Inteligência Artificial (IA)

Desvendando os Desafios da Inteligência Artificial: Fake News, Golpes e LGPD - O Que Você Precisa Saber!

Entenda os pontos preocupantes da Inteligência Artificial e os desafios que precisamos superar!

Luiz Siqueira
Luiz Siqueira
Publicado em 16/06/2023 às 18:31
Artigo
Thiago Lucas/ Design SJCC
Desvendando os Desafios da Inteligência Artificial: Fake News, Golpes e LGPD FOTO: Thiago Lucas/ Design SJCC

Desde o lançamento do ChatGPT, a Inteligência Artificial (IA) tem impressionado e despertado preocupação nas pessoas quanto ao seu potencial. Estamos realmente preparados para lidar com esta tecnologia? Meu emprego está ameaçado? Os nossos dados estão expostos?

Estas são algumas das perguntas que têm aparecido com frequência.

Inclusive, Elon Musk e outros executivos chegaram a solicitar um freio para a Inteligência Artificial (IA). Porém, outras pessoas, como Bill Gates, acreditam que não é possível freá-la.

A Inteligência Artificial (IA) oferece inúmeros benefícios, mais também apresenta pontos preocupantes.

Disseminação de Fake News

A disseminação de notícias falsas é amplamente facilitada pela Inteligência Artificial. Recentemente, até mesmo o Papa Francisco foi vítima de uma Fake News, em que uma foto manipulada mostrava-o usando uma jaqueta puffer branca.

Essa imagem falsa, na verdade, foi criada pela plataforma Midjourney. E não para por aí, pois temos também o caso do ex-presidente Donald Trump, em que uma foto foi criada, retratando-o como se estivesse sendo preso. Além desses exemplos, surgiram muitos outros casos preocupantes.

Golpes

A Inteligência Artificial tem sido uma ferramenta facilitadora para criminosos, que a utilizam para imitar a voz de indivíduos e aplicar golpes em seus amigos e familiares, enganando-os e solicitando dinheiro. Essa prática tem levantado preocupações, uma vez que a tecnologia pode ser explorada de maneira maliciosa, causando prejuízos às vítimas.

LGPD

A inteligência artificial (IA) tem a capacidade de aprender com os dados imputados pelos usuários. No entanto, isso pode entrar em conflito com a Lei Geral de Proteção de Dados, que busca garantir a segurança e a privacidade das informações pessoais.

Por esse motivo, muitas empresas implementaram medidas rigorosas para proibir o uso da inteligência artificial (IA) com os dados da empresa.

Afinal, existe o risco de que esses dados sejam utilizados para fortalecer concorrentes ou até mesmo fornecer informações a pessoas mal intencionadas.

O que esperar?

Mesmo com todos esses pontos negativos, estamos vivendo um momento histórico, o próprio Bill Gates acredita que a Inteligência Artificial trará uma enorme mudança ao mundo. Ele chamou a IA de "O avanço mais importante" em tecnologia desde o desenvolvimento dos computadores.

Precisamos nos preocupar com os pontos negativos e nos esforçar para encontrar soluções viáveis. Particularmente, acredito que a Inteligência Artificial realmente é um caminho sem volta e que vamos aprender a conviver com ela em nossas vidas.

Comentários