PATROCINADO

Tecnologias Covid-free colocam segurança de pessoas em primeiro lugar

Empresas apostam em inovações multifuncionais para evitar contato físico, otimizar monitoramentos e prevenir riscos de contaminação pela Covid-19

JC360
JC360
Publicado em 17/08/2020 às 8:38
Patrocinada
DIVULGAÇÃO/SEGURPRO
Com a pandemia da Covid-19, o Centro de Controle Operacional da SegurPro precisou se adaptar para atender às novas necessidades exigidas pelo mercado FOTO: DIVULGAÇÃO/SEGURPRO
Leitura:

A pandemia do novo coronavírus reconfigurou rotinas, hábitos e, principalmente, o modo de convivência entre milhões de pessoas em todo o mundo. Com as restrições de contato entre os indivíduos exigidas pela nova realidade, diversas empresas - sobretudo daqueles setores considerados essenciais – colocaram a tecnologia na ordem do dia como ferramenta fundamental para garantir a segurança de clientes e colaboradores, principalmente com a reabertura gradual da economia, conduzida por estados e municípios brasileiros.    

Especializada em serviços de segurança no mercado B2B (entre empresas, do inglês Business to Business), a SegurPro, empresa do Grupo Prosegur, saiu na frente ao ampliar sua oferta de serviços para atender as novas necessidades exigidas pelo mercado. Se antes o foco das empresas se voltava para a prevenção de perdas patrimoniais, agora, com a Covid-19, a principal preocupação gira em torno da circulação segura de pessoas - para este fim, as inovações tecnológicas permitem a criação de espaços Covid-free, onde o contato físico é evitado e a proteção de todos, priorizada.

"A pandemia da Covid-19 acelerou muitos processos de transformação tecnológica. Novas soluções foram criadas e outras já desenvolvidas ganharam novas funcionalidades. Soluções criadas para garantir a segurança patrimonial, agora são utilizadas também para assegurar a saúde e bem-estar das pessoas. Toda esta rápida transformação mostrou nossa flexibilidade tecnológica para atender a esta nova demanda", explica Fernando Ventura, diretor Comercial da SegurPro.

Facilitadores tecnológicos

Controle de acesso touchless - em que a permissão de entrada nos espaços se dá sem contato físico, através de reconhecimento facial e aproximação; câmeras capazes de medir a temperatura corporal, reconhecer identidades e verificar a presença de máscaras faciais; sistemas que monitoram a ocorrência de aglomerações quando o distanciamento social mínimo não é respeitado: essas são algumas tecnologias oferecidas pela SegurPro. Na atual conjuntura, causada pela pandemia do coronavírus, a empresa se adequou rapidamente. As soluções antes aplicadas à área de segurança patrimonial, hoje se converteram em tecnologias adaptadas à área de safety – que tem como principal foco a segurança das pessoas e não só do patrimônio.

A inteligência artificial e a internet das coisas se tornaram grandes aliadas neste momento. E as câmeras analíticas capazes de detectar anomalias em um recinto – como pessoas correndo em locais que não deveriam ou a identificação de um objeto suspeito abandonado em um mall – passaram a ter funções com outros propósitos, como identificar o uso de máscaras ou detectar aglomeração de pessoas e até mesmo medir a temperatura corporal de cada indivíduo.

Integração é a palavra

A solução Integra, um conceito inteligente de segurança oferecido pela empresa, que engloba os serviços tecnológicos e de mão de obra especializada, é o grande diferencial da SegurPro. A capacidade de integrar tecnologia de alta qualidade e profissionais capacitados contribui com uma visão global do modelo de segurança. Alguns dos serviços e das tecnologias utilizados no conceito Integra foram adaptados para a área de Safety em função da pandemia, na busca de garantir espaços livres do coronavírus. Entre eles incluem-se: centro de controle operacional, câmera termográfica, reconhecimento facial, reconhecimento de EPIs, controle de acesso 3D, identificação de íris, vigilância móvel, analíticos de aglomeração, analíticos de contagem, drones e atendimento virtual.

O Integra é a solução mais completa da companhia. Além de algumas possibilidades que já foram listadas aqui, o Integra agrega serviços que vão desde vigilância presencial até detecção de incêndio, tudo com um amplo serviço de consultoria de segurança, para que a solução aplicada seja inteligente e sob medida de acordo com a necessidade de cada cliente.

