GODIGITAL FESTIVAL

GoDigital Festival: Presidente da Microsoft Brasil revela o impacto do ChatGPT em empregos e negócios

Confira a fala da presidente da Microsoft Brasil sobre o ChatGPT, além do fim e surgimento de empregos com a transformação da IA.

Amanda Marques
Amanda Marques
Publicado em 27/01/2023 às 20:00 | Atualizado em 27/01/2023 às 21:16
Amanda Marques.
Palco Go Explosion no GoDigital Festival 2023. FOTO: Amanda Marques.

Nesta sexta-feira (27), a presidente da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino, participou do GoDigital Festival 2023, um dos maiores eventos de marketing e empreendedorismo digital da América Latina. 

Tânia subiu no palco Go Explosion, ao lado de Marcelo Cosentino, vice-presidente da Tovs, e Sydney Livey, presidente do conselho da VALID, onde revelaram as principais perspectivas sobre os negócios que lideram e a gestão de cada empresa em diversos cenários, seja durante ou depois da pandemia. 

Amanda Marques.
GoDigital Festival 2023. - Amanda Marques.

Um dos assuntos destaques foi o ChatGPT, inteligência artificial de grande popularização, que está em processo de integração nos serviços da Microsoft. 

Presidente da Micrsoft Brasil revela o impacto do ChatGPT no GoDigital Festival 2023

Com exclusividade ao setor de tecnologia, Tânia revelou que a Microsoft já tinha interesse na inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI, além da empresa de tecnologia já planejar o desenvolvimento em linguagem natural. 

"Bom, hoje tem bastante conversa sobre o ChatGPT, é uma parceria da Microsoft com a OpenAI, a gente vem trabalhando com a empresa há alguns anos em que fazemos investimentos, e a gente já vem trabalhando há muitos anos com a linguagem natural, que é poder trazer na tecnologia a linguagem mais parecida com a linguagem humana.", confirmou Tânia Cosentino.

Além disso, a presidente da Microsoft falou sobre o impacto do ChatGPT

"O ChatGPT dá um passo além quando a gente consegue gerar textos através de prompts, você dá uma orientação e consegue gerar textos muito parecido como um humano geraria e com muita qualidade, então, isso vai criar uma grande transformações em diferentes setores. É muito cedo para dizer onde, mas todos os setores serão impactados", concluiu.

Presidente da Microsoft Brasil fala sobre o fim de empregos com a IA

No palco, a presidente da Microsoft falou sobre o impacto de sistemas automatizados, robotizados e com inteligência artificial nos negócios. 

Tânia Cosentino afirmou que a tecnologia de nuvem usada pela Microsoft leva a inteligência artificial e uma plataforma de colaboração e produtividade para qualquer empresa que deseja ter os serviços da Microsoft.

"Hoje, quando a gente fala sobre tecnologia de nuvem, nós [Microsoft] levamos a inteligência artificila e plataforma de colaboração e produtividade para qualquer empresa e de qualquer tamanho, vocês vão acessar, pagar e ter acesso à flexibilidade e escalabilidade pelo uso. Então, se você é uma empresa pequena, você vai pagar pouco, se você é uma empresa grande, vai pagar pelo uso. Então, isso permite que qualquer um de vocês possam incorporar a tecnologia ao seu negócio."  

Contudo, uma das preocupações citadas quando o assunto é inteligência artificial adicionada aos negócios, ou seja, o desemprego da mão de obra humana, Cosentino falou sobre o fim e o surgimento de novas demandas no mercado da tecnologia. 

"A gente vai ver que os empregos de trabalhos repetitivos vão ter a tendência de serem eliminados. (...) A indústria não deixou de gerar empregos desde que o primeiro robô foi contratado, mas o operador de fábrica teve que estudar e se reposicionar", disse a presidente da Microsoft Brasil. 

Cosentino também falou da importância dos médios e pequenos empresários com a cibersegurança e novas profissões como ciberseguranças, treinadores de algoritmos, além de analistas e cientistas de dados, que surgiram ou foram potencializados com o sistema automatizado, robotizado e com o uso de inteligências artificiais.

> Metaverso: "Ainda estamos muito distante", presidente da Microsoft Brasil fala sobre o mundo digital

 

Amanda Marques.
GoDigital Festival 2023. - FOTO:Amanda Marques.