Meio Ambiente

SXSW 2024: Multinacional brasileira apresenta painel mostrando como levantar a bandeira da sustentabilidade pode render bons negócios

Natura vai a festival de Austin para falar que além de preservar, quer regenerar áreas destruídas de florestas. Ela já tem produtos que resultam dessa iniciativa

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Luiza

Publicado em 16/03/2024 às 5:48 | Atualizado em 21/03/2024 às 15:26
Noticia
X

Ambientada no país que mais produz resíduos no mundo, a South By SouthWest (SXSW), conferência que é realizada anualmente em Austin, Texas, teve entre suas trilhas de discussão a sustentabilidade.

Foi nessa trilha que uma empresa brasileira trouxe seu case em que busca dar um passo além da preservação, discutindo a regeneração dos ambientes degradados, e de como é possível ter lucro ao mesmo tempo que se levanta a bandeira da sustentabilidade.

Produtos da floresta

O painel "Bioeconomia: Prosperando na Floresta Amazônica" contou algumas iniciativas da Natura, com a participação da diretora de Sustentabilidade, Angela Pinhati, da líder indígena Txai Suruí e da ativista e advogada americana Collete Battle.

A diretora da Natura lembrou que há mais de 20 anos, a empresa lançou uma linha de produtos que incorporava ingredientes da amazônica, com a meta de garantir o comércio justo com as comunidades locais e conservação do meio ambiente. Segundo ela, de lá para cá já foi possível preservar mais de 2 milhões de hectares de Floresta Amazônica.

Na sua fala, Suruí falou que não entende por que criamos tecnologia para limpar os rios se poderíamos protegê-los. "queremos trazer a tecnologia ancestral como uma das soluções para a emergência climática que estamos vivendo.”

Txai Suruí vive em Cacoal, Rondônia, é estudante de direito e colunista da Folha de S.Paulo. Em 2016, foi a única brasileira a discursar na abertura da COP26, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em Glasgow, na Escócia. 

Novos produtos

Essa nova fase de buscar regenerar também já está virando produtos. A Chief Marketing Officer da Natura, Tatiana Ponce, informou que a empresa está lançando um hidratante concentrado cuja mistura final pode ser feita em casa (e o mesmo frasco reutilizado inúmeras vezes). Além de uma redução de 75% na utilização de plástico, o material é 100% reciclado e recolhido dos rios.

A Natura &Co tem atuação internacional e resulta da combinação das marcas Avon, Natura e The Body Shop. O conglomerado encerrou o 3º trimestre do ano passado com lucro líquido consolidado de R$ 7,024 bilhões, revertendo prejuízo de R$ 559,8 milhões apurado no mesmo período de 2022.

A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014. Uma Empresa B é aquela que visa como modelo de negócio o desenvolvimento social e ambiental.

Tags

Autor