NASA

NASA rastreia novo asteroide que pode atingir a Terra em fevereiro de 2046

NASA monitora novo asteroide, que tem chances de atingir a Terra no Valentine's Day, equivalente ao Dia dos Namorados nos Estados Unidos.

Publicado em 09/03/2023 às 11:02
Yahoo! News.
Novo asteroide é monitorado pela NASA. FOTO: Yahoo! News.

A NASA anunciou que investiga o novo asteroide 2023 DW, recém-descoberto que tem a possibilidade de colidir com a Terra. Até o momento, o astro tem poucas chances de colisão e só passará próximo do planeta no dia 14 de fevereiro (Valentine's Day) de 2046, ou seja, daqui a 23 anos.

De acordo com a agência, o asteroide tem aproximadamente 162 pés de largura e levará 271 dias para completar uma órbita solar.

"Muitas vezes, quando novos objetos são descobertos, são necessárias várias semanas de dados para reduzir as incertezas e prever adequadamente suas órbitas anos no futuro", confirmou a NASA.

Na lista de monitoramento de impacto da Terra da NASA, com 1 em 10 na escala de Torina, o que revela que não há motivos para preocupação do público. Contudo, esse astro cotinua sendo monitorado pelos analistas de órbita com previsões e fornecendo dados.

É importante destacar que a NASA trabalha com um Programa de Observação NEO, que encontra, rastreaia e aprende sobre os objetos que se aproximam da Terra. Assim, caso o programa identifique alguma urgência em relação aos astros, o governo e o público terão as devidas informações.

NASA e o plano de redirecionar asteroides

A NASA já divulgou o sucesso no Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo, também chamado de Missão DART, que tem como objetivo mudar a trajetória dos astros com impacto natural.

Essa missão custou mais de US$ 300 milhões e teve sete anos para o seu desenvolvimento.

> NASA consegue alterar trajetória de asteroide e método pode ser usado para proteger a Terra