BLOQUEIO DO TELEGRAM

TELEGRAM SAI DO AR: Quem é dono do Telegram? Saiba tudo sobre aplicativo alvo de bloqueio após decisão de Moraes

Saiba mais sobre o dono do Telegram, aplicativo de mensagens que foi bloqueado no Brasil após decisão do STF

Flávio Oliveira
Flávio Oliveira
Publicado em 18/03/2022 às 17:15
Noticia
Reprodução/Instagram
Saiba quem é o dono do Telegram, aplicativo de mensagens que foi bloqueado após decisão do STF FOTO: Reprodução/Instagram
Leitura:

O aplicativo de mensagens Telegram foi bloqueado do Brasil nesta sexta-feira (18) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

O bloqueio vem após o ministro Alexandre de Morais atender a um pedido da Polícia Federal. A justificativa é de que o aplicativo é conhecido por não cooperar com autoridades judiciais e policiais de vários países.

Além disso, o aplicativo de mensagens não atendeu decisões judiciais para bloqueio de perfis tidos como disseminadores de informações falsas, entre eles o do blogueiro Allan dos Santos.

Um dos aliados mais próximos da família Bolsonaro. Allan dos Santos é investigado no Supremo em dois inquéritos: o que apura a divulgação de 'fake news' e ataques a integrantes da Corte; e também o que identificou a atuação de uma milícia digital.

Ao final desta matéria, vote na enquete e opine se você concorda com o bloqueio do Telegram ou não.

No ano passado, Moraes determinou a prisão do blogueiro, que está nos EUA. Há uma ordem para a extradição dele.

Quando o Telegram vai ser bloqueado?

De acordo com informações da TV Globo, a ordem para o bloqueio do Telegram está em fase de cumprimento. As empresas estão sendo notificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Quem é o dono do Telegram?

O criador do serviço é um programador e empreendedor russo, chamado Pavel Durov

É conhecido por criar a maior rede social da Rússia, a VKontakte, e o aplicativo de mensagens Telegram. Hoje, mora em Dubai, nos Emirados Árabes.

Após a recusa de Durov em fornecer dados de usuários ucranianos para a Rússia, além de se negar a fechar páginas de oposição ao então candidato Vladimir Putin, o dono do Telegram ficou marcado pelo governo do Kremlin e fugiu do país por contra própria em 2011, mudando de país a cada poucos meses.

.

Em 2014, o programador lançou o aplicativo Telegram. A ideia para o serviço de mensagens surgiu em 2011, depois que uma ofensiva da SWAT invadiu sua casa em São Petesburgo, na Rússia. Foi aí que ele se deu conta que não possuía nenhuma forma segura de conversar com seu irmão.

Segundo a revista Forbes, Durov é dono de uma fortuna estimada em 17 bilhões de dólares. Hoje, ele vive em Dubai, onde fica a única sede do Telegram.

Comentários

Mais lidas