saúde

O que fazer para engravidar mais rápido? Veja

Muitas mulheres têm o sonho de ser mãe, no entanto, algumas não conseguem engravidar de forma rápida

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 13/05/2022 às 22:14
Noticia
Reprodução/Shutterstock
Muitas mulheres têm o sonho de ser mãe, no entanto, algumas não conseguem engravidar de forma rápida FOTO: Reprodução/Shutterstock
Leitura:

Muitas mulheres têm o sonho de ser mãe, no entanto, algumas não conseguem engravidar de forma rápida.

Além de procurar ajuda de um médico, elas também podem recorrer a estratégias simples para aumentar as chances de gravidez.

Confira o que fazer para engravidar mais rápido:

1. Ter relações sexuais no período fértil

Há mulheres que possuem maior facilidade de engravidar se a relação sexual ocorrer três dias antes do dia mais fértil. O período fértil ocorre no meio do ciclo menstrual e dura entre seis e sete dias.

Por meio de um calendário, a mulher pode anotar os dias da menstruação e calcular os melhores dia para engravidar, de acordo com o período fértil.

2. Lubrificante vaginal

Durante o período fértil, a mulher também pode investir no uso de um lubrificante vaginal que tenha a capacidade de aumentar a fertilidade.

Esse tipo de lubrificante contém íons de cálcio e magnésio, que normalizam o pH da região íntima da mulher e favorecem a concepção. 

LEIA TAMBÉM: Quais os sintomas da menopausa? Confira

3. Comer vitaminas e minerais

Se a mulher apostar em uma alimentação variada e rica em nutrientes, ela pode ter mais chances de engravidar.

Isso porque os nutrientes melhoram o funcionamento de todo o corpo e influenciam também na fertilidade.

O ideal é que a mulher substitua alimentos como bolachas, salgadinhos e fast food, por alimentos como mais ricos em nutrientes como gérmen de trigo, ovos, azeite, óleo de girassol ou grão-de-bico e outros. Confira aqui alimentos que aumentam a fertilidade.

Além de saudáveis, esses alimentos são ricos em vitamina E, zinco e em vitaminas do complexo B, que favorecem a concepção por atuar no sistema hormonal.

Também é importante investir em alimentos de cor verde-escura, porque são enriquecidos com ácido fólico. Esses alimentos contribuem para que o feto possa se desenvolver de forma saudável.

4. Comer menos carboidratos

A ingestão de carboidratos como arroz, massa e pão - principalmente os que não são integrais - deve ser reduzida, pois evita alterações no pH vaginal.

No lugar do pão branco, a mulher pode ingerir pão integral e frutas variadas ao longo do dia, porque apesar de terem carboidratos, seus nutrientes são essenciais para a saúde da mãe e do bebê. 

5. Fazer exercício regularmente

Fazer exercício físico regularmente e manter o corpo ativo também pode ajudar a mulher a engravidar mais rápido.

É que o exercício melhora a circulação sanguínea, aumenta a produção e a qualidade dos espermatozoides, diminui a ansiedade e o estresse, e melhora o controle hormonal. 

Dessa forma, tanto a mulher quanto o homem devem praticar exercício por pelo menos 30 minutos de exercício todos os dias para, assim, aumentar a chance de gravidez.

Com informações do site Tua Saúde

Comentários

Mais lidas