Nesta sexta-feira (28), os usuários brasileiro de iPhones (iOS) que pesquisarem o Telegram no App Store, loja de aplicativos, não encontrará o mensageiro azul. E o Google Play Store, no Brasil, pode ser o próximo a retirar o app.
Com a suspensão do Telegram pela Justiça brasileira e instabilidades que complicaram o uso do app, os usuários buscam por alternativas e até em atualizar o aplicativo nas lojas. Contudo, agora, não será mais possível. Apple já cumpre o pedido da Justiça em retirar o app e o Google seguirá a medida nos próximos dias.
O setor de tecnologia do Portal NE10 apurou a informação e confirmou a saída do Telegram para usuários de iOS. Na imagem à direita, o Telegram ainda permanece no Google Play Store.
A Justiça brasileira fez um pedido de suspensão do Telegram, pelo juiz Wellington Silva, que impossibilitou o uso da rede social nesta semana.
O pedido surgiu em um cenário preocupante de combate à grupos neonazistas após ataques em escolas, que ainda preocupa as autoridades brasileiras. A Câmara dos Deputados também age para regulamentar as redes sociais com o Projeto Lei 2630/2020, também chamado de PL das Fake News.