APLICATIVO

BLOQUEIO DO TELEGRAM NO BRASIL: O que é e como funciona o Telegram? Saiba tudo sobre aplicativo alvo de decisão do STF

Aplicativo de mensagens teve bloqueio determinado por Alexandre de Moraes

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 18/03/2022 às 17:19
Noticia
PIXABAY
O Telegram foi banido ou tem uso restrito em países como a Rússia e a Índia FOTO: PIXABAY
Leitura:

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram no Brasil. A ordem foi divulgada nesta sexta-feira (18).

A decisão atende a um pedido da Polícia Federal (PF), que afirma que o Telegram não coopera com “autoridades judiciais e policiais de diversos países."

Segundo a PF, o aplicativo de mensagens usa a "atitude não colaborativa" com autoridades "como uma vantagem em relação a outros aplicativos de comunicação, o que o torna um terreno livre para proliferação de diversos conteúdos, inclusive com repercussão na área criminal”.

..

A decisão acontece depois do aplicativo de mensagens não atender a decisões judiciais para bloqueio de perfis apontados como disseminadores de informações falsas, como o do blogueiro Allan dos Santos.

Como funciona o Telegram?

O Telegram está instalado em 53% dos celulares brasileiros. Apesar de não ser o aplicativo de mensagens favorito no país, ele tem funcionalidades que chamam a atenção.

Diferente de outros aplicativos, o Telegram permite grupos de até 200 mil pessoas, canais sem limite de usuários e praticamente sem moderação de conteúdo, ou seja, o potencial de viralização é enorme. Além disso, o aplicativo possui chats secretos e as mensagens podem se autodestruir.

Devido ao potencial para disseminação de informações falsas, discursos de ódio, propaganda nazista e até para vendas de certificados de vacinação, o Telegram tem se tornado um problema em alguns países. Na Rússia e na Índia, o aplicativo é banido ou restrito.

Comentários

Mais lidas