enem 2023

ENEM 2023: Confira dicas para relaxar no período antes das provas

Neste momento crucial, encontrar maneiras eficazes de relaxar é essencial para garantir um desempenho tranquilo e focado no dia da prova

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 04/11/2023 às 11:23
Noticia
DIVULGAÇÃO/GGE
Enem 2023 será realizado nos próximos domingos, 5 e 12 de novembro FOTO: DIVULGAÇÃO/GGE

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem 2023) , que acontece nos próximos dois domingos - 5 e 12 de novembro - a ansiedade e o estresse podem se tornar aliados inoportunos para os estudantes que se preparam para o exame.

Neste momento crucial, encontrar maneiras eficazes de relaxar é essencial para garantir um desempenho tranquilo e focado no dia da prova.

Dessa forma, a reportagem do NE10 conversou com o gestor de Educação Física e Esportes do Colégio GGE, Davy Daher, que deu dicas de como os candidatos podem relaxar nesses dias que antecedem as provas.

POR QUE É IMPORTANTE ESTAR RELAXADO PARA A PROVA DO ENEM?

A prova do Enem é a principal porta de entrada para universidades de todo o Brasil.

Para manter a concentração no exame, de maneira que consiga colocar seus conhecimentos em prática durante a prova, é importante que o aluno esteja tranquilo.

"Estar relaxado na prova faz com que o candidato possa ter tranquilidade para responder as questões. Além disso, ajuda ele a pensar e resgatar na memória os conhecimentos necessário", falou o gestor.

Davy Daher ainda relacionou a importância de estar relaxado ao tempo que os alunos têm para responder cada quetão.

"O relaxamento permite gerenciar o tempo, melhorando as escolhas de gastar mais ou menos tempo em uma determinada questão", complementou.

No primeiro dia, os participantes vão ter que resolver 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias,  45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologiasfazer uma redação.

A prova começa às 13h30 e termina às 19h (horário de Brasília).

Já no segundo domingo é a vez dos candidatos solucionarem 45 questões de Matemática e suas Tecnologias 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Neste dia, a aplicação começará às 13h30 e terminará às 18h30. 

DICAS DE COMO RELAXAR PARA O ENEM 

De acordo com o gestor de Educação Física e Esportes do Colégio GGE, em primeiro lugar é  importante entender que os esforços para aprendizagem dos conteúdos já foram feitos ao longo do ano.

Por isso, nesse momento, não adianta querer estudar o dia todo para compensar o tempo perdido. Para quem se preparou de fato, uma rotina consciente de revisão dos conteúdos é o suficiente.

Se o aluno estiver tendo que lidar com a ansiedade nesses dias que antecedem as provas, ele deve ficar atento a alguns fatores.

"Para ajudar no controle da ansiedade antes das provas, o candidato também deve ter cuidados com sua alimentação, sono e práticas de atividades que possam relaxar a mente", disse Davy.

O gestor explicou que dormir e deixar o corpo descansar é importante e influencia na disposição para realização das provas, inclusive na capacidade de raciocinar e resgatar na memória os conhecimentos adquiridos ao longo dos estudos.

Ele também pontuou quais são os benefícios de ter uma boa alimentação durante esse período de espera pelas provas.

"Se alimentar bem também faz com que o seu corpo esteja estabilizado e possa render da melhor forma que possível em todos os momentos", falou.

LEIA MAIS: Confira os possíveis temas de redação para a prova do Enem 2023 e dicas de como se preparar

Com relação à prática de atividades físicas, a dica do gestor é praticar uma atividade de leve a moderada intensidade.

"A atividade precisa ser agradável, mas que não proporcione um risco nesse momento tão importante. Nadar, correr, dançar, são exemplos de atividades que podem ser executadas com muito controle de intensidade para proporcionar um bom relaxamento nesses últimos momentos", explicou.

USO EXCESSIVO DE CELULAR E COMPUTADOR PODE ATRAPALHAR

Os celulares e computadores são grandes fontes de entretenimento no dia a dia das pessoas. 

Uma pesquisa realizada pela Electronics Hub, divulgada este ano, apontou que os brasileiros passam, aproximadamente, 9h olhando para tela de computador e/ou celular. 

Neste contexto, Davy explicou que os candidatos que vão fazer o Enem 2023 precisam ficar atentos,, pois o uso excessivo desses aparelhos pode prejudicá-los.

"Os olhos e o cérebro podem ser estimulados de forma exagerada, causando cansaço e acabar afetando o rendimento nas provas", finalizou. 

Compreenda o Cálculo da Nota do Enem

CALENDÁRIO DO ENEM 2023

Inscrições: de 5 a 16 de junho;

Realização das Provas: 5 e 12 de novembro;

Disponibilidade dos Gabaritos: 24 de novembro;

Anúncio dos Resultados: 16 de janeiro de 2024.

Comentários