Empresa econômica

Uma coisa de cada vez: aprenda a priorizar o que é importante e evite desperdícios no seu negócio

Por que realizar várias ações ao mesmo tempo é uma ilusão e como essa prática pode estar evaporando o faturamento da sua empresa

Moisés Falcão
Moisés Falcão
Publicado em 06/06/2023 às 15:11 | Atualizado em 06/06/2023 às 15:30
Artigo
Thiago Lucas
Uma coisa de cada vez: aprenda a priorizar o que é importante e evite desperdícios no seu negócio FOTO: Thiago Lucas

Quem nunca perguntou à uma liderança o que era mais importante de uma lista de ações e recebeu a resposta de que tudo é importante?

Existe uma máxima de quem trabalha na área de agilidade, empreendedorismo e inovação:

Se tudo é importante, então nada é importante!"
Patrick Lencioni

Não ter transparência sobre quais são as ações prioritárias para o negócio vai trazer consequências negativas.

Aliás, não ter uma lista de priorização já é diagnóstico de um ou mais problemas. Podemos supor que essa empresa não tem uma cultura ágil, e que provavelmente não tem uma boa velocidade em se adaptar às necessidades do mercado.

Desenvolver vários projetos ao mesmo tempo tem como consequência a demora em concluir esses projetos. Na maioria das vezes, o resultado é que nenhum dos projetos serão entregues completamente no prazo previsto.

E como sabemos, ter alguns projetos com status de 50% concluído é a mesma coisa de 0% de projetos entregues.

Imagine um time de desenvolvimento receber a missão de desenvolver 4 produtos ao mesmo tempo em 12 meses. Teoricamente, teríamos 3 meses para desenvolver cada um desses produtos.

Escopo reduzido

Com esse prazo na mão, o ideal é priorizar quais são os produtos mais importantes e desenvolver 1 de cada vez, levando em consideração um escopo mínimo que tenha valor para o usuário e que garanta a entrega durante esses 3 meses estipulados.

A partir dessa priorização e desse escopo reduzido, além de garantir a entrega mínima, o time de desenvolvimento pode acrescentar mais funcionalidades caso a entrega combinada tenha sido mais rápida do que o previsto.

Projetos paralelos

Mas e se desenvolvermos os 4 produtos em paralelo, todos os 4 ao mesmo tempo, será que seria mais rápido? Será que após um ano teríamos os 4 produtos sendo lançados num grande evento apoteótico?

E aí temos uma armadilha, trocar de um projeto para o outro exige um esforço implícito. Um tempo necessário para revisar e se conectar novamente ao projeto.

Esse tempo necessário para trocar de uma atividade para outra é algo da nossa natureza. Precisamos de contexto para tudo, e cada contexto em nossa mente é um motor que precisa ser ligado novamente cada vez que precisamos dele.

Fila de projetos

Uma das vantagens em priorizar e executar esses projetos em fila é que além de garantir a entrega ainda teremos lições aprendidas ao passar de cada projeto que nos darão gradativamente mais velocidade e principalmente mais qualidade.

E para evitar esse desperdício de tempo com alternância de projetos é preciso saber priorizar. Existem 3 fatores que irão definir se um projeto é mais importante que outro.

Fator 1: viabilidade técnica

O projeto pode fazer muito sentido e promete entregar algo muito importante para o seu público alvo, mas será que ele é tecnicamente possível? Será que com as ferramentas disponíveis no mercado é possível viabilizar esse projeto? E mais, é possível manter esse projeto tecnicamente após o lançamento?

É comum e saudável que as pessoas envolvidas nas práticas de inovação do negócio soltem as asas da imaginação quando estão em uma dinâmica de ideação. Contudo, é importante ter pessoas experientes para fazer a avaliação do esforço e investimentos necessários para desenvolver essa nova funcionalidade.

Fator 2: aderência à demanda das pessoas

Uma vez que a viabilidade técnica foi validada, é preciso entender se esse projeto vai otimizar algo no seu negócio que atenda às demandas do seu público alvo. Muitas vezes fazemos lançamentos complexos, mas que não geram interesse nos seus segmentos de clientes que justifiquem o esforço.

E para estar próximo dessa aderência o ideal é criar uma cultura de inovação realizando pesquisas centradas nas dores dos usuários reais, através da empatia e realizando sempre novas rodadas de validação a cada nova entrega.

Fator 3: potencial de faturamento

Por fim, é preciso estar atento aos números de faturamento. Muitas vezes esses novos desenvolvimentos podem gerar algo tecnicamente viável e que o público tem interesse, mas que não foi levado em consideração como esse novo projeto pode gerar mais faturamento para o negócio.

Também é importante verificar em concorrentes diretos ou indiretos se existe algum formato de cobrança relacionado à esse novo desenvolvimento. Quanto mais dados, melhor.

Citação

Se tudo é importante, então nada é importante!"

Patrick Lencioni

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