TECNOLOGIA

Comunidade PHP PE celebrou 21° Meet Up no Porto Digital; evento contou com palestras e network

Evento que reuniu a comunidade PHP-PE aconteceu no Porto Digital e abordou diferentes temas sobre a linguagem

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 02/09/2023 às 12:48 | Atualizado em 02/09/2023 às 13:04
Noticia
X

Na última quarta-feira (30), a comunidade PHP, de Pernambuco, celebrou o 21° encontro com todas vagas preenchidas. Essa comunidade tem como foco a disseminação de conhecimento sobre a linguagem PHP através de eventos, network e muito mais.

O encontro da comunidade aconteceu no Porto Digital, com apoio do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), e contou com cerca de 70 participantes.

A condução do Meet Up ficou responsável por Luiz Siqueira, Moisés Falcão e Fábio Fernandes, membros e organizadores da comunidade.

FOTO: Gabriel Ferreira

Do lado esquerdo, Luiz Siqueira e ao seu lado está Moisés Falcão - FOTO: Gabriel Ferreira

Para o portal NE10, o Tech Lead no Sistema Jornal Do Commercio De Comunicação, Luiz Siqueira, realçou a importância que a comunidade PHP PE desempenha na disseminação do conhecimento entre estudantes de tecnologia.

"A comunidade continuamente atrai indivíduos dedicados a estabelecer conexões profissionais e compartilhar conhecimentos, criando assim um ambiente enriquecedor e propício para o crescimento e aprendizado.", afirmou ele.

Palestras do 21° Meet Up da Comunidade PHP-PE

As palestras que aconteceram no Porto Digital imergiram em temas como a iniciação na programação com a linguagem PHP e a jornada de de integração. 

Um dos palestrantes conversou com o setor de tecnologia do Portal NE10, Ruan Sales, que é Desenvolvedor de Software e faz parte da comunidade. O profissional destacou a importância do evento para a entrada no mercado de trabalho de tecnologia, que se modifica rapidamente e exige dos profissionais um diferencial. 

"O Meet Up é importante pois, no mercado de tecnologia, tudo é modificado rapidamente, além de haver milhares de formas de resolver demandas, logo, com a ajuda da comunidade, pode-se compartilhar experiências, descobrir novidades, além de criar um Network, como foi na minha história, pois através da comunidade do PHPPE recebi a mentoria de uma pessoa mais experiente chamada Leandro Ferreira, ainda hoje ativo na comunidade, que me proporcionou a primeira oportunidade no mercado junto à empresa que trabalhava.", afirmou Ruan Sales.

FOTO: Gabriel Ferreira

Palestrante Ruan Sales no encontro da comunidade PHP PE - FOTO: Gabriel Ferreira

Ainda sobre o mercado de trabalho, Sales também explicou a relevância da linguagem de programação PHP para quem deseja alavancar a carreira. 

"O PHP é uma linguagem de fácil aprendizado, baixo custo de infraestrutura, ou seja, você consegue rodar um servidor PHP em máquinas simples sem demandar de grandes investimentos. Passando para um cenário mais profissional, consegue-se manter um sistema mediano com um investimento de R$ 30 a R$ 40 reais mensais, isso pensando em uma escala de 8 a 12 mil usuários realizando acessos ao mesmo tempo.", disse o palestrante.

"Então é uma grande oportunidade, tanto para quem busca ingressar na iniciativa privada, quanto na pública, pois prefeituras e diversos órgãos públicos costumam construir suas soluções com PHP por ser gratuito e de baixo custo de manutenção."

Ruan palestrou no encontro sobre o que escutar para iniciar a carreira com a linguagem PHP. Já a outra palestra do dia foi realizada por Roque Junior, Tech Lead na Pie (UK), com a palestra "APIs REST - Iniciando na Jornada de Integração".

FOTO: Gabriel Ferreira

Palestrante Roque Junior no encontro da Comunidade PHP-PE - FOTO: Gabriel Ferreira

Tags

Autor