Um dos maiores festivais de inovação e artes do mundo, o SXSW, terá uma programaçãoe especialmente voltada ao público LGBTQAIPN+. Da Conferência SXSW aos Festivais de Música e Cinema e TV, criadores e ativistas subirão ao palco e à tela para compartilhar suas percepções e histórias.
Várias sessões da conferência oferecem insights sobre questões importantes na comunidade LGBTQIAPN+. Essas sessões oferecem aos líderes da comunidade criativa queer e aliada uma oportunidade de educar e apoiar uns aos outros. O festival SXSW ocorre de 10 a 19 de março de 2023, em Austin, no Texas.
- Startup brasileira que financia escolas particulares está na final do festival de inovação SXSW, em Austin, no Texas
- Gigantes de tecnologia, startups e artistas de várias áreas se preparam para Festival SXSW, em Austin
- Maconha nos negócios, no meio ambiente, nos esportes e até na comida: Festival SXSW, no Texas, terá 20 eventos sobre a planta
"Não seja drag, seja queen"
Em 2022, um número recorde de projetos de lei anti-LGBTQ surgiram nos Estados Unidos, país sede da SXSW. No Texas, estado de linha mais conservadora, já houve projeto até para proibir jovens de assistirem a shows de drag queens.
Em meio aos ataques à comunidade LGBTQIAPN+, as principais drag queens da RuPaul's Drag Race se juntarão na SXSW ao The Trevor Project para discutir as raízes históricas e o significado cultural do drag hoje. Será na tarde do dia 16, no Centro de Convenções de Austin, principal palco do evento.
Mídias sociais e grupos marginalizados
Mulheres e usuários de mídias sociais com temática LGBTQIAP+ enfrentam assédio direcionado e muitas vezes trollagem on-line. O mesmo ocorre com pessoas que estão vivenciando a transição de gênero. Um painel reunirá especialistas para discutir como as plataformas de mídia podem criar práticas recomendadas e oferecer ferramentas para proteger pessoas marginalizadas online.
Estarão participando um membro do Conselho de Supervisão da Meta (empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp), um estudioso que trabalha na interseção de tecnologia e direitos LGBTQ e um advogado internacional de direitos humanos. Esse painel ocorre dia 11 pela manhã.
Perspectivas sobre a Corporatização do Orgulho
O projeto "It Gets Better" terá uma apresentação sobre a evolução do papel que as marcas desempenham na luta pela igualdade LGBTQIAPN+ – e seu impacto (tanto positivo quanto negativo) na experiência dos jovens queer.
Esta sessão oferecerá insights de estudos de caso, pesquisas suplementares e dos próprios jovens LGBTQIAPN+ para informar como as marcas podem se conectar aos jovens da comunidade, em um ambienta cada vez mais complexo e politcamente polarizado.
TV e programas mais inclusivos
A mídia hoje em dia traz na programação conteúdos inclusivos - há platagormas LGBTQIAPN+ dedicadas e as redes convencionais têm programas e personagens mais inclusivos.
Alguns exemplos são séries de sucesso como "Orange Is the New Black", "Pose" e "Euphoria", quando há apenas 25 anos, "Will & Grace" era considerado "arriscado". E mesmo a pauta mais inclusiva ignora algumas identidades de gênero.
A geração Z, tida como “a geração mais queer de todos os tempos” exige que o conteúdo retrate com precisão seus estilos de vida. O que isso significa para o futuro da TV e do streaming? Esse tema será discutido em um painel do Festival de Cinema, no dia 11 de tarde.
Afirmando os direitos trans: ações para líderes empresariais
Líderes das áreas de medicina, política e negócios terãoa uma reunião específica para debater ações para o público trans, promovida pela consultoria Sparks & Honey. Contratação e retenção de talentos, futuro mais seguro, expansivo e criativo são o tema principal da conversa.
Uma grande festa também está prometida para a comunidade pelos organizadores, mas ainda com data e local a serem divulgados.
Comentários