O termo "Uber Files" em português "vazamento da Uber" se tornou um dos assuntos mais comentados da internet após o vazamento de documentos que expunham medidas absurdas tomadas pela empresa de aplicativo.
AO VIVO NE10PLAY
Segundo os documentos do escândalo, a empresa se findou como referência no ramo de transporte de aplicativo mundial utilizando-se de práticas antiéticas e, algumas vezes, até criminosas.
DOCUMENTOS CONFIDENCIAIS DA UBER SÃO VAZADOS
Um compilado de documentos confidenciais da Uber foi vazado, inicialmente, para a equipe de investigação do jornal britânico The Guardian. Agora, os arquivos estão compartilhados no Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ).
São 124 mil documentos de 2013 a 2017. Neles, estão inclusos trocas de mensagens de texto e e-mail de diversos representantes executivos da corporação.
Saiba mais sobre os documentos vazados clicando aqui.
PAÍSES EM QUE A UBER FOI BANIDA
Alguns países baniram a empresa Uber de atuar dentro de suas fronteiras legais após a mesma perder processos judiciais locais. A maior parte das decisões estrangeiras têm relação com a legalidade dos serviços prestados.
Confira a situação da UBER nos países em que a empresa já foi banida:
Colômbia
Na Colômbia, país vizinho do Brasil. por exemplo, a plataforma deixou de funcionar, em fevereiro de 2021, após a Superintendência da Indústria e Comércio do país considerar que a empresa viola as leis que regulamentam o transporte local.
Apesar disso, menos de um mês depois, a companhia voltou a operar no país sul-americano.
Alemanha
Na Alemanha, a empresa foi banida em dezembro de 2019, porque as autoridades entenderam que a empresa não possuía as licenças necessárias para oferecer seus serviços usando carros alugados.
O Tribunal considerou que a empresa violava as leis de concorrência no país. Em 2015, o governo já havia proibido os motoristas de usarem os próprios carros nas viagens.
>> 99 APP quer dobrar número de carros elétricos no Brasil em apenas um ano
Dinamarca
Em 2017, a Uber tinha 2 mil motoristas na Dinamarca. Em março, foi implementada uma nova lei de táxis, que obrigava os carros ligados à big tech a portarem um taxímetro e sensores de ocupação, o que fez com que a plataforma deixasse o país.
Hungria
Na Hungria, decisão parecida foi adotada em 2016. À época, os taxistas foram às ruas protestar contra a empresa, e a acusavam de burlar as regras definidas pelo governo.
Depois da pressão, o governo húngaro aprovou o bloqueio do app.
Bulgária
Na Bulgária, a empresa também foi banida em 2015 devido a práticas desleais e permitir que motoristas que não tinham licença profissional atuassem como motoristas no app.
A Uber foi, inclusive, multada pelas autoridades búlgaras.
Alasca, EUA
Depois de uma batalha judicial para determinar se os motoristas de Uber seriam terceiros contratados ou taxistas registrados, a empresa pagou uma multa de quase US$ 78 mil ao órgão do governo responsável pelo processo e suspendeu os serviços no estado norte-americano depois de funcionar por cerca de seis meses.