enem 2023

Enem 2023: Quais são os conteúdos que mais caem em matemática? Saiba o que estudar para o Enem

Estudantes realizam prova de matemática do Enem no dia 12 de novembro

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 27/10/2023 às 14:27
Noticia
DIVULGAÇÃO/GGE
Estudantes realizam prova de matemática do Enem no dia 12 de novembro FOTO: DIVULGAÇÃO/GGE

No dia 12 de novembro, milhões de estudantes em todo o Brasil enfrentam um dos maiores desafios do ano educacional: a prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023.

Com a data se aproximando, a expectativa e a preparação se intensificam, enquanto os candidatos se preparam para demonstrar suas habilidades analíticas e de resolução de problemas.

EXPECTATIVAS PARA A PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM

A prova de Matemática do Enem tem sido reconhecida por seu caráter desafiador e pela abordagem contextualizada, que busca relacionar os conceitos matemáticos com situações do cotidiano.

Espera-se que o Enem 2023 siga essa tradição, apresentando questões que estimulem o raciocínio lógico e a aplicação prática do conhecimento adquirido ao longo do Ensino Médio.

LEIA TAMBÉM: Quais são os conteúdos que mais caem em Ciências da Natureza? Confira dicas e o que estudar para o Enem

ASSUNTOS QUE MAIS CAEM NA PROVA DE MATEMÁTICA

Em conversa com a reportagem do NE10, o professor Kleber Filho, do Colégio GGEpontuou os conteúdos que mais aparecem nas edições do Enem.

"Os assuntos mais comuns são números, problemas de matemática básica, problema de mudança de unidades, parte de escala, de razão, proporção. Toda essa parte que a gente pode englobar como matemática básica.

De acordo com o docente, outros assuntos também estão sempre presentes na prova. Por isso, é importante que os participantes também estudem sobre:

  • Estatística (análise de gráficos, medidas de dispersão - média, moda e mediana)
  • Análises combinatórias;
  • Probabilidade;
  • Geometria plana (figuras planas, triângulos, quadriláteros, círculos e áreas circulares);
  • Geometria espacial (sólidos - área e volume de prisma e cilindro).

VEJA AQUI: Conteúdos que mais caem em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES

A proximidade da prova intensifica a preparação dos estudantes, que buscam equilibrar o estudo dos conteúdos específicos com o desenvolvimento de habilidades analíticas.

Para o professor Kleber, neste reta final de preparação o aluno deve focar em resolver questões antigas do Enem e exercícios matemáticos.

Já durante a prova, a dica do professor é que o participante resolva a questão com calma e atenção, priorizando os assuntos que tem mais habilidade.

"Não aconselho que o participante acelere na prova de matemática, porque ao acelerar nas questões, principalmente mais fáceis, ele pode errar uma adição, multiplicação e a gente sabe que a TRI pode prejudicá-lo nesse aspecto. Se ele erra uma questão de nível mais fácil isso pode prejudicar a proficiência dele", explicou o docente.

O QUE É TRI?

No Enem, TRI se refere à Teoria de Resposta ao Item.

Essa é uma abordagem estatística e psicométrica utilizada na construção e na análise das provas do Exame.

A Teoria de Resposta ao Item considera não apenas se um item foi respondido corretamente ou incorretamente, mas também leva em conta a dificuldade do item e a habilidade do estudante.

Ela procura avaliar o nível de proficiência do participante em relação ao conteúdo da prova.

Ao utilizar a TRI, o Enem pode elaborar provas mais precisas e equitativas, permitindo uma avaliação mais justa e confiável das habilidades dos estudantes em diferentes áreas de conhecimento.

Para que o participante não enfrente problemas com o TRI, o professor Kleber indica que ele faça uma prova coerente com os seus conhecimentos.

"O candidato precisa fazer uma prova mais coerente possível. Ele não pode vacilar nas questões mais fáceis, responder com seriedade, sem subestimar as questões, disse.

CALENDÁRIO ENEM 2023

Inscrições: de 5 a 16 de junho;
Realização das Provas: 5 e 12 de novembro;
Disponibilidade dos Gabaritos: 24 de novembro;
Anúncio dos Resultados: 16 de janeiro de 2024.

Comentários