Inovação

SXSW 2024: Tomar decisões não óbvias é a melhor forma de lidar com os males atuais

Ansiedade, solidão, sobrecarga de informações, falta de propósito e baixa empatia são, segundo Rohit Bhargava, grandes problemas do nosso tempo. E precisam ser endereçados de forma surpreendente

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Luiza Borges

Publicado em 12/03/2024 às 10:46 | Atualizado em 03/05/2024 às 16:52
Noticia

Como enfrentar os maiores desafios contemporâneos usando abordagens não convencionais? O escritor e palestrante Rohit Bhargava apresentou seu roteiro para conseguir soluções criativas na South By SouthWest (SXSW), evento de inovação e artes realizado em Austin, no Texas.

Solidão, ansiedade, sobrecarga de informações, falta de propósito, viés inconsciente e baixa empatia são alguns dos males atuais que ele defende que precisam ser abordados de uma maneira surpreendente e inclusiva. Segundo ele, pessoas que realmente entendem as outras pessoas sempre vencem.

Estratégias

Uma das estratégias centrais discutidas por Bhargava foi a necessidade de criar espaço para novas ideias florescerem. Ele enfatizou a importância da diversidade de pensamento para que novas ideias surjam.

Criar pequenos momentos de oásis mental. Ele deu exemplo com uma dinâmica que pratica nos encontros que promove. Em sete minutos, sugere que os participantes façam para os outros um "pitching" de sete minutos dizendo algo não óbvio sobre si mesmos. "Todo mundo sai com a certeza de qua conheceu pessoas incríveis", diz. 

Além disso, Bhargava ressaltou a importância da prática de viagens mentais no tempo, imaginar cenários futuros para para ajudar a resolver problemas atuais.

Outra estratégia fundamental apresentada por Bhargava foi a necessidade de ser um aliado em questões de diversidade e equidade. Escutar mais que ouvir, promover a equidade e reconhecer o valor das pessoas são alguns dos pontos que ele destaca. 

Ao desafiar o status quo e promover a empatia e a compreensão, Bhargava argumentou que podemos enfrentar os desafios sociais contemporâneos de maneira mais eficaz e inclusiva. Veja abaixo o apresenctação que ele compartilhou.

 

Tags

Autor