Cinema e Estado Novo

Historiador lança livro sobre o cinema pernambucano no Estado Novo

"O Estado Sob as Lentes" fala sobre as primeiras experiências do cinema sonoro pernambucano durante o Estado Novo

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 13/05/2022 às 16:27
Noticia
Reprodução / Linkedin
Arthur G. Lira do Nascimento é doutor e mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) FOTO: Reprodução / Linkedin
Leitura:

A Cinemateca Pernambucana, na Zona Norte do Recife, recebe neste sábado (14) o lançamento oficial do livro "O Estado Sob as Lentes".

Publicado pela Paco Editorial, o trabalho é resultado da pesquisa de mestrado do historiador Arthur G. Lira do Nascimento, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento começa às 14h na Avenida Dezessete de Agosto, 2187, no bairro de Parnamirim.

O Estado Sob as Lentes

O livro é uma investigação sobre as primeiras experiências do cinema sonoro pernambucano durante o Estado Novo (1937-1945), regime político varguista, representado em Pernambuco pela figura do interventor federal Agamenon Magalhães.

Na época, produtoras como a Meridional Filmes foram contratadas pelo governo para realizar documentários e cinejornais propagandísticos para exaltar os feitos do presidente Getúlio Vargas e de Agamenon Magalhães.

Esta ligação entre Estado e cineastas produziu um terreno fértil para a realização de diversos documentários e experimentos de sonorização que resultaram no primeiro longa-metragem sonoro do Norte e Nordeste do Brasil: Coelho Sai (1942). 

Dirigida pelo cineasta Firmo Neto, a obra, no entanto, foi perdida em um incêndio

É uma pesquisa que explora essa trajetória esquecida, dialogando com o cenário político e cultural varguista sob uma análise historiográfica.

A dissertação que origina este livro foi originalmente defendida em 2015, com o título homônimo: "O Estado sob as lentes: a cinematografia em Pernambuco durante o Estado Novo (1937-1945)".

..

Sobre o autor

Doutor e mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Arthur G. Lira do Nascimento desenvolve pesquisas na área de História Cultural do Cinema, com ênfase na produção de documentários.

Durante o mestrado, Arthur G. Lira trabalhou com as relações entre os cineastas pernambucanos e o Estado Novo (1937-1945), que resultou no livro "O Estado Sob as Lentes" (Paco Editorial, 2021).

Graduou-se com láurea acadêmica em licenciatura plena em História pela Universidade de Pernambuco (UPE). É professor de História e História da Arte na rede privada do ensino básico e superior.

Divulgação
Lançamento do livro O Estado sob as lentes - Divulgação

Comentários

Mais lidas