Literatura

8 Livros clássicos que viraram quadrinhos

Conheça obras clássicas que ganharam novas versões

Lívia Almeida
Lívia Almeida
Publicado em 21/12/2021 às 16:44
Noticia
Blog Coisas de Mineira/Karina Rodrigues
Edições de "O Conto da Aia" FOTO: Blog Coisas de Mineira/Karina Rodrigues
Leitura:

Livros clássicos podem ser intimidadores para os leitores que ainda não se aventuraram por obras do tipo. Por mais que suas histórias na maioria das vezes já sejam mundialmente conhecidas, ter contato direto com as páginas é muito diferente de ouvir sobre elas ou assistir suas adaptações. Então porque não tentar uma abordagem diferente? Vários livros clássicos já viraram histórias em quadrinhos, também conhecidos como graphic novels. A visualização das narrativas em imagens e o foco nos diálogos pode ser uma boa forma de ter o primeiro contato com essas obras. 

Pensando nisso, o NE10 preparou uma lista com oito livros clássicos que já tiveram suas histórias adaptadas para os quadrinhos. Continua lendo para conferir:

01. Duna, por Frank Herbert

 

Divulgação
Imagem da graphic novel de "Duna" - Divulgação

Livro que inspirou o filme de sucesso dirigido por Denis Villeneuve e com Timothée Chalamet no papel principal, "Duna" conta a história do jovem Paul Atreides. A vida de Paul muda drasticamente quando ele e sua família precisam se mudar para o planeta Arrakis, conhecido como o Planeta Deserto. Envolvido em uma teia política e religiosa, Paul precisa dar atenção às suas obrigações de herdeiro e ao seu treinamento nas doutrinas enigmáticas de uma antiga irmandade, que vê nele a esperança de realização de um plano quem vem sido traçado há séculos.

A graphic novel foi adaptada por Brian Herbert, filho do autor, em parceria com Kevin J. Anderson.

Para garantir a graphic novel, clique aqui.

E para garantir o livro, clique aqui

02. O Conto da Aia, por Margaret Atwood

 

Divulgação
Imagem da graphic novel de "O Conto da Aia" - Divulgação

"O Conto da Aia" é um clássico distópico que deu origem à série de sucesso estrelada por Elisabeth Moss no papel da protagonista June/Offred. Num futuro próximo, os Estados Unidos se transformam em Gilead, um país totalitário e teocrático, onde as mulheres são proibidas de ler, trabalhar e manter amizades. Offred é uma aia que serve na casa de um dos Comandantes e sua esposa. Ela tem apenas um propósito: uma vez por mês, deve deitar-se de costas e rezar para que o Comandante a engravide. Em uma época de declínio da natalidade, Offred e as outras Aias têm valor apenas se forem férteis. O livro, então, se divide entre o que a protagonista está vivendo no presente da história e suas memórias de quando ainda tinha uma vida livre. 

A arte e a adaptação ficaram por conta de Renée Nault. 

Para garantir a graphic novel, clique aqui.

E para garantir o livro, clique aqui.

03. 1984, por George Orwell

 

Divulgação
Imagem da graphic novel de "1984" - Divulgação

Nessa distopia futurista, acompanhamos a história de Winston Smith. Um estado totalitário comandado pela figura do Grande Irmão controla todos os aspectos da vida de seus cidadãos. Funcionário do Ministério da Verdade, Smith secretamente odeia o Partido e tem vontade de se rebelar contra o sistema. 

Fido Nesti foi o responsável pela adaptação e pela arte da graphic novel. 

Para garantir a graphic novel, clique aqui.

E para garantir o livro, clique aqui.

..

04. A Revolução dos Bichos, por George Orwell

 

Divulgação
Imagem da graphic novel de "A Revolução dos Bichos" - Divulgação

Outra grande obra de sucesso de Orwell também ganhou adaptação para os quadrinhos: "A Revolução dos Bichos" é uma fábula que continua sendo extremamente atual. Às vésperas de sua morte, o porco Major reúne os animais de uma fazenda para compartilhar seu sonho de ver os bichos governando a si próprios, sem a opressão dos homens, em uma sociedade igualitária. Depois da sua morte, a revolução é instaurada pelos porcos Snowball e Napoleon, mas a utopia não dura muito tempo.

