Inovação e arte

SXSW 2024: Uma maratona de tecnologia, inovação e cultura

Cidade de Austin recebe mais de uma vez o festival SXSX, que dita tendências em várias áreas da tecnologia e da cultura. Duquesa, artistas e megainvestidores estarão presentes

Imagem do autor
Cadastrado por

Maria Luiza Borges

Publicado em 05/03/2024 às 5:11 | Atualizado em 16/04/2024 às 10:52
Noticia

Um dos festivais mais inovadores, tecnológicos, descolados e definidores de tendências do ano começa nesta sexta-feira (8) em Austin, no Texas. A programação é tão ampla que inclui de inteligência artificial, computação quântica e energia limpa a saúde, pesquisa por extraterrestres, o mais novo lançamento da Netflix, música, games e até discussões engajadas como a sobre feminismo que terá a nobre presença da Duquesa de Sussex, Meghan Markle.

Tudo isso embalado em três eventos que juntos formam a South By South West: uma conferência, um festival de cinema e um festival de música. Os três ocorrem de 8 a 16 de março na cidade texana que se orgulha do título de "esquisita", Em 2023, 345 mil pessoas passaram por Austin durante o período da SouthBy, como o público local carinhosamente apelidou a festa.

Celebridades, cientistas e empreendedores

A lista de celebridades, além de Meghan, claro, impressiona. O painel de Meghan, sobre liderança feminina, também terá a atriz Brooke Shields, a jornalista Katie Couric e a socióloga Nancy Wang Yuen e ocorre exatamente no Dia Internacional da Mulher.

Outras estrelas do evento são o tricampeão da NBA Dwane Wade, Jane Fonda, Kirsten Dunst, Selena Gomez, Elijah Wood, Seth Green, Ashley Judd, Brooke Shields, Janelle Monae.

O Cinema Center tem premieres confirmadas com Nicholas Cage, Pedro Pascal (que esteve no festival em 2022 e 2023), e Mark Duplass. Mas sempre aparecem surpresas como Keanu Reaves em 2023.

Há ainda uma lista impressionante de experts de várias áreas, empreendedores, investidores e executivos das maiores empresas do mundo.

Este ano passarão por Austin o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi; o co-fundador do Facebook Andrew McCollum; o fundador e CEO da Dell Technologiers, Michael Dell; o empreendedor Mark Cuban (Dallas Mavericks, Shark Tank)... a lista é enorme.

Investimento alto e temas do futuro

É um evento caro para ir (passagem, hospedagem e uma credencial que custa entre 795 e 2095 dólares, dependendo dos eventos escolhidos), mas que cada vez atrai mais a atenção de brasileiros. Em 2023, português brusuca era uma das línguas mais escutada pelos corredores.

Os cinco primeiros dias, os mais disputados por conta da conferência, são de longas filas para ouvir os principais painéis no Centro de Convenções de Austin e hotéis vizinhos, além de ativações concorridas das principais marcas do mundo.

Alguns painelistas viraram verdadeiras celebridades. Os futurologistas Amy Webb e Mike Bechtel são daqueles que a maioria só consegue assistir pela transmissão e o fast pass (recurso de reservar um lugar no dia anterior) se esgota em minutos.

Inteligência artificial deve permear várias discussoes. Se no ano passado fazia poucos meses da explosão do ChatGPT, este ano o tema aparece ao lado de Web 3.0, tecnologia robótica, melhoria de alimentos, medicina, no uso para a produção de conteúdo, no mundo do trabalho e nos relacionamentos interpessoais.

O VP da OpenAI, criadora do ChatGPT, Peter Deng, lidera um painel que deve ser dos mais concorridos sobre a relação entre humanos e IA. Simi Olabisi, da Microsoft (grande investidora da Open IA), também aborda o tema.

Já que tem muita cultura e entretenimento também, a Netflix vai lançar a série "O problema dos Três Corpos", que tem estreia marcada para o dia 21, durante o festival de cinema e TV em Austin.

Networking e história

O interessante é que nem só de celebridades vive a SXSW. O evento se notabiliza por ser um local de networking. E por lançar gente e ideias novas no mercado. Em 1995, conta-se que havia uma fila para as pessoas que queriam experimentar entrar na internet e ficar conectado.

Em 2007, o Twitter foi lançado em Austin. Norah Jones, Franz Ferdinand e The White Stripes bombaram depois de passar pelos palcos da SXSW.

O festival surgiu em 1987, por iniciativa de um jornal alternativo texano, o Austin Chronicle, para agitar a cena cultural da cidade. O nome era uma alusão ao título original do filme de Alfred Hitchcock "North by NorthWest" (No Brasil, "Intriga Internacional").

Hoje o evento praticamente para a cidade e uma boa parte é totalmente free. Há shows e festas em todo a área central, acessíveis mesmo para quem näo está credenciado. Austin inteira vira uma grande festa. E o o que se discute em Austin costuma sair de Austin para o mundo. 

Um marco importante para Pernambuco no evento. O Cesar estará participando como finalista do concurso de inovação da Conferência, com a ferramenta de tradução de libras que desenvolveu em parceria com a Lenovo.

Tags

Autor