Festival de tecnologia

Gigantes de tecnologia, startups e artistas de várias áreas se preparam para Festival SXSW, em Austin

Festival SXSW costuma ditar tendências tecnológicas e trazer lançamentos de filmes, músicas e novos artistas

Maria Luiza Borges
Maria Luiza Borges
Publicado em 22/02/2023 às 16:12 | Atualizado em 24/02/2023 às 11:34
Noticia
 Rich Fury/Getty Images for SXSW
Pedro Pascal na SXSW de 2022. Ator de The Last of Us esteve na premiere de "O Peso do Talento" FOTO: Rich Fury/Getty Images for SXSW

A cidade de Austin, no Estado americano do Texas, se prepara para receber em março um dos maiores festivais mundiais de inovação, tecnologia, música, cinema, educação e muito mais.

O SXSW (sigla para South by SouthWest) costuma ditar tendências, trazer lançamentos de filmes, músicas e produtos, servir de showcase para negócios emergentes, além de permitir fazer network com gente de praticamente todos os continentes.

2023 marca o segundo ano de retorno do evento presencial pós pandemia. Em 2020 as sessões presenciais foram canceladas praticamente em cima da hora, o que frustrou os organizadores, que esperavam bater o recorde de público atingido em 2019 - mais de 65 mil inscritos.

Tilda Swinton, Priyanka Chopra e New Order

Em 2021 o festival ocorreu online, mas no ano passado voltou a acontecer em Austin, para onde convergem empresários, executivos, profissionais de várias áreas, muitos nerds e artistas - de celebridades a gente desconhecida que promove performances em volta dos vários locais do evento, no centro da cidade.

Por ser um evento famoso pela grande rede de contatos que propicia, o modelo presencial faz de fato muita diferença na experiência do SXSW. Muita gente vai para cidade mesmo sem o crachá de participante do festival (o badge mais caro, que dá acesso aos festivais de tecnologia, de música, de cinema e de educação, custa quase 2 mil dólares).

Todo o centro de Austin é tomado por performances e estandes com experiências as mais diversas. A 15 dias do evento, a cidade já estava com sua rede hoteleira praticamente lotada e o crachá de acesso deve ficar ainda mais caro nos últimos dias antes do início. Você confere o site de inscrições aqui.

Para 2023, os organizadores já anunciaram a presença da produtora, atriz e escritora Priyanka Chopra Jonas; da banda New Order; da cantora, compositora e produtora Margo Price; e da atriz inglesa vencedora do Oscar Tilda Swinton.

SXSW é um grande palco de celebridades

Em 2022 quem esteve na Premiere de "O Peso do Talento" foi o ator Pedro Pascal (O Joel de The Last of Us) , que atuou ao lado de Nicholas Cage no filme lançado na SXSW.

O SXSW é destino de centenas de milhares de criativos de todo o mundo e por seus palcos já passaram grandes líderes, influencers e celebridades. 

AFP
Barack Obama falou na SXSW em 2016 - AFP

Quanto era presidente dos Estados Unidos, Barack Obama falou no SXSW de 2016, ao lado da primeira-dama, Michele Obama. Lady Gaga, Russell Crowe, Charlize Theron, Dolly Parton, Johnny Cash e Bruce Springsteen foram alguns dos muitos artistas que já bateram ponto no evento.

O festival que hoje atrai milhares de pessoas para Austin começou de forma despretensiosa em 1987. Parodiava um filme de Alfred Hitchcock de 1959, North by NorthWest. Aos poucos virou destino obrigatório para inovadores de todo o mundo.

Outras curiosidades do evento: o Twitter fez seu debut mundial na SXSW 2007. Ganhou o Web Awards da organização do evento. Outras grandes empresas de tecnologia também usaram o festival para se lançarem para o mundo, entre elas a UBER e o Airbnb.

Em 1994, um pai levou seus 3 filhos para se apresentar no SXSW. Assim o mundo conheceu a banda Hanson. John Mayer, James Blunt, Franz Ferdinand, The Strokes e The White Stripes também foram reveladas nosforam algumas das bandas reveladas pelo SXSW Music.

O Portal NE10 e o JC estarão participando do festival em 2023. A cobertura você acompanha nos nossos sites e redes sociais.

Comentários