APLICATIVO

BLOQUEIO DO TELEGRAM: Telegram sai do ar? Telegram parou? Saiba o que acontece após determinação de bloqueio por Moraes

Aplicativo de mensagens teve bloqueio determinado pelo STF

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 18/03/2022 às 17:30
Noticia
Reprodução/Pixabay
O aplicativo de mensagens Telegram seria bloqueado no Brasil, após decisão de Alexandre de Moraes FOTO: Reprodução/Pixabay
Leitura:

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou o bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram no Brasil. A decisão foi assinada na quinta-feira (17) e divulgada nesta sexta-feira (18).

Por que o Telegram vai ser bloqueado?

A determinação de Moraes atende a um pedido da Polícia Federal (PF), que alega que o Telegram não coopera com “autoridades judiciais e policiais de diversos países".

A ordem acontece depois do aplicativo de mensagens não atender a decisões judiciais para bloqueio de perfis apontados como disseminadores de informações falsas, como o do blogueiro Allan dos Santos.

..


Segundo a PF, o aplicativo de mensagens usa a "atitude não colaborativa" com autoridades "como uma vantagem em relação a outros aplicativos de comunicação, o que o torna um terreno livre para proliferação de diversos conteúdos, inclusive com repercussão na área criminal”.

O Telegram é usado não apenas para propagar informações falsas, mas também discursos de ódio, propaganda nazista e até para vendas de certificados de vacinação.

O Telegram parou?

A determinação de Moraes foi encaminhada a plataformas digitais e provedores de internet, que devem inviabilizar a utilização do Telegram no Brasil. As empresas já estão sendo notificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O aplicativo ainda não se encontra indisponível no Brasil, segundo informações da GloboNews, pois a ordem de bloqueio do aplicativo de mensagens ainda está em fase de cumprimento.

Em caso de descumprimento das empresas, Moraes estabeleceu multa diária de R$ 100 mil.

Comentários

Mais lidas