Profissão do futuro

Veja como ganhar até de R$ 12 mil resolvendo problemas de clientes em empresas

Saiba como ganhar dinheiro com a 'profissão do futuro'

Bia Freire
Bia Freire
Publicado em 02/05/2022 às 15:53
Noticia
Reprodução/ PIXABAY
Imagem meramente representativa FOTO: Reprodução/ PIXABAY
Leitura:

Se você é daquelas pessoas que adoram encontrar soluções para problemas alheios, sabia que seu perfil se adequa a profissão do futuro: User Experience (profissional voltado para a experiência do cliente).

Segundo o Designer e professor da pós-graduação em Marketing Digital de Mídias Sociais da Unijorge Lau Yamazaki, a área busca resolver problemas e necessidades que surgem para os usuários no dia a dia.

Formação

De acordo com a representante do Senai-Cimatec, Ana Luiza Guimarães, para ser um User Experience, é necessário fazer um bom curso na área.

.

A instituição escolhida pelo estudante é um fator fundamental para aumentar a qualidade de aprendizado, já que, o lugar deve proporcionar para os alunos experiências que possam enriquecer sua nova trajetória de carreira.

“Apesar do nome ser focado no Design, não necessariamente precisa ter formação nessa área. Muitos profissionais da Engenharia, TI, Marketing e Comunicação por exemplo, estão se especializando em UX para ampliar as possibilidades de atuação profissional, ou até migrando de carreira, tendo em vista a grande oferta de trabalho e os salários atrativos”, diz Ana Luíza.

Curso MBI em UX Desig Senal Cimatec

O curso de MBI em Ux Desgn & Strategy do Senai Cimatec, traz práticas usadas no ambiente da profissão, como por exemplo, network profissional, imersão no ecossistema Cimatec.

O tempo de formação do curso depende da disponibilidade do estudante. Pois, é preciso uma certa dedicação para o aprendizado teórico e prático.

Mas, segundo Lau Yamazaki, a formação é contínua, pois, quem começa não para de estudar.

.

"Eu costumo dizer que o tempo mínimo para entender e aplicar para as vagas de início de carreira não pode ser menor do que 9 meses. É a gestação e o nascimento de um novo profissional”, completa Lau Yamazaki.

Perfil profissional para o UX

Luis Motta, tecnólogo em programação em Jogo Digitais e graduando em Sistemas de Informação, afirma que o profissional do UX tem que ser capaz de ouvir e colaborar com o cliente.

“Ser capaz de ouvir, colaborar e apreciar os outros e seus papéis são características incrivelmente importantes de um profissional de UX bem-sucedido”, ensina.

Além disso, quem busca atuar na área precisar ter conhecimentos sobre arquitetura da informação, Design Thinking, conceitos básicos de programação e desenvolvimento software.

Atuação

Um User Expericene pode atuar em toda área de desenvolvimento de um produto ou serviço.

“Startups, empresas consolidadas, agências, escritórios. Todo mundo precisa estar atento às experiências de seus usuários. Os profissionais de UX podem trabalhar desde a pesquisa de mercado até tomar as decisões executivas nas empresas que já tem o entendimento da importância do design no processo de crescimento”, explica Lau Yamazaki, sênior em UX.

Lugares que são referências para estudar e consultar:

Interactions Design Foundation;
Nielsen Norman Group - NN/g;
UX Collective BR;
learnux.io;
www.fieb.org.br.

Comentários

Mais lidas