enem 2023

Enem 2023: Quais são os conteúdos que mais caem em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias?

A prova de Linguagens, Códigos e suas tecnologias será realizada no dia 5 de novembro

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 30/09/2023 às 14:47 | Atualizado em 30/09/2023 às 14:50
Noticia
DIVULGAÇÃO/GGE
Alunos se preparam para o Enem 2023, que acontece nos dias 5 e 12 de novembro FOTO: DIVULGAÇÃO/GGE

A prova de Linguagens e Códigos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das quatro áreas de avaliação do exame, juntamente com Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

Em 2023, o Enem será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. 

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias será respondida pelos candidatos no primeiro dia e terá 45 questões, sendo 5 delas sobre língua estrangeira - inglês ou espanhol.

Confira mais informações abaixo.

O QUE A PROVA DE LINGUAGENS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS AVALIA?

O objetivo dessa prova é avaliar as habilidades dos estudantes relacionadas à leitura e interpretação de textos, compreensão da língua portuguesa, conhecimento gramatical, habilidades textuais e também a capacidade de analisar e compreender diferentes linguagens, como textos escritos, gráficos, imagens e outras manifestações comunicativas.

De acordo com a professora de língua portuguesa Katilini Oliveira, do Colégio GGE, a prova não é exatamente de língua portuguesa, pois ela se divide em competências que passam por língua estrangeira, impacto das Tecnologias, comunicação e informação, literatura, artes, linguagem corporal, usos de elementos coesivos, variações linguísticas.

"É importante que o candidato tenha em mente que mesmo com o reconhecimento da norma culta, todas as maneiras de se falar são legítimas. O Enem é uma prova nacional com participantes de diversas regiões, etnias, origem e raças que constituem o nosso país", declarou.

A prova de Linguagens e Códigos também é composta por questões que abrangem uma variedade de temas, gêneros textuais e estilos de escrita. Os textos podem incluir trechos de obras literárias, artigos jornalísticos, textos acadêmicos, cartas, charges, entre outros.

No Exame, os candidatos são avaliados não apenas em sua capacidade de compreender o conteúdo desses textos, mas também de analisar e interpretar criticamente as informações apresentadas.

Para a professora Katilini Oliveira, ter concentração no momento da leitura da questão é essencial para que o aluno possa identificar a alternativa correta.

"O candidato não precisa ler a questão duas vezes, ele deve se concentrar no texto ou textos e grifar as palavras-chave. Manter a concentração vai fazer com que esteja atento ao que está sendo pedido", explicou.

O QUE ESTUDAR EM LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS NESTA RETA FINAL?

Faltando pouco mais de um mês para a edição do Enem 2023, muitos estudantes ficam confusos sobre o que estudar durante esse período.

Questionada pela reportagem do NE10 sobre uma dica que possa ser dada a esses alunos, a professora Katilini informou que, nesse momento, o ideal é solucionar questões.

"O foco do estudante agora deve ser a resolução de questões e só estudar o conteúdo se houver dúvidas. Recomendo que o participante faça as provas do Enem da edição 2009 até a mais atual. Se não for possível, que ele faça, pelo menos, das 5 ultimas edições para cá", pontuou.

Ainda segundo a docente, essa dica válida não só apenas para a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mas para todas as áreas.

CALENDÁRIO ENEM 2023

Inscrições: de 5 a 16 de junho;
Realização das Provas: 5 e 12 de novembro;
Disponibilidade dos Gabaritos: 24 de novembro;
Anúncio dos Resultados: 16 de janeiro de 2024.

Compreenda o Cálculo da Nota do Enem

 

Comentários