O infarto é uma das causas de morte mais comum no Brasil e no mundo. Ao contrário que muitos pensam, esse tipo de doença afeta mais mulheres que homem.
..
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a cada dez mortes por infarto do miocárdio, seis são entre pessoas do gênero feminino. Os dados também mostram um crescimento de casos entre a mulheres mais jovens.
Segundo especialistas, casos mulheres vítimas de infarto na faixa dos 20, 30 ou 40 anos estão cada vez mais comum. Diversos motivos podem explicar isso: estilo de vida, ausência de sintomas claros e até de conhecimento dos riscos iminentes.
E os sintomas chamados de "atípicos" são o que mais preocupam os especialistas médicos. Isso porque esse fator vem sendo cada vez mais observado, principalmente, entre as mulheres. Veja mais detalhes abaixo:
Sintomas atípicos de infarto feminino
O sinal mais comum de um ataque cardíaco é algum tipo de dor, pressão ou desconforto no peito, geralmente, em curtos intervalos.
No entanto, nas mulheres, há mais chances de o infarto não apresentar sintomas ou aparecer com sinais atípicos. São eles:
- ardência na pele;
- desconforto no pescoço, rosto e mandíbula;
- dores no abdome, nas costas e ombros;
- tontura;
- desmaio;
- sudorese;
- cansaço incomum;
- indigestão;
- náuseas e vômitos.
Portanto, é essencial não esperar algum sinal aparecer, caso ele apareça. O indicado é investir na prevenção e manter em dia o check-up cardiológico.
Comentários