DIVULGAÇÃO/SEGURPRO
Integra agrega serviços e oferece soluções inteligentes e sob medida, de acordo com a necessidade de cada cliente. - DIVULGAÇÃO/SEGURPRO

O Integra na prática

Com a proposta de tornar mais eficiente a segurança do estabelecimento, o Shopping Recife, na Zona Sul da capital, decidiu implantar o Integra da SegurPro e quando se viu diante desta pandemia, com o desafio de retomar suas atividades com a preocupação de mitigar os riscos de contaminação pela Covid-19, percebeu como a tecnologia poderia ser sua aliada.

"A área de segurança do Shopping Recife desenvolve um trabalho constante com o objetivo de modernizar o seu sistema de monitoramento e proporcionar ainda mais segurança aos seus clientes. Para isso, decidiu investir em uma plataforma única de gerenciamento, conhecida como 'Integra', que agrega modernas tecnologias implantadas no centro de compras em abril de 2019, que vem sendo utilizadas como ferramenta de apoio às ações cotidianas do mall", explica o gerente de operações do shopping, Luís Henrique Remígio

Todo o aparato tecnológico instalado pela SegurPro no shopping com o objetivo inicial de garantir a segurança do estabelecimento, hoje trabalha a favor da segurança física de todos os colaboradores e clientes do mall. No centro de controle do shopping, é possível acompanhar facilmente o fluxo de pessoas, por meio das mais de 500 câmeras instaladas e constatar, em poucos minutos, possíveis aglomerações. E tudo isso de forma remota, evitando a proximidade física entre colaboradores e clientes do shopping, zelando pela saúde de todos.

Outro sistema que apoia neste controle de aglomerações é o Itrack. O sistema localiza e acompanha em tempo real a locomoção da equipe de vigilância por meio da tecnologia de geoposicionamento, assim é possível acionar o vigilante mais próximo de uma aglomeração para que possa intervir em sua dissuasão.

LUISI MARQUES/JC360
Pela central de monitoramento do shopping é possível comandar todos os recursos oferecidos pela SegurPro sem qualquer contato físico - LUISI MARQUES/JC360

O Integra do Shopping Recife conta com o apoio de um imponente software de gerenciamento que recebe e trata todas as informações transmitidas ao centro de controle de operações, inclusive as imagens das mais de 500 câmeras do circuito interno. A análise destas imagens são realizadas por um sistema específico de análise forense, que dentre outras tecnologias, utiliza-se de inteligência artificial para localização e identificação de pessoas através de características pesquisadas.

"Recentemente, um idoso que tem Mal de Alzheimer se perdeu de seus familiares. Ao sermos informados do fato, utilizamos imediatamente algumas características físicas desse cliente, como os trajes que estava vestindo e informamos ao nosso Centro de Controle. Através dessas informações, nosso sistema utilizou o analítico de imagens para identificar os locais por onde esse cliente circulou, encontrando-o rapidamente", exemplifica o gerente de operações.

LUISI MARQUES/JC360
Gerente de Operações do Shopping Recife, Luís Henrique Remígio comenta que, com a implantação do Integra da SegurPro, os serviços das equipes de segurança do mall foram otimizados significativamente - LUISI MARQUES/JC360

"Consideramos que o sistema proporciona um excelente sequenciamento automático de imagens, associado ao uso de inteligência artificial para reconhecer pessoas e objetos. Tais fatores reduzem consideravelmente o tempo de resposta, aumentando a eficiência operacional da área de segurança e fazendo com que as ações sejam mais pontuais e eficazes", complementa Remigio.

Apesar de vários ambientes e do alto fluxo de pessoas no shopping, a solução da SegurPro consegue fazer esse tipo de gestão de imagens rapidamente, através de um sistema inteligente que gerencia o banco de imagens capturadas ao longo do dia. Com ele, é possível reduzir significativamente a duração de um vídeo - de 1 hora para apenas 10 minutos, por exemplo.

"Com a implantação do Sistema Integra foi possível otimizar o tempo ao utilizar, em uma única plataforma, a gestão do nosso monitoramento, com busca automática das imagens e a geolocalização em tempo real das equipes móveis de vigilantes da SegurPro. Tudo de forma ainda mais rápida e segura. O treinamento e a implantação do Integra ocorreram de forma gradativa e contínua, com a presença dos técnicos da SegurPro durante todo o processo", concluí Remígio.

"O Shopping Recife é um cliente relevante para a SegurPro com o qual já atuamos em parceria há algum tempo. Um cliente que investe na modernização de seus sistemas tecnológicos está sempre a frente para dar resposta a qualquer necessidade do seu negócio. Como empresa, nos orgulha poder participar ativamente da operação de nossos clientes, com ganhos reais e percebidos a eles", finaliza Ventura sobre a parceria entre SegurPro e o mall.

Comentários

Mais lidas