O Porto Digital aprensentou dados sobre o crescimento em 2022, que registrou um faturamento de R$ 4,75 bilhões e somando 365 empresas embarcadas.
De 2018 a 2022, o polo tecnológico teve um crescimento de 150%, principalmente com o desenvolvimento expressivo na pandemia do Covid-19, seguindo a tendência do mercado de tecnologia.
“Esses números mostram um crescimento consistente das empresas do Porto Digital. É sinal inequívoco de que nosso parque tecnológico é um excelente ambiente para a instalação e o desenvolvimento de empresas de tecnologia e inovação”, disse o presidente do parque, Pierre Lucena.
Mercado de Tecnologia e empregos em 2023
Em conversa com a imprensa, o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, revelou a preocupação com o cenário internacional, no que diz respeito a incerteza gerada pelas taxas de juros nos Estados Unidos e a falência de bancos norte-americanos, e como essas irão influenciar a economia brasileira.
"Agora, a gente (Porto Digital) pretende continuar crescendo apesar dos percalços internacionais que vão atingir obviamente todas as empresa, tá todo mundo revendo os cenários no mundo todo [...] O que a gente está tratando agora é resolver os problemas para enfrentar as dores do crescimento melhor.", afirmou Pierre Lucena.
Os layoffs nas big techs também foi uma pauta apontada na apresentação dos dados, que o presidente garantiu que o polo não foi atingido.
Pierre destacou que o Porto Digital tem a expectativa de uma trajetória de crescimento para 2023 e que é necessário fortalecer a base na educação, principalmente na periferia com programas de inclusão, como o Embarque Digital.
Empresas do Porto Digital que mais empregam
Dentre as empresas embarcadas no Porto Digital, as que registraram maior crescimento em 2022 foram a Mesa, Serttel e Tempest.
Quando se trata de empregabilidade, as empresas destacadas foram:
- Accenture
- Avanade
- Avantia
- CESAR
- FITec
- Neurotech
- Pitang
- Serttel
- Speed+
- Tempest
- EAD Uninassau
* Com informações do Porto Digital.
Comentários