Layoffs: entenda o motivo de tantas demissões e como se preparar

Compreenda as razões por trás das demissões em larga escala e saiba como se preparar para enfrentá-las com tranquilidade e resiliência.

Luiz Siqueira
Luiz Siqueira
Publicado em 08/06/2023 às 19:07 | Atualizado em 08/06/2023 às 19:15
Artigo
Thiago Lucas/ Design SJCC
Layoffs: entenda o motivo de tantas demissões e como se preparar FOTO: Thiago Lucas/ Design SJCC

Muitas empresas de tecnologia vêm anunciando demissões em massa, os famosos Layoffs. É natural que as pessoas fiquem preocupadas com esse tipo de notícia, principalmente quando vem de grandes empresas como Microsoft, Google, Meta e Amazon.

O atual cenário da economia mundial está sendo o grande responsável pelos Layoffs em empresas de tecnologia.

Durante o período da pandemia, essas empresas direcionaram o foco para as áreas de  operações e investimentos, o que resultou na necessidade de redução de custos e, infelizmente, em demissões em massa. 

O que é Layoff ?

Layoff é o nome dado para um período de inatividade previamente estabelecido, que ocorre quando as empresas precisam afastar o funcionário de suas atividades para evitar demissões em Massa.

Infelizmente, no momento atual, o termo Layoff tem sido associado às demissões em massa que vem ocorrendo em muitas empresas, principalmente na área de tecnologia.

Layoffs em grandes empresas de tecnologia 

Como prevenir ?

É fundamental que você invista continuamente na sua carreira, buscando qualificação, adquirindo novas habilidades e sempre entregando valor naquilo que produz.

Se você é um bom profissional, as chances de ser demitido são reduzidas, mas não inexistentes. Isso porque, às vezes, as demissões são processadas de maneira aleatória por sistemas.

Nesse caso, você pode ser impactado automaticamente.

Dessa forma, em caso de demissão, você provavelmente não ficará muito tempo desempregado, pois, ainda que exista o processo de layoff com frequência, o mercado de tecnologia se mantém aquecido e vem seguindo à procura de profissionais qualificados.

Se acontecer, o que devo fazer?

Agora é tempo de colocar as ideias em ação. Avalie as novas propostas, estabeleça um objetivo e comece a trabalhar para atingi-lo, seja desenvolvendo novas skills ou aprimorando as que você já possui.

É importante se manter em constante evolução. Eu já vi pessoas talentosas serem demitidas, mas elas voltaram ao mercado de trabalho em pouco tempo. Então não desanime, mantenha-se motivado e siga em frente!

 

Comentários