Tecnologia e inovação

Ruas históricas fazem as conexões para uma cidade mais moderna. CESAR molda o Antigo com tecnologia e inovação

O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife possui prédios espalhados pelas ruas do centro da cidade

Nathália Macêdo
Nathália Macêdo
Publicado em 17/05/2023 às 15:49 | Atualizado em 18/05/2023 às 14:18
Noticia
CESAR/Divulgação
Prédio do CESAR no Recife Antigo FOTO: CESAR/Divulgação

Quando se fala em inovação e tecnologia no Recife logo se lembra da ilha onde fica localizado o Marco Zero. Lá, o Porto Digital possui uma área de mais de 170 hectares.

O parque tecnológica engloba mais de 360 empresas de segmentos diferentes, com tecnologia como ponto focal de seus negócios.

E é aí que a CESAR entra. Denominada como um centro de inovação e educação, a empresa é uma das embarcadas do Porto. Apesar disso, foi criada em 1996 antes mesmo da criação do Porto Digital.

Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

Com seus recentes 27 anos completados no dia 14 de maio, o centro abriu suas portas para mostrar como a tecnologia e a educação andam juntas pelo seu "campus" no Recife Antigo.

Divulgação/CESAR
CESAR no Recife Antigo - Divulgação/CESAR

A organização sem fins lucrativos e autossustentada possui, ao todo, quatro instalações com salas de aula e laboratórios espalhados pelas ruas do centro da cidade.

  • CESAR Apolo;
  • CESAR Tiradentes;
  • CESAR Brum;
  • CESAR Bom Jesus.

Dois outros prédios serão inaugurados em breve: CESAR Madre de Deus e CESAR Moinho.

CESAR

Ela que começou como uma empresa emergente, atualmente apoia 220 startups. Em 2023, o investimento nessa área será de 3 milhões. Até 2026, a ideia é impulsionar 2 mil startups.

Segundo o CEO, Eduardo Peixoto, com 135 projetos realizados por ano, a CESAR teve um crescimento de 42% em vendas em 2022. Ainda de acordo com o diretor executivo, a empresa atua em todo o ciclo de inovação. Confira:

  • Estudos, Pesquisa e Concepção;
  • Prototipação e Experimentação;
  • Desenvolvimento e Validação de Soluções;
  • Inovação contínua de soluções robustas e escaláveis com TICs.

Com isso, a CESAR está presente entre três características: Empresas (impulsionamento), Pessoas (cursos) e Startups (apoio).

Divulgação/CESAR
CESAR School - Divulgação/CESAR

Projetos

Com foco em testar aparelhos, os laboratórios da CESAR conseguem desenvolver soluções exclusivas de aparelhos da Motorola, por exemplo.

Falando nisso, desde 2001, a empresa de eletrônicos é a uma das grandes parceira da CESAR. Grupo Boticário, HP, Globo, Banco do Brasil, Vivo, Magalu, Petrobras, Ambev e Samsung são alguns dos outros.

Instalação

Com dois laboratórios, que isolam sinais externos, é possível simular todas as rede (3G, 4G e 5G). Lá, é possível simular a rede da Orange, empresa de telecomunicações da França.

A instalação também é capaz de realizar teste de conexão de Wi-Fi e bluetooth para a Motorola.

CESAR School

Ela é uma instituição de ensino focada nos interesses do mercado. Com isso a CESAR School faz uso do método de ensino PBL – Problem-Based Learning. A partir de problemas reais do mercado há o aprendizado de conceitos, teorias e práticas e o desenvolvimento de habilidades e atitudes.

Reprodução/Nathália Macêdo/SJCC
CESAR School - Reprodução/Nathália Macêdo/SJCC

A escola disponibiliza cursos de graduação e pós, divididos entre especialização, mestrado e doutorado.

  • Graduação
  • Design;
  • Gestão de Tecnologia da Informação (GTI);
  • Ciência da Computação.

Além disso, educação corporativa e projetos educacionais também estão disponíveis na CESAR School.

Victor Hugo, diretor executivo da CESAR School, pontuou que a escola "obtém a maior média entre todas as universidades pernambucanas".

Comentários