Inteligência Artificial

Tecnologia pernambucana reduz tempo em solo de aviões da Azul

Em 2022, a Azul foi apontada como a companhia aérea mais pontual do mundo

Nathália Macêdo
Nathália Macêdo
Publicado em 12/05/2023 às 20:05 | Atualizado em 12/05/2023 às 20:06
Noticia
Divulgação/ Azul
Tecnologia pernambucana reduz tempo em solo de aviões da Azul FOTO: Divulgação/ Azul

Inteligência artificial, criada pela startup WeSafer, ajuda a identificar tempos e movimentos reais dos aviões da Azul Linhas Aéreas através de visão computacional. Com isso, a tecnologia foi pensada para reduzir o tempo em solo das aeronaves. A empresa, por sua vez, é o braço digital da Avantia, empresa embarcada no Porto Digital.

Além da IA, o equipamento utiliza registro em vídeo para identificar os intervalos desses meios de transporte a partir de um levantamento prévio de 50 mil imagens de treinamento em sua rede neural.

Desenvolvida durante a pandemia e implantada em setembro de 2022 (após dois anos de estudos), a WeSafer On-Time Performance se baseou nos principais desafios da companhia aérea em melhorar procedimentos e aumentar a performance, reduzindo atrasos dos aviões em solo.

Segundo o sócio co-fundador da WeSafer, Teco Sodré, o artifício "é uma solução exclusiva, criada 100% pela equipe interna, em parceria com a Azul".

Divulgação/ Azul
Tecnologia pernambucana reduz tempo em solo de aviões da Azul - Divulgação/ Azul

Sodré ainda afirmou que apesar de existir uma tecnologia similar pelo mundo a empresa "é a única brasileira que domina todo o processo".

Como o dispositivo funciona

Só foi possível digitalizar as operações em rampa e reduzir os ciclos de tempo de retorno dos voos com o apoio de câmeras especiais (que captam imagens em tempo real), equipamentos de networking, algoritmos de inteligência artificial e soluções em nuvem.

"Um dos grandes desafios foi ser incluído no terminal aeroportuário e tratar com as equipes da Anac, Polícia Federal e Receita Federal. Cada relação dessa exigiu um tempo de amadurecimento e de entendimento para que a solução fosse homologada e entrasse em execução", disse Sodré.

Resultados

Segundo os dados da Cirium, que analisa dados globais do setor de aviação, de 2022, a Azul foi apontada como a companhia aérea mais pontual do mundo, com quase 89% de chegadas no horário previsto.

Com isso, a startup afirmou que a solução é capaz de manter e até aumentar esse índice de pontualidade.

ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Inteligência artificial ajuda a identificar tempos e movimentos reais dos aviões da Azul Linhas Aéreas - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Para Daniel Tkacz, VP de Operações da Azul, com as informações geradas pela ferramenta o monitoramento ganhou uma análise mais precisa e quase em tempo real.

"Era um processo mais moroso e muitas vezes manual. Atualmente, a companhia controla todo o processo em solo, usando dados inteligentes a partir da tecnologia", disse Tkacz.

"De forma automática, a solução garante o gerenciamento contínuo do desempenho dos processos, 24 horas por dia e sem a necessidade de qualquer participação humana, permitindo que os colaboradores se concentrem em tarefas de maior valor", finalizou.

Comentários