SXSW 2024: Tomar decisões não óbvias é a melhor forma de lidar com os males atuais
Ansiedade, solidão, sobrecarga de informações, falta de propósito e baixa empatia são, segundo Rohit Bhargava, grandes problemas do nosso tempo. E precisam ser endereçados de forma surpreendente
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Como enfrentar os maiores desafios contemporâneos usando abordagens não convencionais? O escritor e palestrante Rohit Bhargava apresentou seu roteiro para conseguir soluções criativas na South By SouthWest (SXSW), evento de inovação e artes realizado em Austin, no Texas.
Solidão, ansiedade, sobrecarga de informações, falta de propósito, viés inconsciente e baixa empatia são alguns dos males atuais que ele defende que precisam ser abordados de uma maneira surpreendente e inclusiva. Segundo ele, pessoas que realmente entendem as outras pessoas sempre vencem.
Estratégias
Uma das estratégias centrais discutidas por Bhargava foi a necessidade de criar espaço para novas ideias florescerem. Ele enfatizou a importância da diversidade de pensamento para que novas ideias surjam.
Criar pequenos momentos de oásis mental. Ele deu exemplo com uma dinâmica que pratica nos encontros que promove. Em sete minutos, sugere que os participantes façam para os outros um "pitching" de sete minutos dizendo algo não óbvio sobre si mesmos. "Todo mundo sai com a certeza de qua conheceu pessoas incríveis", diz.
Além disso, Bhargava ressaltou a importância da prática de viagens mentais no tempo, imaginar cenários futuros para para ajudar a resolver problemas atuais.
Outra estratégia fundamental apresentada por Bhargava foi a necessidade de ser um aliado em questões de diversidade e equidade. Escutar mais que ouvir, promover a equidade e reconhecer o valor das pessoas são alguns dos pontos que ele destaca.
Ao desafiar o status quo e promover a empatia e a compreensão, Bhargava argumentou que podemos enfrentar os desafios sociais contemporâneos de maneira mais eficaz e inclusiva. Veja abaixo o apresenctação que ele compartilhou.
Jornalista desde 1990 e bacharel em direito desde 2006; mestra em comunicação e tecnologia. Atualmente exerce a função de diretora de Estratégias Digitais do SJCC.
Localidade:RecifeCargo:Diretora de Estratégias DigitaisCursoComunicação e Tecnologia, Brunel University, Londres (1997-1998)
Facebook Digital Video Accelerator - 2018
Facebook Readers Revenue Accelerator - 2019