NOVO GOLPE UBER

GOLPE UBER: Polícia divulga medidas de segurança para evitar golpes durante uso do transporte por aplicativo

Foram divulgadas medidas de segurança que podem ser tomadas por passageiras ao utilizar transporte de aplicativo, para evitar cair em golpes

Julianna Valença
Julianna Valença
Publicado em 11/06/2022 às 15:14
UNSPLASH
Passageiras denunciam novo "golpe do cheiro" aplicado por supostos motoristas parceiros da Uber. FOTO: UNSPLASH
Leitura:

Após uma série de denúncias sobre um novo tipo de golpe aplicado por criminosos durante corridas da Uber, o Departamento da Polícia da Mulher (DPMul) de Pernambuco divulgou medidas de segurança que podem ser tomadas por passageiras ao utilizar o serviço (veja abaixo).

Ao NE10, duas vítimas do Grande Recife relataram o momento em que perceberam a intoxicação pelo cheiro dentro do carro dos motoristas (leia aqui).

À coluna Ronda JC, do Jornal do Commercio, DPMul recomendou estratégias de segurança que podem ser adotadas pelas passageiras. Segundo a organização, é recomendado que as possíveis vítimas façam prints das informações sobre o motorista, como placa do veículo, para ajudar nas investigações.

As medidas também servem para que as empresas desse serviço fiquem cientes e apurem a conduta dos profissionais. Queixas relacionadas ao "golpe do cheiro" podem ser registradas em qualquer delegacia do Estado.

POLÍCIA INICIA INVESTIGAÇÕES

Questionada pela equipe do NE10, a Polícia Civil de Pernambuco informou que está investigando os casos reportados à polícia, por meio de Boletim de Ocorrência, sobre golpes aplicados por motoristas de aplicativos.

Segundo o órgão, mais um B.O foi registrado.

Sob sigilo, nenhuma outra informação sobre as investigações foram repassadas.

GOLPE DO CHEIRO/GOLPE DO PERFUME UBER

Em relato à equipe do Portal NE10, as vítimas disseram que, em poucos minutos de viagem, começaram a passar mal após sentirem um cheiro forte dentro dos veículos.

"Eu olhei para o retrovisor e ele [o motorista] estava olhando pra mim pelo espelho, como se estivesse esperando algo. Daí caiu a minha ficha. Se eu ficasse mais um segundo lá, iria desmaiar", relatou Laura*.

..

Além dos casos no Grande Recife, mulheres de outros estados também têm denunciado nas redes sociais sobre situação semelhante.

Foi através de uma dessas publicações que Laura, 22, se percebeu na condição de vítima do golpe do cheiro.

Tudo o que se sabe sobre o novo golpe

"Com menos de cinco minutos de corrida eu senti meu com o corpo fraco, ficando sem ar [...] Falei ao motorista que queria sair do carro, com a maior cara de apavorada, ele olhou pra mim e disse:

"'É só puxar [a tranca] duas vezes'. Achei que ele estava brincando comigo e que iria trancar a porta", relatou a jovem.

Apavorada, a jovem saiu do carro ainda antes de chegar ao destino final, em meio à Estrada dos Remédios, na Zona Oeste do Recife, e buscou ajuda em uma clínica de psicologia que estava aberta. (clique aqui para ler o relato completo)

O mesmo aconteceu com a estudante Aline*, 20, na Zona Sul do Recife. Enquanto voltava para casa às 19h20 da terça-feira (1º), ela sentiu um desconforto dentro do carro de um motorista parceiro da Uber.

"Eu pedi a corrida como qualquer outra, entrei no carro e já senti um cheiro doce muito forte mas não desconfiei de nada. Quando ele parou no sinal foi que percebi que estava muito tonta, não conseguia prestar atenção no que eu estava escrevendo no celular."

A jovem abriu um Boletim de Ocorrência sobre o caso.

O QUE DIZ A UBER SOBRE O "GOLPE DO CHEIRO?"

Procurada pela reportagem do NE10, a empresa Uber disse tratar das denúncias "com a máxima seriedade" e que "avalia cada caso individualmente para tomar as medidas cabíveis".

"Nos colocamos à disposição das autoridades competentes para colaborar, nos termos da lei. De qualquer forma, a única denúncia dessa natureza relativa a viagens no aplicativo da Uber que já teve a investigação concluída pela Polícia, até onde temos conhecimento, ocorreu em Canoas (RS) e o caso foi encerrado após o inquérito policial, já que, de acordo com as autoridades, não houve elementos de prática de crime", declarou a empresa em nota.

A associação de motoristas de aplicativo também se pronunciou. Questionam a veracidade dos relatos, classificando como "desinformação", e apontam "falta de provas materiais". Veja íntegra da nota:

A AMAPE - Associação dos Motoristas e Motofretistas por Aplicativos de Pernambuco, vem a público esclarecer:

1 - Está circulando nas redes sociais, DESINFORMAÇÃO, a cerca de supostos casos de tentativa de intoxicação com gás, em carro de aplicativo.

2 - Além de informações desencontradas, se percebe claramente que não há nenhum tipo de prova material.

3 - Temos recebido relatos de exposição de motoristas, sem provas, em redes sociais, o que caracteriza crime de calúnia contra estes profissionais, além da divulgação de informação falsa.

4 - Uma plataforma, informou, através de posicionamento, que até agora, só existe um caso, no Rio Grande do Sul, que teve o inquérito encerrado por falta de prova.

5 - Por isso, nossa orientação é que os motoristas de aplicativos de Pernambuco gravem em áudio e vídeo, todas as viagens.

6 - Vale uma reflexão: o gás não afetaria também o motorista?

*Os nomes verdadeiros foram alterados nesta reportagem preservar a identidade das vítimas

Mais lidas