Stephen King é um dos autores de terror e suspense mais renomados do mundo. É quase impossível não conhecer pelo menos uma de suas obras: a maioria delas faz tanto sucesso em sua versão escrita que logo são adaptadas para o cinema, TV e até mesmo quadrinhos. Seus livros já venderam mais de 400 milhões de cópias, com publicações em mais de 40 países, e ele é atualmente o 9º autor mais traduzido do mundo. King é muito prolífico e com mais de 50 obras na sua bibliografia, pode ser intimidador saber por onde começar a desbravar suas histórias. Pensando nisso, reunimos seis livros do autor que podem ser boas opções para quem está conhecendo-o agora. Confira:
Misery - Louca Obsessão
Paul Sheldon é um escritor reconhecido pela série de best-sellers protagonizados por Misery Chastain. No dia em que termina de escrever um novo manuscrito da série, ele acaba sofrendo um grave acidente de carro, e então é resgatado pela enfermeira Annie Wilkes. A simpática senhora é uma leitora voraz que se autointitula como sua fã número um. No entanto, após ler o manuscrito mais recente e descobrir que a personagem Misery morre, ela fica fora de si e acaba mostrando seu lado psicótico para Paul. Annie o isola em um quarto e inicia uma série de torturas e ameaças, que só acabarão com uma condição: se ele concordar em alterar o destino de Misery. Ferido e debilitado, Sheldon então terá de usar toda sua criatividade para tentar salvar a própria vida.
Em 1990 o livro foi adaptado para o cinema, com Kathy Bates e James Caan nos papéis principais.
O Iluminado
Quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no Overlook Hotel durante o inverno, todos os seus problemas parecem ter uma solução fácil: não haverá mais desemprego, e ele irá se esforçar para largar a bebida e focar na sua escrita. Além disso, a oportunidade também trará tranquilidade e conforto para Wendy, sua esposa, e seu filho Danny. Só que o Overlook não é um hotel normal. Quanto mais intensa a neve fica, mais Jack descobre que espíritos malignos residem naqueles corredores. Espíritos que querem Danny, que não é um garoto comum e possui o dom de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Logo a família fica frente a frente com o desejo de vingança que exala daquelas paredes.
O livro foi adaptado para o cinema em 1980, com direção de Stanley Kubrick e Jack Nicholson, Shelley Duvall e Danny Lloyd nos papéis principais. Hoje a obra é considerada um dos melhores filmes de terror de todos os tempos. Infelizmente King é uma das pessoas que discorda dessa afirmação: o escritor não gostou da forma que Jack é retratado no filme. Em 1997, ele escreveu outra adaptação do livro, uma minissérie com três episódios. Porém ela nunca chegou perto do mesmo tipo de reconhecimento que o filme obteve ao longo dos anos.
It: A Coisa
Durante as férias de 1958, em uma cidadezinha do Maine, sete amigos aprendem o real sentido da amizade, do amor, e do medo. O tipo de medo mais profundo que existe. Naquele verão, eles enfrentam pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que durante os anos deixou traumas intensos em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos se encontram novamente. Mais uma vez, uma onda de terror tomou conta da cidade. Mike Hanlon, o único do grupo que permaneceu em Derry, dá o sinal aos seus amigos de que é preciso unir forças novamente contra a Coisa. Eles irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar todos os seus medos e limites.
"It" tem duas grandes adaptações: a minissérie de dois episódios de 1990, com a performance icônica de Tim Curry como a Coisa, e os filmes mais recentes de 2017 e 2019, que foram sucesso de público.
Escuridão Total Sem Estrelas
King também já publicou vários livros de contos, sendo "Escuridão Total Sem Estrelas" um dos mais famosos. Este volume contém quatro histórias: Em "1922", o agricultor Wilfred e o filho, Hank, precisam decidir do que é mais fácil abrir mão: das terras da família ou da esposa e mãe. Em "Gigante do Volante", após ser estuprada por um estranho e deixada à beira da morte, Tess elabora uma vingança que vai deixá-la cara a cara com um lado desconhecido de si mesma. Já em "Extensão Justa", Dave Streeter está com câncer terminal e ao fazer um pacto com um estranho vendedor, fica frente a frente com a seguinte pergunta: vale a pena salvar a própria vida quando o preço é destruir a de outra pessoa? E, em "Um Bom Casamento", uma caixa na garagem pode dizer mais a Darcy Anderson sobre seu marido do que os vinte anos que eles passaram juntos. Os personagens dos quatro contos passam por momentos de escuridão total, quando não existe nada para guiá-los, e suas histórias representam o modo como lidamos com o mundo e como o mundo lida conosco.
"1922", "Gigante do Volante" e "Um Bom Casamento" já ganharam adaptações cinematográficas.
A Dança da Morte
Um vírus mortal é liberado acidentalmente, e um milhão de contatos casuais formam uma cadeia de morte: é assim que o mundo acaba. O que fica em seu lugar é um ambiente árido, sem instituições e sem 99% da população. São nessas condições que os sobreviventes precisam escolher seu lado. Os benevolentes ficam junto a Mãe Abigail, enquanto o mal é incorporado por Randall Flagg, um indivíduo de poderes enigmáticos. Nesta narrativa, King desenvolve uma história épica sobre a batalha entre o bem e o mal com o fim do mundo como plano de fundo.
"A Dança da Morte" foi adaptada para a TV em 2020, em formato de minissérie, e conta com Whoopi Goldberg, Alexander Skarsgård, James Marsden, Odessa Young e Katherine McNamara no seu elenco.
Outsider
O corpo de um menino de onze anos brutalmente assassinado é encontrado no parque de Flint City. Testemunhas e impressões digitais apontam para Terry Maitland como o autor do crime: logo uma das figuras mais conhecidas da cidade, treinador da liga infantil de beisebol, professor de inglês, casado e pai de duas filhas. O detetive Ralph Anderson ordena uma prisão rápida e bastante pública, e em pouco tempo toda a cidade sabe que Terry é o principal suspeito. Maitland tem um álibi, mas as amostras de DNA corroboram a acusação. O caso parece resolvido, mas conforme a investigação se desenrola, a história se transforma em uma montanha-russa cada vez mais confusa. Terry Maitland é uma boa pessoa ou só alguém que sabe esconder sua natureza sombria? As respostas dessa e de mais perguntas que surgem ao longo da investigação fazem de "Outsider" uma das histórias mais perturbadoras de King.
Em 2020, o livro foi adaptado para a TV, e conta com Ben Mendelsohn, Jason Bateman e Cynthia Erivo no elenco principal.
Bônus: Sobre a Escrita
Em 2015, o autor lançou uma autobiografia onde detalha sua vida, seu processo criativo, e deixa dicas valiosas para quem quer seguir o caminho da escrita. Foi eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos, e também foi vencedor dos prêmios Bram Stoker e Locus. King apresenta uma visão prática e interessante da profissão de escritor, inclui as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, e baseia seus conselhos em memórias da sua infância e nas experiências do início da carreira. Ele oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes. Uma leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer pessoa que goste de uma história bem contada.
Veja também:
Cinco séries curtas do Prime Video para maratonar no feriado
Kindle: conheça os diferentes modelos
Nota ao leitor: quando você compra por meio de links em nosso site, podemos receber comissão de afiliados.
Comentários