7 erros FATAIS que você não pode cometer ao implementar cultura ágil na sua empresa

Cultura ágil Foto: Thiago Lucas

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7 erros FATAIS que você não pode cometer ao implementar cultura ágil na sua empresa

Saiba como enfrentar os principais problemas ao implantar uma cultura ágil na sua empresa
Moisés Falcão
Publicado em 06/02/2023 às 13:53
Cultura ágil Foto: Thiago Lucas


Ser ágil é uma das formas mais eficazes de obter resultados. Uma abordagem centrada na agilidade pode impulsionar o crescimento e desenvolvimento de qualquer empresa em qualquer indústria. No entanto, como nem tudo é perfeito, é preciso estar ciente dos problemas que podem ser encontrados no caminho para poder enfrentá-los da melhor maneira.

1 - Descontrole

Primeiro, é importante entender que a agilidade pode muitas vezes ser menos estruturada e menos formal do que outros métodos adotados na gestão de negócios.

É essencial ter em mente os pontos de controle e monitoramento das entregas de valor, garantindo que sejam legítimas, e que sejam construídas em conjunto com as pessoas dos times de desenvolvimento.

2 - Falta de feedback

É importante estabelecer canais de comunicação e feedback entre departamentos e entre os membros dos times para melhorar a resolução de problemas e estimular a criatividade.

Estabelecer rituais e cadências de encontros entre os indivíduos são importantes para garantir a troca de informações tão necessárias para que todos estejam alinhados e engajados nos mesmos propósitos e objetivos.

3 - Individualismo

Outro ponto importante é o trabalho em equipe, pois a abordagem ágil é baseada na colaboração e adaptação às mudanças. É essencial que todos obedeçam as regras e rituais propostos para obter sucesso.

É importante evoluir equipes multifuncionais que se sintam responsáveis por projetos e tarefas. Estimular a autonomia fará com que todos os membros da equipe estejam alinhados e tenham clareza de suas responsabilidades individuais e também com o time.

4 - Ausência de gestão visual

Quando as empresas adotam as práticas ágeis, elas também têm a oportunidade de usar ferramentas que facilitam os rituais e controle das tarefas. Essa gestão visual ajuda no gerenciamento de projetos a partir de uma visualização simplificada dos fluxos e gargalos na produção.

É importante usar estas ferramentas para tornar o processo mais simples e automatizado. Assim o tempo será mais concentrado nos objetivos e metas do projeto e da organização.

5 - Não testar coisas novas

A agilidade também deve exigir uma abordagem baseada no experimento para testar novas ideias e possibilidades, sem cair na monotonia. Estimular ideias inovadoras deve ser uma prioridade para obter novos resultados e levar às informações certas sobre a direção para a qual a empresa precisa seguir com seus serviços e produtos.

A experimentação também é importante para as melhorias incrementais dos fluxos de produção. É importante ter em mente que além do backlog de desenvolvimento e sustentação dos produtos, o ideal é ter também um backlog de melhorias nos processos adotados pelo time.

6 - Estagnação

Além disso, ser ágil significa reagir rapidamente e ser flexível aos novos desafios. É importante acolher o feedback dos clientes e reagir rapidamente para atender às demandas deles. Assim, o seu produto terá mais chances de se manter aderente ao público alvo e continuar na competição (e quem sabe até no Oceano Azul).

Sem dúvidas esse é um dos pontos mais importantes e que vai fazer diferença no valor que os clientes enxergam no seu produto ou serviço. Portanto, releia o parágrafo anterior para ter certeza que você apenas não leu no "automático".

7 - Não olhar para fora

Finalmente, é importante reafirmar que é preciso sair da zona de conforto para usar a abordagem ágil. Lembrar que é preciso criar e implementar novas ideias para obter resultados que maximizam o crescimento do negócio e que as mudanças devem ser bem pensadas para evitar problemas e satisfazer os clientes.

São vários os cuidados necessários, mas todos eles representam grandes oportunidades de crescimento e desenvolvimento da organização. Se as etapas e exigências forem respeitadas e encaradas com compromisso, a empresa poderá obter resultados significativos.

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