saúde

Membro do Black Eyed Peas é cego? Conheça as causas do Nistagmo, doença que prejudica a visão

O assunto viralizou e colocou o nome da banda nos tópicos mais comentados do Twitter

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 11/05/2022 às 9:36 | Atualizado em 11/05/2022 às 17:08
Noticia
Reprodução / Divulgação
Black Eyed Peas FOTO: Reprodução / Divulgação
Leitura:

Na manhã dessa quarta (11), uma parte da internet ficou chocada ao descobrir que Apl, membro do grupo Black Eyed Peas é cego.

O assunto viralizou e colocou o nome da banda nos tópicos mais comentados do Twitter após uma usuária da rede publicar uma sequência de postagens explicando sobre a descoberta.

Nos vídeos, Will.i.am, colega de banda de Apl, explica que o amigo não consegue enxergar bem formatos e cores e não consegue ver objetos que não estejam muito próximos.

De acordo com as leis dos Estados Unidos, Apl é legalmente cego. Isso significa que ele não consegue enxergar objetos que estejam a mais de 60 metros de distância do seu campo de visão.

Em 2011, o cantor revelou ao jornal "The Sun" que sofre de uma condição chamada Nistagmo. A doença ocular provoca movimentos involuntários e repetitivos dos olhos, resultando na redução da visão.

Ainda assim, Apl consegue se apresentar com ajuda dos colegas. Confira o vídeo em que é possível perceber como o artista se movimenta no palco. 

O QUE CAUSA O NISTAGMO?

O Nistagmo pode ser causado por diferentes doenças secundárias como catarata congênita, inflamação do ouvido interno, miopia ou astigmatismo elevado, ausência congênita da íris, albinismo ou até mesmo efeitos secundários de alguns medicamentos.

..

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE NISTAGMO?

Além da obvia perda da visão, a condição também pode apresentar outros sintomas.

  • Fotofobia 
  • Dificuldade de enxergar no escuro
  • Tontura
  • Problemas com percepção de profundidade
  • Problemas de equilíbrio e coordenação motora

Comentários

Mais lidas