Essa edição foi adaptada e ilustrada pelo brasileiro Odyr. 

Para garantir a graphic novel, clique aqui.

E para garantir o livro, clique aqui.

05. Fahrenheit 451, por Ray Bradbury

  

Divulgação
Imagem da graphic novel de "Fahrenheit 451" - Divulgação

Mais uma distopia para a lista: Guy Montag é um bombeiro. Só que na sua realidade, o trabalho dos bombeiros é atear fogo nos livros. Numa realidade onde as pessoas vivem em função das telas e a literatura está ameaçada de extinção, os livros são objetos proibidos, e seus donos são considerados criminosos. Montag nunca questionou seu trabalho, e vive uma vida comum, cumprindo seu expediente e retornando ao final do dia para sua esposa e para a rotina do lar. Até que conhece Clarisse, uma jovem cheia de imaginação e boas histórias. Quando sua esposa entra em colapso mental e Clarisse desaparece, a vida de Montag muda drasticamente.

A adaptação foi feita por Tim Hamilton, e possui introdução de Bradbury. 

Para garantir a graphic novel, clique aqui.

E para garantir o livro, clique aqui.

06. O diário de Anne Frank, por Anne Frank

 

Divulgação
Imagem da graphic novel de "O Diário de Anne Frank" - Divulgação

Isolados do mundo exterior, os Frank, família de judeus, enfrentaram a fome, o tédio e a realidade do confinamento, além da ameaça constante de serem descobertos pelos nazistas. Nas páginas de seu diário, Anne Frank registra as impressões sobre o longo período no esconderijo. Alternando momentos de medo e alegria, as anotações se mostram um fascinante relato sobre a coragem e a fraqueza humanas e, sobretudo, um vigoroso autorretrato de uma menina sensível e determinada. "O Diário de Anne Frank" é uma poderosa lembrança dos horrores de uma guerra, além de ser um testemunho eloquente do espírito humano.

A graphic novel foi adaptada por Ari Folman e David Polonsky. 

Para garantir a graphic novel, clique aqui.

E para garantir o livro, clique aqui.

07. Orgulho e Preconceito, por Jane Austen

 

Divulgação
Imagem da graphic novel de "Orgulho e Preconceito" - Divulgação

Livro mais famoso de Jane Austen, "Orgulho e Preconceito" nos apresenta à heroína Elizabeth Bennet e seu pretendente aristocrático, o sr. Darcy. Austen aborda no seu livro temas como orgulho encontrando o preconceito, ascendência social confrontando o desprezo social, equívocos e julgamentos antecipados conduzindo alguns personagens ao sofrimento e ao escândalo, entre outros. Tudo isso equilibrando muito bem comédia e seriedade. 

A graphic novel ficou por conta de Robert Deas e Ian Edginton.

Para garantir a graphic novel, clique aqui.

E para garantir o livro, clique aqui.

08. O Sol é Para Todos, por Harper Lee

 

Divulgação
Imagem da graphic novel de "O Sol é Para Todos" - Divulgação

Na década de 1930 no sul dos Estados Unidos, uma região tomada pelo preconceito racial, acompanhamos a história através dos olhos de Scout, uma menina inteligente e questionadora. Seu pai, o advogado Atticus Finch, arrisca tudo quando aceita defender um homem negro acusado injustamente de estuprar uma mulher branca. 

A história foi adaptada para os quadrinhos por Fred Fordham. 

Para garantir a graphic novel, clique aqui.

E para garantir o livro, clique aqui.

Nota ao leitor: quando você compra por meio de links em nosso site, podemos receber comissão de afiliados.

 

 


 

 

 

Comentários

Mais lidas