Primeiro emprego como programador

Programador: 5 dicas para o conquistar o primeiro emprego

Como um Estudante de Programação pode Vencer as Dificuldades para Conseguir o Primeiro Emprego?

Luiz Siqueira
Luiz Siqueira
Publicado em 06/04/2023 às 9:06 | Atualizado em 01/06/2023 às 11:56
Artigo
Divulgação/DataInfo
Empresa oferece vagas de emprego para mulheres na área de tecnologia. FOTO: Divulgação/DataInfo

Na programação existem diversas áreas, como Front-end, Back-end, Fullstack, Full Cycle e Mobile, cada qual exigindo conhecimentos específicos.

É compreensível que um estudante possa se sentir desorientado diante de tantas opções, pois nem sempre é fácil entender o funcionamento de cada área de atuação e conhecer quais tecnologias são necessárias para cada uma.

A tecnologia evolui a passos largos, e de fato, existem muitas linguagens de programação e novas tecnologias surgindo diariamente.

Infelizmente as faculdades não conseguem acompanhar essas constantes mudanças exigidas pelo mercado de trabalho, o que deixa muitos alunos despreparados para conquistar o tão sonhado primeiro emprego.

Essa dificuldade não deveria existir, pois estamos falando de uma área onde há uma forte demanda por mão de obra qualificada, que só tende a aumentar cada vez mais.

Em um levantamento realizado pela Cortex a pedido da Forbs Brasil em abril de 2022, foi constatado que existiam 24 mil vagas abertas para cargos de tecnologia, e em uma nova pesquisa realizada no mesmo período deste ano, foi constatado um crescimento de 38%, subindo para 22 mil vagas abertas.

Isso revela que o setor da tecnologia está em plena expansão e oferece grandes oportunidades para os profissionais qualificados.

No entanto, a dificuldade enfrentada pelos estudantes acaba por abalar suas motivações, levando muitos a desistir da carreira escolhida, o que torna o mercado cada vez mais carente de profissionais qualificados.

Para facilitar sua jornada de busca por um emprego, reuni 5 dicas que podem te ajudar a ingressar no mercado de trabalho.

A escolha da linguagem de programação

É altamente recomendável concentrar-se em apenas uma linguagem de programação de cada vez. Embora seja comum que as pessoas estudem vários linguagens ao mesmo tempo, aconselho que você aprenda um bem antes de partir para outro.

A Escolha uma área de atuação

É necessário compreender como funciona cada área de atuação e escolher aquela que você se identifica mais. É normal ocorrer mudanças ao longo da carreira: você pode começar como desenvolvedor Back-end e depois migrar para Mobile, por exemplo.

Participe de Bootcamps

Networking é crucial para o sucesso profissional, pois diversas oportunidades são preenchidas através de  indicações. Participar de um Bootcamp não apenas aproxima você de outros programadores, como também lhe oferece acesso às tecnologias mais relevantes para o mercado de trabalho, além de ajudá-lo na construção do  seu portfólio.

Monte o seu portfólio no GitHub

O Portfólio no GitHub servirá para que as empresas possam avaliar melhor seus conhecimentos e habilidades.

Mantenha o LinkedIn atualizado

Por último, mantenha sempre o seu LinkedIn atualizado. Ele é uma excelente forma de conectar-se com outras pessoas, bem como potenciais empregadores e obter as últimas novidades sobre oportunidades de emprego.

Comentários