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Método Lean: 7 desperdícios que você deve evitar no seu negócio

O Lean é uma metodologia de gestão contínua que visa maximizar a eficiência operacional de empresas de qualquer natureza, focando na redução de desperdícios e aumento na satisfação do cliente.

Moisés Falcão
Moisés Falcão
Publicado em 18/04/2023 às 9:44
Artigo
Thiago Lucas/ Design SJCC
Lean: 7 desperdícios que você deve evitar no seu negócio FOTO: Thiago Lucas/ Design SJCC

Você já ouviu falar no Método Lean? Esta abordagem concentra-se na identificação e eliminação de gargalos e recursos ociosos, como erros e atrasos, desperdício de materiais, desperdício de tempo através de filas de espera processuais e desperdício de energia.

Entender os 7 desperdícios do Lean é uma forma de ajudar as empresas a encontrar oportunidades de melhorias e tomar medidas para implementá-las.

Neste artigo, trago uma lista com os 7 desperdícios do Lean. Como ter consciência sobre eles pode melhorar o desempenho da sua produção e principalmente a economia de recursos.

1. Superprodução

O estoque em excesso é um dos desperdícios mais comuns. É quando as empresas mantêm mais produtos em estoque do que realmente é demandado pelos clientes. Este tipo de desperdício gera custos extras, ocupa espaço e ocultam riscos como acidentes que possam comprometer esse estoque.

Outro lado negativo é que esse produto em estoque excessivo pode não atender mais a demanda dos clientes devido a uma mudança no mercado que mudou as preferências do cliente. Nesse caso, esse estoque pode literalmente se tornar lixo.

2. Tempo de Espera

O tempo de espera é outro desperdício comum e é quando um processo é interrompido porque algo ainda não está pronto.

Essa recurso em fila de espera, sejam recursos humanos ou máquinas, se não forem acionados no tempo certo de uma linha de produção podem gerar atrasos e custos adicionais.

A frustração do cliente acontece muitas vezes por um detalhe, por uma falta de melhoria na fila de produção, o produto fica uma boa quantidade de tempo aguardando um item que poderia ser encaixado em outro momento no fluxo de produção. Quase pronto não é pronto.

3. Transporte Ineficiente

A movimentação ineficiente é um desperdício que ocorre quando materiais são transportados de forma desnecessária. Esta prática não só aumenta os custos, como também consome tempo e energia.

Um exemplo de transporte ineficiente é quando uma produção excessiva, que é outro desperdício, precisa ser organizada em um estoque.

4. Produção Sob Demanda

A produção sob demanda é o processo de desenvolver produtos em resposta a pedidos customizados dos clientes. Embora pareça ser uma boa ideia para atender às necessidades específicas dos clientes, também pode gerar desperdícios, como atrasos, materiais desperdiçados e custos adicionais.

Além disso, dar várias opções de customizações para os clientes pode levar ao fenômeno que chamamos de paradoxo da escolha.

Às vezes, dar várias opções ao cliente pode causar uma ansiedade no consumidor. Quanto maior a variedade de escolha, maior é a sensação de estar fazendo a escolha errada.

Uma dica de leitura sobre esse tema é o livro The Paradox of Choice do autor Barry Schwartz.

Nesse vídeo você também pode conferir o próprio autor falando sobre o tema.

5. Processos Desnecessários

Processos ineficientes que consomem tempo e recursos, mas não adicionam valor ao produto final. Estes processos devem ser identificados e removidos para melhorar a eficiência.

Em times de desenvolvimento de softwares, esses processamentos excessivos podem ser algoritmos que poderiam ser simplificados após uma revisão de código.

Em um time de marketing podemos dar o exemplo de relatórios que poderiam ser gerados de maneira automática, mas ao invés disso, uma ou mais pessoas gastam horas montando um quebra-cabeça de dados que ainda correm o risco, por uma falha humana, de exibir informações erradas.

6. Retrabalho / Defeitos

O retrabalho é quando um produto ou processo precisa ser refeito devido a erros ou falhas. Isso pode consumir muito tempo e recursos, além de gerar frustração entre todos os envolvidos no processo e por fim ao consumidor.

Um exemplo clássico é o recall de veículos.

Quando algum defeito de fabricação do veículo pode levar à risco de acidentes para os compradores desse modelo de carro, a fabricante é obrigada a fazer um comunicado público aos compradores alertando para os riscos desse defeito e então convidando esses clientes a comparecerem nas concessionárias para fazer a correção.

7. Movimentação Desnecessária

A movimentação desnecessária é quando materiais são movidos desnecessariamente de um lugar para outro. Esta prática não só consome tempo e energia, como também pode gerar perda de materiais.

Em uma agência de publicidade, essa movimentação falha poderia ser representada por reuniões desnecessárias, reuniões com tempo excessivo, reuniões não planejadas e participação de pessoas que não fazem parte do escopo da discussão.

Como Otimizar Recursos

Fazendo um trabalho contínuo de identificação desses 7 desperdícios do Lean, empresas de qualquer natureza podem melhorar sua eficiência operacional e otimizar seus recursos. Além de reduzir os custos, diminuir o tempo de produção, melhorar a qualidade do produto e deixá-lo mais aderente ao desejo do seu cliente.

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