Inovação

Redescubra seu negócio através de processos de inovação e agilidade

O que é inovação e como ela pode alavancar pequenos negócios ou garantir o futuro de empresas já consolidadas no mercado.

Moisés Falcão
Moisés Falcão
Publicado em 24/05/2023 às 13:50 | Atualizado em 24/05/2023 às 13:52
Artigo
Thiago Lucas/ Design SJCC
Redescubra o seu negócio através de processos de inovação e agilidade FOTO: Thiago Lucas/ Design SJCC

Quando falamos em inovação, muitas pessoas têm uma ideia distorcida e terminam por acreditar que inovar é criar algo novo e obrigatoriamente relacionado à tecnologias avançadas.

Podemos dizer que inovação em negócios é uma prática contínua, que organiza o pensamento criativo dos indivíduos de uma empresa e fomenta uma cultura de experimentação que permite trazer desenvolvimento de novos produtos ou melhorias de produtos já existentes.

Agilidade Criativa

Podemos dizer também que inovação é um jeito ágil de ser criativo. E da mesma maneira que a agilidade depende de processos bem definidos e melhorias cíclicas em fluxos operacionais e estratégicos, o processo de inovação também precisa ser sustentado por uma estrutura bem desenhada e com objetivos e responsáveis mapeados de maneira transparente para as pessoas, independente de nível hierárquico ou de departamentos.

Infelizmente, muitas empresas só buscam por uma estrutura de inovação quando se sentem ameaçadas por concorrentes repentinos que já nascem inovadores ou empresas já consolidadas, mas que investem em constante pesquisa para evitar sofrimentos com mudanças de mercado ou de hábitos dos usuários.

Por onde começar o processo de inovação?

Existem várias maneiras de iniciar esse processo. Em uma empresa com muitos departamentos e divisões, pode-se tentar engajar as principais lideranças nessa transformação e garantir o avanço das práticas necessárias.

Porém, é comum que esse engajamento dos altos níveis hierárquicos não aconteça. Nesse caso, devem ser mapeadas as pessoas ou áreas que sejam chave para que aconteçam os primeiros ciclos de experimentação.

Aos poucos, um pequeno grupo de pessoas vai trazendo resultados a partir desses experimentos. Consequentemente o grau de confiança no processo aumenta e a cultura de inovação vai sendo espalhada pela empresa.

Não existe uma maneira perfeita de iniciar uma cultura de inovação. Existem muitas ferramentas e métodos que apoiam esse processo, mas a maneira que cada empresa desenha esse ciclo contínuo de inovação é único. O mais importante com certeza é começar.

Backlog para melhorar VS backlog para inovar

Uma vez iniciada a prática de inovação em uma empresa é natural o abastecimento de uma lista de potenciais ideias que podem trazer algo novo que satisfaça a demanda do público. Para quem trabalha com inovação, o nome dado a essa lista é backlog e nesse caso, podemos ter dois backlogs diferentes.

Backlog do presente: É uma lista de mudanças que visa explorar o seu negócio no cenário atual. Procura por novas características que entregue valor para os usuários, que sejam possíveis de serem realizadas em tempo hábil e que tenham potencial lucrativo.

Backlog do futuro: É uma lista de possibilidades no seu negócio pensando no futuro ainda desconhecido. Procura desbravar mercados e encontrar serviços ou produtos que satisfaçam as necessidades que os usuários ainda nem sabem que possuem.

Comentários