CULTURA

Do Frevo ao Bregafunk, evento gratuito leva cultura negra à praia Buraco da Velha, Zona Sul do Recife; veja programação

O "Virada Negra" realiza evento cultural gratuito com 24 horas de duração

Julianna Valença
Julianna Valença
Publicado em 25/03/2022 às 13:20
Noticia
Foto: Marcia Paraíso/TV Brasil
A cirandeira Lia de Itamaracá. FOTO: Foto: Marcia Paraíso/TV Brasil
Leitura:

A praia do Buraco da Velha, localizada no bairro de Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife, recebe neste final de semana um evento cultural gratuito com 24 horas de duração.

O "Virada Negra" acontece neste sábado (26), a partir das 7h, em frente ao Iate Clube do Recife.

O evento é uma excelente oportunidade de aproveitar o final de semana no Grande Recife de forma diferente. Além de movimentar parte de Brasília Teimosa, ponto pouco explorado pelo turismo local.

Aberto ao público, a festividade conta com apresentação de 85 artistas negros pernambucanos, entre eles a cantora Lia de Itamaracá, considerada Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco.

Além também, de conhecer parte de Brasília Teimosa, ponto pouco explorado pelo turismo do Recife.

Cultura Negra

Divulgação/Virada Negra
"Virada Negra" acontece neste sábado (26), a partir das 7h, em frente ao Iate Clube do Recife. - Divulgação/Virada Negra

Além das apresentações musicais, o Virada Negra traz ao público atividades audiovisuais, danças, poesias e artes visuais. No mesmo local, acontece também a Feira Negra, voltada para o incentivo do afroempreendedorismo no Estado.

Ainda integram o evento, uma Feira Agroecológica, intervenções de Graffiti, o Festival Cabelo na Régua, debates com cineastas negros e exibição de filmes selecionados.

O público também poderá conhecer e levar para casa as 35 obras expostas no evento, através do Leilão de Arte Negra, que reúne artistas visuais como Ianah, Abròs, Fil, Adelson Boris, Feliciano dos Prazeres, Mangue Crew, Francisco Mesquita, Nathê Ferreira, entre outros. A curadoria é de Tuca Duarte.

Atrações

Música: Lia de Itamaracá; Bongar; Bell Puã; Leonam; Okado Canal; Mãe Beth de Oxum; Doralyce; Preta Nick; N’Zambi; DJ Boneka; Paulinha Lopas; Gabi do Carmo; Barbarize; Jessica Caitano e Leyde do Banjo.

Dança: Clara (bregafunk); Pedro Henrique (breaking); Miqueline (bregafunk); Rita Laracha (bregafunk); Balé Deveras (frevo) e Benedita Arcoverde (performance).

Poesia: Amaik; Odailta Alves; Joy Thamires; Priscila Ferraz; Elke Falconieri; Amanda Timóteo e Marlon.

Audiovisual: Soul Nascimento; Bruninha Leite; Carbonel; Yane Mendes; Priscila Melo; Igor Travassos, Karol Kalor; Rennan Peixe e Sales.

..

Identidade regional

A Virada Negra acontece como etapa final do Circuito de Cultura Negra Pernambucana, realizada entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, com incentivo da Lei Aldir Blanc (LAB-PE).

A pesquisa foi responsável pelo mapeamento e divulgação de artistas negros do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista. Com objetivo de debater sobre a história, produção e demais contribuições das artes afro-brasileiras para a formação de uma identidade regional

"Uma vez mapeados, os artistas tiveram seus perfis divulgados em exposições realizadas on-line e nas periferias das cidades, aproximando o público e também incentivando o surgimento de novas criações", explica a equipe do Virada Negra.

Programação:

7h - Feira Agroecológica

9h às 20h - Feira Negra

10h - Intervenção de Graffiti

14h - Festival Cabelo na Régua

15h - Debate com Cineastas Negres

16h (às 6h) - Apresentações musicais, danças e poesias

18h - Exibição de filmes

19h30 - Leilão de Arte Negra


Comentários

Mais lidas