Os moradores da comunidade do Pilar, localizada no centro do Recife, é o foco do projeto Pilar Universitário, anunciado pelo Porto Digital e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) nesta quarta-feira (12). O projeto busca transformar a comunidade e trazer bolsas de estudo para cursos tecnólogos gratuitos para a especialização dos moradores.
De acordo com o senso feito pelo pólo de tecnologia, com cerca de 500 pessoas, apenas 2% dos moradores declararam ter ensino superior/técnico. Além disso, apenas 6,8% dos entrevistados possuem computador/notebook e 31,4% tem celular, o que também mostra uma falta de inclusão digital dos moradores.
Pensando nesta comunidade, o Pilar Universitário oferecerá cursos tecnólogos para impulsionar mais oportunidades e renda, além de vagas de jovem aprendiz e estagiário em empresas embarcadas no Porto Digital, como a Softex Pernambuco e Neurotech.
Nesta quarta-feira (12), o Portal NE10 participou do evento que anunciou o projeto de educação, com participação de diversas figuras de importância para a inovação e tecnologia do Recife. O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, falou com exclusividade sobre o projeto.
"O Porto Digital tem uma dívida de histórica com a comunidade do Pilar, é uma comunidade de 850 moradores dentro do bairro do Recife, histórica e que de certa forma teve uma distância muito grande com o próprio Porto Digital aqui. Então, nós estamos resgatando essa dívida que nós temos (...) Agora, a gente faz um programa estruturador e educacional, onde a gente vai universalizar o ensino de graduação na faculdade Senac.", disse ele.
O Portal NE10 conversou com Eduardo Santos, de 22 anos, que é um morador da comunidade do Pilar, foi jovem aprendiz e, agora, é estagiário de administração no SENAC. Eduardo participou do projeto copiloto para a comunidade Pilar e é um dos representantes a abrir caminhos para a concretização do Pilar Universitário.
Para participar do projeto, é necessário ser morador da comunidade do Pilar e ter o ensino médio completo. Os interessados devem se inscrever pelo WhatsApp: (81) 99112-6389.
O Pilar Universitário terá cinco etapas: Inscrições, Processo seletivo (Enem ou Vestibular), Matrícula, Realização do curso e Estágio + Programa de Jovem aprendiz.
Confira as documentações necessárias para participar:
Segundo o presidente do Porto Digital, o projeto começará em agosto, contudo, nenhuma data exata foi informada.
Os cursos que serão oferecidos para os interessados são:
Durante o evento, o Portal NE10 também conversou com a diretora de Educação Profissional do SENAC Pernambuco, Guiomar Albuquerque, sobre a possibilidade de contemplar mais comunidades carentes do Recife na faculdade.
"Sim, é nossa pretensão ampliar o número de bolsas integrais para outras comunidades, lógico, que dentro de um programa de formação mais amplo, com possibilidades dessas pessoas estarem no mercado de trabalho durante o curso e após a sua conclusão e até mesmo empreendendo, tornando donas do próprio negócio.", afirmou Guiomar.