempre dão sinais se estão ou não satisfeitos com o valor percebido que o seu negócio oferece. O seu negócio deve sempre ir na direção das necessidades dos clientes, resolver problemas do cotidiano e diminuir frustrações que esses clientes sentem. 

Não levar em consideração as interações do seu público é o pior erro. Fique atento aos comentários e mensagens feitos nas redes sociais. 

Interagir com o seu público, com certeza, será a melhor maneira de conhecê-los e consequentemente pensar em boas soluções.

 

Mão na massa

E para pôr tudo isso em prática, você pode utilizar qualquer material, desde um quadro físico com postits colados, até as ferramentas digitais como Miro, Mural, Google Spreadsheets, Trello, Jira e tantos mais. Não se esqueça que esse material deve sempre ser de fácil acesso e colaborativo.

Seguindo esses passos, além da satisfação do seu público alvo, você terá uma empresa alinhada estrategicamente, com visão do negócio compartilhada, transparência entre lideranças, equipes e clientes.

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