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Faça login ou cadastre-seQuem entrava na Exibição de Indústrias Criativas do Centro de Convenções de Austin, durante o festival South by SouthWest (SXSW) 2023, logo se deparava com a cabine de um veículo elétrico aéreo que seu fabricante diz que estará voando em espaços aéreos de todo o mundo em apenas 3 anos, em 2026.
Era o protótipo de veículo aéreo elétrico (eVTOL) da Eve Air Mobility, empresa que nasceu dentro da Embraer, de São José dos Campos (SP). A cabine foi levada para a exposição de indústrias criativas da SXSW sem asas nem rotores, mas mesmo assim quem passava queria conhecer o interior daquele verdadeiro "carro voador".
A aeronave pode transportar quatro passageiros e um piloto. Como no futuro o projeto é deixar o veículo autônomo, será possível transportar até seis passageiros. Os bancos também podem ser removidos para levar bagagens.
Na SXSW, muita gente fez fila para tirar uma selfie no interior da cabine, que é elegante e tem teto solar. O local acomoda os passageiros de frente um para o outro, mas o veículo deve receber outras versões e configurações customizadas.
A aeronave elétrica pousa e decola na vertical, como um helicóptero, mas como tem capacidade de planar em altitude, economiza energia, além de ser silenciosa. Sua autonomia é de 100 quilômetros, o que deve provocar uma revolução nos espaços aéreos urbanos.
A Eve já entrou no Brasil com o pedido de certificação e operação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), desde o ano passado. Na ocasião, a empresa anunciou que a aeronave deve custar US$ 3 milhões. A subsidiária da Embraer já recebeu cerca de 3 mil encomendas.
A estimativa é que o ticket de um trecho urbano custe cerca de US$ 100 dólares. O primeiro voo simulado ocorreu no Rio de Janeiro, em 2021.
O CEO da companhia, André Stein, diz que no longo prazo, o evtol da Eve trará uma redução de preço comparado com o de um helicóptero, devido ao custo de manutenção ser bem menor. Essa operação será ainda mais barata quando o eVTOL estiver operando de forma automática.
A EVE fez sua oferta pública de ações (IPO) na Bolsa de Nova York no ano passado. Segundo o diretor de comunicação da companhia, Christian Flathman, o projeto do veículo começou há seis anos. O primeiro desenho da aeronave foi apresentado em 2018.
A Eve Urban Air Mobility Solutions Inc. é uma das empresas de mobilidade aérea urbana que está desenvolvendo soluções como veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL) para transporte de passageiros em áreas urbanas congestionadas.
A história do eVTOL da Eve começou em 2017, quando a EmbraerX, a unidade de inovação disruptiva da Embraer, iniciou um projeto para explorar o potencial da mobilidade aérea urbana. Em 2019, a EmbraerX se tornou uma empresa independente e foi renomeada como Eve Urban Air Mobility Solutions Inc.
Desde então, a Eve vem trabalhando no desenvolvimento de seu primeiro eVTOL, que é conhecido como "Projeto Vahana". O Projeto Vahana foi apresentado ao público em 2018 e é um veículo elétrico de decolagem e pouso vertical com capacidade para transportar um passageiro. A empresa deve começar a testar o veículo ainda este ano.
Assim como a Embraer, outros fabricantes estão desenvolvendo veículos elétricos voadores; Entre os principais concorrentes da empresa estão: