Saúde

DERMATITE HERPETIFORME: Veja O QUE É DERMATITE HERPETIFORME e conheça as CAUSAS da doença

Saiba quais os PRINCIPAIS SINTOMAS e o que ocasiona a DERMATITE HERPETIFORME

Camile Barros
Camile Barros
Publicado em 01/03/2023 às 9:41 | Atualizado em 01/03/2023 às 10:42
Noticia
FREEPIK
Dermatite herpetiforme: conheça as causas FOTO: FREEPIK

As dermatites são doenças inflamatória da pele que geram vermelhidão, coceira e bolhas, e que não são transmitidas por contato direto ou por objetos de uso pessoal.

Elas podem surgir em qualquer idade e também pode atingir qualquer parte do corpo.

Existem alguns tipos de dermatite, tal como a dermatite herpetiforme.

Veja a seguir o que é a dermatite herpetiforme e como tratá-la.

DERMATITE HERPETIFORME

Também conhecida como doença de Duhring-Brocq, a dermatite herpetiforme é uma doença autoimune, caracterizada pelos aglomerados de bolhas avermelhadas e intensamente pruriginosas, além da sensação de queimação.

A dermatite herpetiforme não possui uma causa específica. Porém, há grande relação com a doença celíaca, uma condição autoimune em que o paciente apresenta intolerância ao glúten e lesões de pele pruriginosas.

Na dermatite herpetiforme, as pessoas apresentam bolhas avermelhadas e pruriginosas e inchaços parecidos com urticária em várias áreas do corpo. 

Atinge principalmente pessoas do sexo masculino, podendo aparecer da infância à vida adulta.

Apesar de ser uma variante da doença celíaca, a dermatite herpetiforme não apresenta manifestações intestinais tal como a intolerância à glúten.

SINTOMAS DA DERMATITE HERPETIFORME

A dermatite herpetiforme pode se apresentar de diversas formas, e acontece de forma gradual, caracterizando-se pela formação de lesões inicialmente avermelhadas e papulosas.

Elas evoluem para pequenas bolhas, progredindo para erupções com aparência semelhante à de herpes. Daí o nome "herpetiforme", apesar de não haver relação com a doença.

A coceira está entre os sintomas de dermatite herpetiforme. Como a coceira é intensa e a pele está fragilizada, as bolhas geralmente se rompem rapidamente, deixando cicatrizes mais claras ou mais escuras que a pele.

As lesões podem aparecer em qualquer região do corpo, sendo mais frequente nas superfícies extensoras, como é o caso de coxas, joelhos, cotovelos, dorso do tronco e nádegas.

DIAGNÓSTICO DA DERMATITE HERPETIFORME

Pelo fato da doença aparecer de diversas formas, o diagnóstico da dermatite herpetiforme é um pouco mais complicado. 

É necessário marcar uma consulta com um dermatologista para obter o diagnóstico através do exame microscópico de amostras da pele, a biópsia.

Na biópsia, será feita uma coleta de uma pequena região da pele para ser analisada. Isso pode então revelar a ligação do glúten com a IgA (imunoglobulina encontrada em secreções, tais como saliva, fluidos nasais e lágrimas), confirmando assim o diagnóstico.

TRATAMENTO DA DERMATITE HERPETIFORME

As bolhas não desaparecem sem tratamento. As pessoas são geralmente forçadas a adotar uma dieta sem glúten (não podem ingerir produtos com trigo, centeio e cevada), que é o principal tratamento para doença celíaca.

Além disso, medicamentos como dapsona e sulfapiridina, tomados via oral, proporcionam um alívio em um a três dias.

Logo que a doença tenha sido controlada com medicamentos e a pessoa tenha seguido uma dieta rigorosa, sem glúten, o tratamento com medicamentos pode, às vezes, ser interrompido.

Contudo, algumas pessoas não podem interromper o tratamento. Na maioria das pessoas, qualquer novo contato com glúten, por menor que seja, pode desencadear outra crise. 

No RioMar Recife existem diversas opções de farmácias como Drogasil e Santa Maria em que é possível obter estes medicamentos.

Além disso, também disponibiliza estabelecimentos como supermercado Palato e Mercado Orgânico, que oferecem alimentos sem glúten para pessoas celíacas.

RIOMAR ONLINE

Além das oportunidades nas lojas físicas, há também a possibilidade da compra online. Para saber mais informações e oportunidades de compras é só optar pela facilidade proporcionada pelo RioMar Recife SuperApp, disponível para iOS e Android.

Lá há compras online, lojas, produtos, agenda de eventos, teatro, programação do cinema e pagamento do estacionamento, tudo num só lugar.

Também é possível conferir esses e outros produtos na plataforma RioMar Recife Online, que reúne inúmeras ofertas de diversos produtos.

Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Não se automedique. Se suspeita de dermatite herpetiforme, procure um médico para investigação e início de tratamento.

Comentários