Nudez e violência

NOVELA PANTANAL: lembre as polêmicas envolvendo a trama

A novela Pantanal foi lançada em 1990 na TV Manchete. Em 2022 sai remake pela TV Globo

Taynã Olimpia
Taynã Olimpia
Publicado em 21/03/2022 às 23:11
Noticia
Reprodução
Cena da abertura da novela Pantanal, versão de 1990 FOTO: Reprodução
Leitura:

Próxima segunda-feira, dia 28 de março, a TV Globo estreia a novela Pantanal. A trama é versão atualizada da original de 1990, que foi lançada pela TV Manchete.

A primeira quem escreveu os capítulos foi Benedito Ruy Barbosa. Desta vez, quem assina o texto é seu neto, Bruno Luperi.

A novela Pantanal foi um grande sucesso. Mas não ficou longe de polêmicas e processos, relembre alguns deles.

..

Nudez

A ex-atriz e apresentadora Nani Venâncio foi escalada para fazer cenas da abertura da novela. Fazendo referência às personagens Juma e Maria Marruá, a mulher se "transforma" em onça.

Mas, durante as gravações, Nani usava um tapa-sexo para não ficar completamente nua. Porém, por solicitação da produção, ela tirou a cobertura das partes íntimas. 

Não tinha sido combinado que ela apareceria totalmente nua na abertura da novela. Ela só descobriu isso quando assistiu à produção na TV.

No seu programa na Rede Brasil, em fevereiro deste ano, Venâncio relevou que seu casamento com Egon Júnior foi abalado por causa do ocorrido.

A abertura não foi o único momento onde aparecia nudez. A trama contou também com inúmeras cenas onde os atores apareciam expostos.

A personagem Guta, interpretada por Luciene Adami, é um exemplo dessa exibição.

..

Violência

A novela Pantanal não economizou também em cenas de violência, com mutilação e sangue. E a dose promete ser repetida no remake de 2022.

Em uma das cenas, a personagem Juma Marruá arranca a orelha do seu abusador. Em outra cena o peão Alcides é castrado por se envolver com a esposa de outro personagem.

Na época, o jornal Folha de São Paulo chegou a descrever a cena como "muito sangue, muita cara feia de dor e pavor”.

Além disso, há a presença de um dos animais mais temidos da trama: as piranhas. Elas são responsáveis por devorar pessoas sem deixar vestígios.

O personagem Levi (vilão da novela) é de forma trágica, pois ele cai no rio e é comido vivo pelos peixes.

Briga de emissoras

Quando a TV Manchete faliu, foi vendendo suas produções para outras emissoras. O SBT comprou a novela Pantanal e exibiu em sua programação, em 2008.

Mas o autor Benedito Ruy Barbosa e a TV Globo já visavam fazer um remake da novela. Por isso foram contra a reexibição dos capítulos.

Recorreram na justiça, mas o SBT manteve o direito de exibir a trama e o fez.

Comentários

Mais lidas