enem 2023

ENEM 2023: o que é preciso levar para a prova do Enem? Fique atento!

Enem 2023 realiza seu primeiro dia de prova neste domingo (5)

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 05/11/2023 às 10:51 | Atualizado em 19/01/2024 às 13:11
Noticia
DIVULGÇÃO/GGE
Enem 2023 realiza seu primeiro dia de prova neste domingo (5) FOTO: DIVULGÇÃO/GGE

O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem 2023) acontece neste domingo (5) e é essencial que os candidatos estejam bem preparados não apenas em relação ao conteúdo, mas também em termos de organização e itens essenciais a serem levados para o local de prova.

Hoje, os  alunos produzem a redação, e solucionam questões de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos.

Já no próximo domingo (12), está programada para ser feita a prova de Ciências da Natureza e Matemática.

Mas o que levar para o Enem? O candidato precisa ficar atento para não esquecer nada importante e ser impedido de fazer o exame.

O QUE DEVE SER LEVADO PARA FAZER A PROVA DO ENEM?

De acordo com o edital do Enem, para fazer o exame, é obrigatório que o aluno esteja com um documento oficial com foto e caneta preta.

"É primordial levar um documento oficial com foto, como carteira de identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e o passaporte (para candidatos de nacionalidade estrangeira)", exemplificou Renata França, coordenadora pedagógica do Colégio GGE.

A orientadora também alertou sobre o que deve ser feito caso o aluno perca o documento durante o percurso para o local de prova.

"Caso o aluno não tenha nenhum desses documentos, porque foi assaltado ou perdeu durante o percurso, ele deve fazer um boletim de ocorrência e apresentá-lo para justificar a ausência. Sem isso ele não consegue fazer o exame", explicou.

PODE LEVAR LANCHES PARA A PROVA DO ENEM?

O participante pode levar alimentos para consumir durante a prova. Nesse aspecto, Renata França indica que ao aluno levar seus lanches em uma pasta transparente para facilitar a inspeção dos fiscais de prova.

"O interessante é que ele leve alimentos que ele já esteja acostumado a ingerir, como uma fruta e/ou que dão energia, como chocolate e barra de cereal", falou.

LEIA TAMBÉM: Possíveis temas de redação para a prova do Enem 2023 e dicas de como se preparar

Além de levar alimentos, também é permitido que o candidato leve garrafas de água para o exame, desde que ela seja transportada em uma garrafa transparente e sem rótulo.

O QUE É PROIBIDO PELO ENEM?

Segundo o edital do Enem 2023, não é permitido o uso de óculos escuros, relógios e acessórios como bonés, chapéus, viseiras, gorros ou itens similares.

Além disso, não se autoriza a posse de canetas com material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos ou anotações.

A organização do Enem também enfatiza que é estritamente vedado trazer tablets, calculadoras, agendas eletrônicas e/ou dispositivos similares, pen drives, alarmes, chaves com alarme, fones de ouvido ou qualquer componente eletrônico durante o exame.

"O aluno precisa ter em mente que fazer o uso de qualquer material de escritório que não seja caneta preta de material transparente está proibido. Também é importante ressaltar que ele não precisa ficar preocupado com o tempo, pois o fiscal de prova vai estar na sala para orientá-lo com relação a isso", concluiu a coordenadora do Colégio GGE. 

LOCAL DA PROVA DO ENEM 2023 

Para saber a instituição onde será realizada o Enem, o estudante deve acessar o Portal do Participante no site do Inep e fazer o login com os dados do gov.br.

 

Comentários