É comum escutar a frase "feito é melhor que perfeito" quando você está em um ambiente de pessoas que trabalham com inovação, negócios e agilidade.
O motivo disso é que a frase é muito boa para sintetizar atitudes ágeis que aceleram o crescimento de empresas e também para iniciar a discussão sobre como as empresas pecam quando demoram demais para lançar seus produtos e suas melhorias.
Se buscarmos na internet o significado da palavra agilidade no escopo de inovação, teremos algumas respostas interessantes. Podemos destacar a seguinte:
Agilidade é uma construção contínua de práticas para a condução de projetos capazes de otimizar o fluxo de trabalho, aumentar a produtividade, a satisfação dos clientes e ampliar as perspectivas de crescimento do negócio através de entrega de valor.O que é agilidade
Algumas palavras importantes listadas nesse conceito e seria preciso uma série de livros para explorar cada uma delas. Então vamos seguir com uma reflexão.
Planeje apenas alguns lances
Seja para um produto que vai nascer ou para melhorar um que já existe, o planejamento detalhado que muitos tanto se orgulham pode ser na verdade uma grande armadilha.
- Desperdício na sua empresa: 3 atitudes inovadoras que vão salvar o seu negócio
- Desvendando os Desafios da Inteligência Artificial: Fake News, Golpes e LGPD - O Que Você Precisa Saber!
- O que é microgerenciamento? 6 consequências negativas de uma equipe sem autonomia
- Método Lean: 7 desperdícios que você deve evitar no seu negócio
Quando fazemos um planejamento minucioso e mirando um futuro distante, a verdade é que tudo não passa de uma ilusão. Eu gosto de imaginar a evolução de projetos ou produtos como se fosse uma partida de futebol.
Você pode até prever os primeiros movimentos dos jogadores, mas certamente será necessário se adaptar, pois não é possível prever como o time adversário continuará tocando a bola, nem mesmo os lances em que seu próprio time cometerá erros.
E aí, a cada lance novo, a cada troca de jogador, e à medida que o jogo vai ficando mais ou menos confortável por causa do placar, os jogadores vão precisar correr mais ou menos riscos até o fim da partida.
Da mesma maneira é o seu negócio versus o mercado. Você pode até acertar no lançamento do seu produto, mas com certeza o futuro dele vai ser muito diferente do que você imaginou.
E assim como um time de futebol precisa se adaptar a cada lance, o seu produto deve se adaptar a cada nova necessidade do público alvo.
Então eu pergunto: vale mesmo a pena passar tanto tempo planejando já que boa parte do que foi imaginado será simplesmente ignorado devido à essas mudanças do mercado?
Empresas que não inovaram
São muitas histórias. Gigantes como Kodak, Atari, Xerox, e outras que não fizeram esse lance a lance para se adaptar acabaram perdendo espaço não só para outras grandes, mas também para empresas novatas que surgiram com a velocidade que o mercado demandava.
Errar é preciso
Ter tolerância ao erro é uma prática inerente à empresas inovadoras. Essa tolerância não significa desenvolver coisas de qualquer maneira, os erros estão relacionados à desbravar oportunidades no mercado.
Você deve contar com a experiência das pessoas que fazem a diferença no seu negócio. As lições aprendidas do passado vão ajudar nessas tentativas em transformar algo desconhecido em uma nova necessidade do público alvo.
Mas é certeza, as falhas vão acontecer. Porém, aos poucos você vai começar a perceber que trocar a palavra erro pela palavra descoberta vai fazer muito sentido.
Citação
Agilidade é uma construção contínua de práticas para a condução de projetos capazes de otimizar o fluxo de trabalho, aumentar a produtividade, a satisfação dos clientes e ampliar as perspectiv
O que é agilidade
Comentários