UOL - O melhor conteúdo
TURISMO

TURISMO: 10 passeios para conhecer o Recife no dia do Guia de Turismo

O NE10 separou uma lista para juntar a galera e fazer um tour ao lado de um bom guia turístico

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 10/05/2022 às 11:29 | Atualizado em 10/05/2022 às 13:28
Noticia
Dondinho / Seturl-Recife
Rua dos Amores FOTO: Dondinho / Seturl-Recife
Leitura: 6min

Dia 10 de maio é o Dia Nacional do Guia de Turismo. A profissão é de extrema importância para o enriquecimento cultural dos locais onde esses trabalhadores atuam.

Em Recife, "turistar" não é difícil, a diversidade de locais para se visitar proporciona um roteiro completo por ruas, rios e belos parques.

Por isso, o NE10 separou uma lista com os 10 principais pontos turísticos para juntar a galera e fazer um tour ao lado de um bom profissional que entenda da história da capital.

..
Um tour no Capibaribe

O rio Capibaribe corta as ruas e avenidas da grande Recife e se caracteriza como um verdadeiro símbolo da cidade. Com nome originário do Tupi antigo, as várzeas do rio acolheram os primeiros engenhos de Pernambuco.

Além do caráter histórico, as principais pontes da cidade também cortam o afluente. Um passeio de barco no Capibaribe é ideal para conhecer a arquitetura urbana dessas estruturas, bem como suas histórias de construção.

Instituto de Ricardo Brennand

Um dos maiores pontos artísticos da cidade, o local também é conhecido como Castelo de Brennand.

Além das obras de Francisco Brennand, o espaço reúne a maior coleção mundial do pintor holandês Frans Post, primeiro paisagista das Américas e primeiro pintor da paisagem brasileira.

Abriga também um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3 mil peças, entre elas 27 armaduras medievais completas.

Rua do Bom Jesus

Todos que passam por Recife não podem deixar de visitar a Rua do Bom Jesus, afinal, o local foi eleito como a terceira rua mais bonita do mundo!

A seleção foi feita pela revista especializada Architectural Digest. No total, 31 ruas foram listadas e apenas a Rua do Bom Jesus foi o destaque brasileiro.

De acordo com o site da revista, “a bela Rua do Bom Jesus ocupa uma das partes mais orientais da cidade. A rua colorida, repleta de palmeiras altas, está repleta de história”. E continua: “datada do século XV, esta rua continha a primeira sinagoga construída nas Américas, a Sinagoga Kahal Zur Israel. O prédio ainda está lá para os visitantes verem”.

Cais do sertão

Para realmente conhecer um local, é preciso entender suas raízes. O Cais do Sertão abriga uma exposição fixa que remonta a história dos interiores do nordeste.

Marco Zero

Nos roteiros turísticos, alguns clichês valem a pena. Se visitar Paris sem ir à Torre Eiffel parece insensato, a mesma lógica pode se aplicar ao visitar Recife e não passar pelo Marco Zero.

O local se interliga com diversos outros pontos turísticos da cidade, como a Rua do Bom Jesus, Cais do Sertão, Paço do Frevo e outros pontos históricos.

Além da deslumbrante paisagem, o píer do Marco Zero oferece uma vista de tirar o fôlego do mar e do Parque de Esculturas de Brennand.

Paço do Frevo

O frevo é um ritmo essencialmente recifense. Por isso, uma visita ao Paço do Frevo é essencial para conhecer a história da música e da dança que toma conta do corpo de qualquer recifense durante o carnaval.

Rua dos Amores

Um dos mais recentes espaços urbanos da cidade, a Rua dos Amores fica no Bairro do Recife e funciona como uma galeria de arte ao ar livre.

Nos muros, as artes carregam o amor como inspiração principal. Entre os temas das obras, estão o amor pelo Recife, pelas águas, pela diversidade, amores de Carnaval, amor pela sustentabilidade, pelo cordel e pela música

Parque do Baobá

Localizado na Zona Norte da capital, o parque do Baobá é a casa do famoso e grande Baobá que dá nome ao equipamento.

Os que visitam a área podem aproveitar da vista do rio Capibaribe e do espaço arborizado para adultos e crianças.

Centro de Artesanato de Pernambuco

O Centro de Artesanato de Pernambuco reúne peças de artistas locais que representam a cultura da cidade e do estado. O pavilhão fica no Marco Zero da cidade.

Centro Cultural Judaico

Um local histórico que fica onde esteve uma das primeiras sinagogas da América - a Kahal Zur Israel - e mostra um pouco das curiosidades sobre a vinda dos holandeses para o Brasil, a Terra Prometida.

Comentários

Mais lidas