Saúde

DOENÇA CELÍACA: Veja quais são OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA DOENÇA CELÍACA e como tratá-la

Veja o que é a DOENÇA CELÍACA e quais seus PRINCIPAIS SINTOMAS

Camile Barros
Camile Barros
Publicado em 28/02/2023 às 9:01
Noticia
Freepik
doença celíaca; intolerância ao glúten FOTO: Freepik

Pessoas celíacas são conhecidas por possuírem uma alimentação restrita e preparada com bastante cuidado.

Isso ocorre pelo falo delas possuírem a chamada doença celíaca, que é uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten.

Confira abaixo o que é a doença celíaca e quais seus principais sintomas.

DOENÇA CELÍACA

A doença celíaca é uma condição que ocorre quando as células de defesa imunológica agridem as células do organismo, causando um processo inflamatório.

Portanto, pode ser considerada uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte.

As pessoas celíacas não possuem a enzima responsável por quebrar o glúten. Devido à falta de processamento da enzima, o sistema imunológico reage ao acúmulo e ataca a mucosa do intestino delgado. Isso causa lesões e prejudica o funcionamento do órgão.

É uma doença genética, pode causar diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, câncer e até déficit de crescimento em crianças.

SINTOMAS DA DOENÇA CELÍACA

A doença celíaca costuma aparecer entre nos primeiros 3 anos de vida, período em que muitos dos cereais são introduzidos na dieta das crianças.

Porém, existem alguns casos em que o diagnóstico só acontece na vida adulta, quando o indivíduo já apresenta carências nutricionais graves, pela falta de sintomas específicos.

Confira abaixo alguns dos principais sintomas da doença celíaca:

  • Barriga estufada
  • Diarreia
  • Gases
  • Ânsia de vômito
  • Perda de peso
  • Irritabilidade

Outros sintomas da doença celíaca estão relacionados à má absorção de nutrientes, como cansaço, falta de ar, lesões na pele, queda de cabelo, dificuldade de crescimento em crianças, osteoporose e carência de vitaminas.

PREVENÇÃO CONTRA A DOENÇA CELÍACA

Até o momento, não foram desenvolvidas maneiras de impedir o aparecimento da doença celíaca.

Porém, como é uma condição genética, o histórico familiar pode auxiliar no diagnóstico precoce, antecipando a adaptação da dieta e evitando os incômodos sintomas.

DIAGNÓSTICO DA DOENÇA CELÍACA

A maneira mais segura de realizar o diagnóstico para a doença celíaca é realizar a dosagem no sangue dos anticorpos contra o glúten.

Outro exame importante é a biópsia do intestino, para verificar se há alterações de inflamação e atrofia das vilosidades. 

TRATAMENTO PARA DOENÇA CELÍACA

Ainda não existem medicamentos ou procedimentos específicos para tratar a doença celíaca. A única maneira de se livrar dos transtornos intestinais e evitar complicações, é eliminando todos os produtos com glúten da alimentação.

A lista de alimentos que devem ser evitados é extensa. Pão, macarrão, pizza e pastel devem sair do cardápio. Existem diversos produtos que possuem glúten muitas pessoas não sabem, como molhos prontos, sopas instantâneas, cervejas, e etc.

Por isso, é importante buscar um profissional de saúde que recomende uma dieta específica para o problema.

É importante destacar que nem todos os celíacos possuem o mesmo grau da doença. Há casos em que apenas 50 miligramas da proteína (o equivalente a um centésimo de uma fatia de pão) já lesionam o intestino.

Após a suspensão total do consumo da proteína de trigo, cevada e centeio, a mucosa do intestino começa a se recuperar. De forma geral, o órgão se recupera entre 1 a 2 anos depois do corte total de glúten.

CONTAMINAÇÃO CRUZADA

A contaminação cruzada é um fenômeno que ocorre quando há transferência direta ou indireta de contaminantes de um alimento, utensílio, ou manipulador para alimentos que serão consumidos.

Ou seja, uma refeição preparada sem glúten num recipiente em que há resquícios da proteína, pode ser contaminada e a comida se tornar inapropriada para uma pessoa celíaca. 

ALIMENTOS SEM GLÚTEN: ONDE ENCONTRAR?

Existem diversas opções no mercado de alimentos sem glúten adequados para pessoas celíacas.

No Shopping RioMar Recife por exemplo, existem diversos estabelecimentos e restaurantes que dispõe opções de refeições sem glúten.

Exemplos como o supermercado Palato e o Mercado Orgânico, possuem diversas opções disponíveis para os consumidores celíacos.

Confira esses e outros produtos na plataforma RioMar Recife Online, que reúne inúmeras ofertas de diversos produtos.

É importante enfatizar que é obrigatório por lei federal (Lei nº 10.674, de 16/05/2.003) que todos os alimentos industrializados informem em seus rótulos a presença ou não de glúten para resguardar o direito à saúde dos portadores de doença celíaca.

Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Não se automedique. Se suspeita da doença celíaca, procure um médico para investigação e início de tratamento.

 



 

Comentários