TRANSPORTE

UBER VAI EMBORA DO BRASIL? Ministro diz que os CORREIOS podem SUBSTITUIR UBER; entenda polêmica

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, declarou a possibilidade; entenda a causa

Jefferson Albuquerque
Jefferson Albuquerque
Publicado em 07/02/2023 às 9:14
Noticia
Reprodução/Shutterstock
CORREIOS VAI SUBSITITUIR A UBER? Entenda a polêmica FOTO: Reprodução/Shutterstock

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, deu declaração ao Jornal Valor Econômico, onde disse que os Correios podem substituir a Uber em caso da empresa decidir ir embora do Brasil.

UBER VAI ACABAR NO BRASIL? Entenda

A declaração do ministro foi dada em meio à polêmica sobre a possível regulamentação do serviço por parte do governo federal.

Lula já deu diversas declarações onde disse que os aplicativos de transporte e entregas passariam por uma possível regulamentação para garantir direitos trabalhistas em conformidade com a CLT aos trabalhadores.

UBER VAI EMBORA DO BRASIL?

Com isso, circula na web uma possível saída da Uber do país, caso de fato ocorra uma regulamentação, o que na verdade, não tem nenhuma confirmação por parte da empresa.

CORREIOS SUBSTITUIR UBER?

A declaração de Marinho foi dada em meio à especulação dessa possibilidade.

"Posso chamar os Correios, que é uma empresa de logística, e dizer para criar um aplicativo e substituir. Aplicativo se tem aos montes no mercado", afirmou Marinho.

Luiz Marinho também acusou a possibilidade de saída da Uber do Brasil de "chantagem", e comparou ao que aconteceu na Espanha.

"Na Espanha, no processo de regulação, a Uber e mais alguém disseram que iam sair (do país). Esta rebeldia durou 72 horas. Era uma chantagem. Me falaram: 'e se a Uber sair?' Problema da Uber. Não estou preocupado", continuou o ministro.

O ministro finalizou dizendo que a idéia de regulamentação da Uber tem motivação de garantir que os trabalhadores sejam inclusos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas que ainda não foi decidido sobre inclusão na CLT.

CORREIOS vão substituir a UBER no BRASIL? Entenda essa história

O QUE DIZ A UBER?

Em nota dada ao portal UOL, a Uber declarou que diferente do que disse Marinho, a empresa não ameaçou sair da Espanha.

"Durante a discussão regulatória naquele país, a Uber divulgou estimativas sobre o impacto das medidas e apontou a contrariedade dos próprios entregadores com a regulamentação,
que levou à migração forçada de muitos profissionais para o modelo de operadores logísticos (sem cadastro direto nos aplicativos) e reduziu o número de pessoas trabalhando na atividade.
A Uber continua suas operações na Espanha e tem apresentado ao governo os problemas identificados na implementação da regulação", informou a empresa.

*Com informações do JC 

Comentários